Nós trouxemos aqui na semana passada “os sete passos do processo de tomada de decisão”. Etapas elaboradas por especialistas para auxiliar gestores neste que é um dos mais importantes processos para o sucesso e desenvolvimento de qualquer negócio. Enquanto algumas decisões são tão rotineiras, que nosso cérebro acaba por as tornarem automáticas. Outras são bastante desafiadoras e extremamente estratégicas. Exigindo, assim, não só muita atenção, além de técnicas e ferramentas apropriadas, como também o envolvimento de habilidades de resolução de problemas.
Embora sejam processos diferentes, muitas vezes é necessário combiná-los. Para isso, claro, vale a pena usar um processo eficaz e robusto, que permita alcançar resultados consistentes e em paridade com os valores e objetivos da empresa.
Resolução de problemas no setor moveleiro
Para isso, especialistas acreditam que é possível encontrar uma solução adequada para diferentes tipos de situações-problemas seguindo um processo básico de apenas quatro etapas chamado de practical problem solving (resolução prática de problema, em tradução livre). Veja a seguir o modelo sugerido pela ASQ’s Quality Resource – referência mundial no desenvolvimento de soluções de mercado com foco em qualidade.
1. Defina o problema
Diagnostique a situação para que seu foco esteja no problema, não apenas nos sintomas. Técnicas úteis de solução de problemas incluem o uso de fluxogramas para identificar as etapas esperadas de um processo. Bem como diagramas de causa e efeito para definir e analisar as causas-raiz.
- A Collaborae, empresa focada no desenvolvimento de programas e soluções de educação corporativa, reune uma série de dicas práticas de ferramentas e métodos que podem ajudar no processo de resolução de problemas neste link.
As seções abaixo ajudam a explicar as principais etapas de solução de problemas, que se adequam perfeitamente à qualquer negócio na cadeia moveleira. Elas, por sua vez, apóiam o envolvimento das partes interessadas; o uso de informações factuais; a comparação das expectativas com a realidade; e o foco nas causas profundas de um problema. Você deve começar por:
- Análise e documentação de como os processos funcionam atualmente. Ou seja: quem faz o quê; com quais informações; usando quais ferramentas; se comunicando com quais organizações e indivíduos; em que período de tempo; usando qual formato.
- Avalie o possível impacto de novas ferramentas e políticas revisadas no desenvolvimento do seu “modelo ideal” (“o que deveria ser”).
2. Gere soluções alternativas
Muitas soluções alternativas para o problema devem ser geradas antes da avaliação final. Um erro comum no processo de solução de problemas é que as alternativas são avaliadas conforme propostas. Dessa maneira, muitas vezes a primeira solução aceitável é logo escolhida, mesmo que ela não seja a melhor opção. Se nos concentrarmos apenas em obter um resultado específico, sem considerarmos outros possíveis ganhos, perderemos o potencial de aprender algo novo que permitirá uma melhoria real no processo. Isso tem tudo a ver com inovação, aliás, palavra-chave para o futuro dos negócios moveleiros, como já falamos aqui.
3. Avalie e selecione uma alternativa
Os solucionadores de problemas qualificados usam uma série de considerações ao selecionar a melhor alternativa. Eles consideram até que ponto:
- Uma alternativa específica resolverá o problema sem causar outros problemas imprevistos.
- Todos os indivíduos envolvidos aceitarão a alternativa.
- A implementação da alternativa é provável e aplicável.
- A alternativa se encaixa dentro das restrições e valores organizacionais.
4. Implemente e acompanhe a solução
Os líderes podem ser chamados a orientar outras pessoas a implementar essa solução, “vender” o conceito ou facilitar a implementação com a ajuda de outras pessoas. Aliás, envolver outras pessoas na implementação é uma maneira eficaz de obter apoio, assim como de apoiar e minimizar a resistência a alterações subsequentes.
Independentemente de como a solução seja lançada, os canais de feedback devem ser incorporados à implementação. Isso permite monitoramento e testes contínuos dos eventos reais em relação às expectativas. A solução de problemas e as técnicas usadas para obter clareza são mais eficazes se a solução permanecer no local e for atualizada para responder a mudanças futuras.