[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) tem uma nova diretoria para o triênio 2023/2026. Uma das principais características da equipe é ser formada pela segunda geração da gestão das empresas da região. Por isso, a renovação no setor moveleiro e os planos futuros para o polo foram os principais assuntos tratados em um novo episódio do Vitrine Setor Moveleiro.
- Veja o vídeo completo ao final da matéria e no Canal do YouTube da Plataforma Setor Moveleiro.
Com 37 anos de funcionamento, o Sindimol tem mais de 70 empresas associadas. Sua sede de 40 mil metros quadrados fica em Linhares, região Norte do Espírito Santo, a cerca de 130 quilômetros de Vitória. Além da renovação, os membros da diretoria falaram também sobre o posicionamento das indústrias do polo, estímulo à inovação, novos negócios e qualificação de mão de obra.

O presidente eleito para o triênio 2023/2026, o diretor comercial da Cimol Móveis, Vitor Guidini, tem 36 anos e atuou como diretor administrativo do Sindimol na gestão 2020/2023. O vice-presidente é Gustavo Lombardi Nascimento, diretor da Panan Móveis.
Integram ainda a equipe Leonardo Merídio Massucatti (MGM Móveis), no cargo de diretor financeiro, e André Melo Pessoti (Imopel), como diretor administrativo. Também fazem parte da diretoria: Izabela Lombardi Nascimento (Panan Móveis), Ramon Frigi Rigoni (Móveis Rimo), Rafael Motta Boa Morte (Estofados Peroba), Gilsomar Comper (P2A Embalagens) e Rafael Correia (Móveis Peroba), diretores adjuntos; e o secretário executivo Edmilson Supelete.
Renovação no setor moveleiro sem perder as raízes
Para o presidente do Sindimol, Vitor Guidini, o fundamental para este novo momento da instituição é “inovar sem perder a raiz”. “É preciso manter o fundamento, o que levou o nosso sindicato a chegar até aqui, quase 40 anos depois da fundação”, diz. Ele conta que, basicamente, a direção é formada por pessoas da segunda geração das empresas e que ele quer trazer cada vez mais gente nova para o Sindimol.
“Acredito que esse time forte vai conseguir atingir os nossos objetivos e desenvolver ainda mais este polo”, projeta.
Como manter a competitividade da indústria, ter inovação e mão de obra qualificada?
Quem fala sobre isso para o Vitrine Setor Moveleiro é o vice-presidente do Sindimol, Gustavo Nascimento. Para manter a competitividade, avalia, a estratégia é manter a união e dividir os problemas em comum das empresas para poder solucioná-los. “Nos últimos anos, as empresas buscaram tecnologia, eficiência e soluções na cadeia de fornecedores, tudo isso em conjunto, pelo desenvolvimento do polo”, conta.
André Pessotti, que já compunha a gestão anterior, também falou em continuidade no que se refere ao investimento do polo na qualificação da mão de obra – um dos grandes gargalos do setor moveleiro nacional. “Já trabalhamos com foco em mão de obra anteriormente, com a criação do curso de menor aprendiz junto ao Senai”, lembra. “E estudamos envolver a alta direção das empresas na capacitação para, assim, promover inovação dos negócios”, completa.
Além da renovação do setor moveleiro, estimular novos negócios
Para Ramon Rigoni, além de manter a competitividade, está entre as metas da gestão o estímulo a novos negócios. De acordo com ele, haverá continuidade de medidas que já vinham sendo tomadas pela antiga gestão, da qual alguns atuais diretores faziam parte. “Vamos continuar com as portas do Sindimol abertas para fornecedores da cadeia moveleira”, anuncia. “Assim, conseguimos agregar cada vez mais valor e serviços para os nossos associados”, completa. Dessa forma, acredita, os negócios vão surgindo naturalmente.
A renovação também passa pela ampliação da base de associados. Ao Vitrine Setor Moveleiro, Gilsomar Comper, informa que as marcenarias estão entre os potenciais associados do sindicato. “Queremos apresentar a eles os benefícios do Sindicato, incluindo o treinamento e a possibilidade de uma gestão mais analítica para o desenvolvimento do negócio”, revela.
Integração, comunicação e estrutura
Na comunicação, Izabela Nascimento revela que o objetivo principal é deixar o Sindimol cada vez mais em evidência e integrado ao setor. “Estamos com foco em desenvolver relações com outras instituições para trazer benefício para os associados. Utilizar todos os meios de comunicação visando sempre manter todos conectados e informados”, avisa.
Rafael Correia reforça que esse relacionamento com as diversas entidades que compõem o setor já tem uma boa base. “Esse trânsito sempre foi muito bom e positivo, pretendemos continuar”, comenta. Entre as ações, ele cita o evento que o sindicato promove todos os anos no mês de novembro para integrar indústrias e fornecedores, com data marcada para 25 de novembro, e o trabalho social que atende mais de 400 crianças da região de Linhares.
Já na questão da estrutura que serve para todo o atendimento dos associados, Rafael Motta diz que a responsabilidade é do tamanho da sede (40 mil metros quadrados). “Eu cresci acompanhando o Sindimol e tenho a certeza de que estamos preparados para fazer cada vez mais pelo polo”, comenta.
[yotuwp type=”videos” id=”jhAP9bGZFyE” ]
COMPOSIÇÃO DIRETORIA SINDIMOL 2023 A 2026
Presidente: Vitor Guidini
Vice-presidente: Gustavo Nascimento
Tesoureiro: Leonardo Merisio Massucatti
Diretores:
Administrativo, manutenção e obras: Rafael Motta
Inovação, conexões com instituições de ensino: André Pessotti
Comunicação e conexões institucionais: Izabela Lombardi Nascimento
Novos negócios: Ramon Rigoni
Arrecadação e eventos: Rafael Correa
Desenvolvimento e relacionamento com novos associados: Gilsomar Comper
Conselho Fiscal Efetivos:
Paulo Joaquim do Nascimento
Emerson Pauli Marinato
Kerliton Modenesi
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]