Resolução de problemas para a tomada de decisão estratégica: Práticas para alcançar resultados consistentes

Resolução de problemas para a tomada de decisão estratégica: Práticas para alcançar resultados consistentes

21 de janeiro de 2021Categories: MarketingTags: ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

decisão estratégica no mercado moveleiro

Nós trouxemos aqui na semana passada “os sete passos do processo de tomada de decisão”. Etapas elaboradas por especialistas para auxiliar gestores neste que é um dos mais importantes processos para o sucesso e desenvolvimento de qualquer negócio. Enquanto algumas decisões são tão rotineiras, que nosso cérebro acaba por as tornarem automáticas. Outras são bastante desafiadoras e extremamente estratégicas. Exigindo, assim, não só muita atenção, além de técnicas e ferramentas apropriadas, como também o envolvimento de habilidades de resolução de problemas.

Embora sejam processos diferentes, muitas vezes é necessário combiná-los. Para isso, claro, vale a pena usar um processo eficaz e robusto, que permita alcançar resultados consistentes e em paridade com os valores e objetivos da empresa.

Resolução de problemas no setor moveleiro

Ter boas e fortes habilidades para resolver problemas pode ser um diferencial enorme na sua carreira e no futuro do seu negócio. Afinal, os problemas estão no centro das rotinas operacionais de qualquer tipo de empresa, independentemente de tamanho ou segmento. E isso não é diferente no setor moveleiro. Esteja você atendendo a um cliente, apoiando sua equipe de trabalho ou buscando soluções para uma nova campanha ou coleção… tudo é um problema! Uma parte fundamental da função de todo gerente é encontrar, portanto, maneiras de resolvê-los.

Para isso, especialistas acreditam que é possível encontrar uma solução adequada para diferentes tipos de situações-problemas seguindo um processo básico de apenas quatro etapas chamado de practical problem solving (resolução prática de problema, em tradução livre). Veja a seguir o modelo sugerido pela ASQ’s Quality Resource – referência mundial no desenvolvimento de soluções de mercado com foco em qualidade.

1. Defina o problema

Diagnostique a situação para que seu foco esteja no problema, não apenas nos sintomas. Técnicas úteis de solução de problemas incluem o uso de fluxogramas para identificar as etapas esperadas de um processo. Bem como diagramas de causa e efeito para definir e analisar as causas-raiz.

  • A Collaborae, empresa focada no desenvolvimento de programas e soluções de educação corporativa, reune uma série de dicas práticas de ferramentas e métodos que podem ajudar no processo de resolução de problemas neste link.

As seções abaixo ajudam a explicar as principais etapas de solução de problemas, que se adequam perfeitamente à qualquer negócio na cadeia moveleira. Elas, por sua vez, apóiam o envolvimento das partes interessadas; o uso de informações factuais; a comparação das expectativas com a realidade; e o foco nas causas profundas de um problema. Você deve começar por:

  • Análise e documentação de como os processos funcionam atualmente. Ou seja: quem faz o quê; com quais informações; usando quais ferramentas; se comunicando com quais organizações e indivíduos; em que período de tempo; usando qual formato.
  • Avalie o possível impacto de novas ferramentas e políticas revisadas no desenvolvimento do seu “modelo ideal” (“o que deveria ser”).

2. Gere soluções alternativas

Adie a seleção de uma solução até que várias alternativas de solução de problemas tenham sido propostas. A consideração de várias alternativas pode aumentar significativamente o valor da sua solução ideal. Depois de decidir o “modelo ideal”, esse padrão de destino se torna a base para o desenvolvimento de um roteiro para a investigação de alternativas. O brainstorming e as técnicas de solução de problemas em equipe são ferramentas úteis nesse estágio.

Muitas soluções alternativas para o problema devem ser geradas antes da avaliação final. Um erro comum no processo de solução de problemas é que as alternativas são avaliadas conforme propostas. Dessa maneira, muitas vezes a primeira solução aceitável é logo escolhida, mesmo que ela não seja a melhor opção. Se nos concentrarmos apenas em obter um resultado específico, sem considerarmos outros possíveis ganhos, perderemos o potencial de aprender algo novo que permitirá uma melhoria real no processo. Isso tem tudo a ver com inovação, aliás, palavra-chave para o futuro dos negócios moveleiros, como já falamos aqui.

3. Avalie e selecione uma alternativa

Os solucionadores de problemas qualificados usam uma série de considerações ao selecionar a melhor alternativa. Eles consideram até que ponto:

  • Uma alternativa específica resolverá o problema sem causar outros problemas imprevistos.
  • Todos os indivíduos envolvidos aceitarão a alternativa.
  • A implementação da alternativa é provável e aplicável.
  • A alternativa se encaixa dentro das restrições e valores organizacionais.

4. Implemente e acompanhe a solução

Os líderes podem ser chamados a orientar outras pessoas a implementar essa solução, “vender” o conceito ou facilitar a implementação com a ajuda de outras pessoas. Aliás, envolver outras pessoas na implementação é uma maneira eficaz de obter apoio, assim como de apoiar e minimizar a resistência a alterações subsequentes.

Independentemente de como a solução seja lançada, os canais de feedback devem ser incorporados à implementação. Isso permite monitoramento e testes contínuos dos eventos reais em relação às expectativas. A solução de problemas e as técnicas usadas para obter clareza são mais eficazes se a solução permanecer no local e for atualizada para responder a mudanças futuras.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Ocorreu na tarde de ontem, 29 de junho, a 3ª edição do PAINEL SETOR MOVELEIRO. Após duas edições com grande […]

  • Categories: Varejo

    Enquanto os preços dos móveis vêm subindo no varejo, as vendas em volume de peças caíram 6,7% na relação do […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Demanda em Foco

    Tema bastante interessante, trazendo-nos diversos insights para nos ajudar a entender como crescer em um mercado cada vez mais árduo, […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião