Resultados da indústria moveleira pelo Brasil: panorama Sul e Sudeste

Resultados da indústria moveleira pelo Brasil: panorama Sul e Sudeste

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Indústria de móveis no Brasil

A produção de móveis e colchões no Brasil alcançou um aumento de 14,7% no acumulado do primeiro trimestre de 2021. O que, como já falamos por aqui, parece confirmar o bom desempenho do setor neste ano, mais do que recuperando o volume perdido nos primeiros três meses de 2020. Esse, claro, é um panorama geral. Mas como vem se comportando a indústria moveleira nas principais regiões produtoras de móveis do País?

Paraná e Rio Grande do Sul

O último relatório “Conjuntura de Móveis”, desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado para a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), revelou que entre os principais estados produtores de móveis no Brasil, o volume de produção no Paraná registrou aumento de 9,3% na passagem de fevereiro para março de 2021. Houve aumento também no acumulado do ano no estado: +8,5%.

Quando falamos no consumo aparente de móveis e colchões em número de peças na região, houve aumento de 8,1% na comparação mês a mês e de 18% no acumulado do ano — resultado expressivo.

Descendo mais um pouco no mapa, agora para o estado do Rio Grande do Sul, a indústria moveleira gaúcha apresentou aumento de 6,2% na produção em março comparado aos resultados do mês anterior e de 23% no acumulado do ano. O consumo aparente por número de peças cresceu 3,6% em relação a fevereiro e 21,3% no trimestre — crescimento ainda mais positivo e que indica comportamento ainda aquecido no mercado local.

Veja as tabelas comparativas abaixo com os resultados de produção e consumo aparente nos dois estados:

Indústria de móveis no Brasil

Já a participação dos produtos importados sobre o consumo interno no Paraná no mês de março foi de 0,7%. Enquanto no Rio Grande do Sul o número ficou em 1,2%.  Por outro lado, a participação dos móveis e colchões exportados sobre o montante produzido foi de 9% no Paraná e 13% no Rio Grande do Sul.

Indústria de móveis no Brasil

Exportação e importação por estado

Quando o assunto é exportação, no entanto, destacam-se os resultados obtidos pela indústria moveleira de Minas Gerais. As exportações mineiras de móveis e colchões apresentaram aumento de 32,8%. Outros estados-chaves para a produção moveleira nacional também demonstram bom ritmo de crescimento nas negociações internacionais: Rio Grande do Sul, crescimento de 24%; São Paulo, 23,1%; e Santa Catarina, 7%. A indústria moveleira paranaense, porém, experimentou recuo de 0,4% nas exportações em março de 2021.

Em relação às importações, o único aumento entre esses estados foi registrado em São Paulo: 2,2%. As quedas foram acentuadas nas demais regiões: Rio Grande do Sul, -49,5%; Minas Gerais, -34,2%; Paraná, -26,9%; Santa Catarina, -18,3%.

Emprego na indústria moveleira por região

Como reflexo de uma produção mais aquecida, o número de postos de trabalhos formais na indústria moveleira cresceu em todos os estados da região Sul do Brasil. Paraná, +2,3%; Rio Grande do Sul, +0,6%; e Santa Catarina, +0,5%. Os principais estados produtores de móveis e colchões na região Sudeste, São Paulo e Minas Gerais, também registraram leve aumento no mês de março em comparação com o mês anterior. Ambos os estados com taxas de +0,3%.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Ocorreu na tarde de ontem, 29 de junho, a 3ª edição do PAINEL SETOR MOVELEIRO. Após duas edições com grande […]

  • Categories: Varejo

    Enquanto os preços dos móveis vêm subindo no varejo, as vendas em volume de peças caíram 6,7% na relação do […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Demanda em Foco

    Tema bastante interessante, trazendo-nos diversos insights para nos ajudar a entender como crescer em um mercado cada vez mais árduo, […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião