Queda de 33% na produção de móveis em janeiro de 2022 sobre janeiro de 2021 é a maior entre as atividades industriais no Brasil

Queda de 33% na produção de móveis em janeiro de 2022 sobre janeiro de 2021 é a maior entre as atividades industriais no Brasil

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

produção-de-móveis-pim-ibge

Que os primeiros meses do ano chegam também com uma baixa na produção de móveis, isso já é esperado. Preocupa, porém, a forte queda no volume produzido em janeiro de 2022 quando comparado à performance da indústria moveleira em igual mês no ano passado. Com recuo de 33%, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor apresentou a pior baixa na comparação entre todas as atividades industriais pesquisadas.

A nova edição da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) também revelou queda de 5% no volume de móveis produzidos na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022.

Resultados indústria geral

É importante ressaltar, contudo, que na comparação com janeiro de 2021, a indústria brasileira no geral também recuou, -7,2%, no primeiro mês de 2022. Apresentando resultados negativos em todas as grandes categorias econômicas; bem como em 20 dos 26 ramos; 56 dos 79 grupos; e 67% dos 805 produtos pesquisados. Sendo que janeiro de 2022 (21 dias) teve um dia útil a mais do que igual mês do ano anterior (20).

Na passagem de dezembro para janeiro, o impacto foi de -2,4% na produção industrial brasileira, ainda na série com ajuste sazonal. Eliminando, dessa forma, parte da expansão de 2,9% registrada no mês anterior. Em 12 meses, porém, a indústria acumula alta de 3,1%.

Produção de móveis e outras atividades industriais

“Verificamos que o mês de janeiro está bem caracterizado pela perda de dinamismo e de perfil disseminado de queda. Uma vez que todas as grandes categorias econômicas mostram recuo na produção, tanto na comparação com o mês anterior quanto na comparação com janeiro de 2021”, destaca o gerente da pesquisa, André Macedo.

O pesquisador ressalta que a expansão verificada em dezembro do ano passado, pode estar relacionada à antecipação da produção, por conta de janeiro ser um mês muito marcado por férias coletivas e paralisações. Ele também lembra que o comportamento negativo do setor industrial verificado no mês é algo que já vem sendo observado há mais tempo, com o ano de 2021 tendo registrado oito taxas negativas na produção geral.

“Até no indicador acumulado dos últimos 12 meses, no qual a indústria permanece em crescimento, com expansão de 3,1%, os avanços perdem cada vez mais a intensidade. Em agosto de 2021, a taxa chegou a registrar 7,2%. Em setembro, foi para 6,5%; 5,7% em outubro, 5% em novembro e 3,9% em dezembro.”, pontua Macedo.

produção-de-móveis-pim-ibge

Produção de móveis

Mudanças nos parâmetros da PIM-PF

Em tempo, o IBGE informou que atualizará os parâmetros do modelo de ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, já na divulgação de 1º de abril (a próxima), com dados referentes a fevereiro de 2022.

“Em função da utilização de novos modelos de ajuste sazonal e métodos de estimação, as séries dessazonalizadas podem ter seus valores revisados desde o início da série histórica até o dado mais recente. Isso ocorrerá para todas as séries cujo novo modelo de ajuste sazonal diferir daquele previamente utilizado”, avisou o IBGE, em nota técnica.

Segundo o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, o procedimento é “normal” e já foi adotado em ocasiões anteriores.

“A última atualização que fizemos foi em 2018. A ideia é que a gente faça essas atualizações a cada dois anos. Mas o processo da pandemia, a migração do trabalho presencial para o home office, a adaptação ao novo processo de coleta de informações, tudo isso acabou adiando [a atualização]”, justificou Macedo.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião