A grande renovação da vida: marcas e produtos com propósito e que façam a diferença na nova rotina dos consumidores sairão na frente

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Sim, a gente já falou incontáveis vezes aqui que a pandemia conduziu os consumidores a uma grande renovação da vida, resultando tanto em mudanças pessoais quanto em um recomeço coletivo em relação a valores, estilos de vida e objetivos, que influenciam diretamente na forma como consomem, no quê, onde e de quem compram.

Se o Coronavírus, com a crise econômica e humanitária gerada por ele, já havia balançado o mercado de consumo, os conflitos liderados pela Rússia na Ucrânia motivam ainda mais uma mudança de paradigma entre os consumidores, que, de acordo com a Euromonitor International, referência no levantamento de tendências de consumo, acreditam, mais do que nunca, que “paixão e propósito impulsionam a ação”. E o que isso quer dizer?

Bem, em especial que as empresas devem inovar em bens, serviços e experiências que respondam a esse momento único, juntamente com um marketing que reconheça e abrace a revolução.

Uma nova oportunidade na vida

As crises podem fazer com que as pessoas analisem e mudem seus valores. No ano passado, os consumidores fizeram um inventário de suas vidas e agora estão ativamente tentando traçar um novo caminho a seguir. Em 2015, apenas 12% dos consumidores priorizavam o tempo para si mesmos; número que dobrou para 24% em 2021.

Isso porque, eles passaram a apreciar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Inclusive, com muitos mudando de carreira ou deixando totalmente a força de trabalho para descobrir ou perseguir seu propósito. Nos Estados Unidos, por exemplo, 8 milhões de pessoas pediram demissão entre julho e agosto de 2021. Uma marca histórica e que revela muito sobre a sociedade atual, seus anseios, atitudes e valores.

“Abalados e reflexivos”, como a Euromonitor já previa que uma considerável parte dos consumidores globais seriam em 2021 — clique aqui para relembrar essa previsão —, eles foram levados a pensar sobre suas paixões e potenciais. Agora, “ a grande renovação da vida” representa as ações dos consumidores para atingir novos objetivos.

A mudança continuará sendo a tendência dominante que caracteriza as alterações no estilo de vida no curto prazo. Atividades e produtos que impactam positivamente a saúde física e mental, portanto, estão influenciando as decisões de compra.

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O setor moveleiro na grande renovação da vida

Os trabalhadores estão lidando com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiados, benefícios do governo, riscos à saúde e o retorno à vida normal, bem como adquirindo valores pessoais mais amplos.

Além disso, os trabalhadores procuram carreiras que se adaptem à vida fora do escritório. Com isso, empresas criaram novos espaços e modalidades de trabalho, como o trabalho híbrido, e os níveis de produtividade alcançados se mantiveram, o que mudou permanentemente como, quando e onde o trabalho pode ser feito.

O bem-estar mental também faz parte dessa grande renovação da vida. Os downloads de aplicativos de mindfulness, como “Calm” e “Headspace”, aumentaram repentinamente para ajudar a aliviar a ansiedade. A adoção de animais de estimação disparou e o crescimento global das vendas de produtos para animais de estimação dobrou em relação a 2019, já que mais consumidores procuravam companhia.

As empresas vão precisar, assim, atender às necessidades dos consumidores, onde quer que estejam em relação à vida.

Fatores que impactam de maneira direta o setor moveleiro. Móveis para trabalho, que se adequem à decoração da casa, ou opções corporativas que levam o acolhimento dos lares para os escritórios. Mobiliário pet. Além de móveis flexíveis e adaptáveis para o exercício de outras atividades que exijam mais espaço ou conforto em casa. Tudo isso deve ser foco, cada vez mais, da atenção no planejamento de designers e fabricantes.

Perspectivas para os consumidores que passam por uma grande renovação da vida

Os consumidores continuarão a navegar por turbulências em 2022. As empresas que atendem e entendem a “grande renovação da vida” serão vistas como parceiras, ajudando os consumidores a se ajustarem a um novo estilo de vida. Para isso, marcas devem adaptar o marketing para reconhecer e apoiar as decisões dos consumidores de agir para fazer a diferença.

Voltar a uma cartilha pré-pandêmica pode não ter o mesmo efeito daqui para a frente. Os consumidores vão preferir marcas que combinem com o momento. As empresas precisam oferecer políticas e produtos que agreguem valor e apoiem o crescimento pessoal para impulsionar a lealdade de seus clientes.

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