O Salão do Móvel de Milão, também chamado de iSaloni, teve sua 61ª edição realizada entre os dias 18 e 23 de abril deste ano. O evento, que reuniu coleções e exposições de mobiliários de diferentes países, surpreendeu os participantes do início ao fim, uma vez que apresentou, além de designs inovadores, técnicas e tecnologias que coexistem em harmonia com a sustentabilidade e com a humanização.
Mais que uma impressão externa, o Salão do Móvel de Milão 2024 deixou evidente que o design de móveis ganha cada vez mais movimento.
Muito provavelmente, são muitas as variantes para que tudo aconteça, mas a constância na apresentação de produtos com uma tendência mais sustentável e com a preocupação com o uso dos recursos naturais nortearam boa parte do que foi exposto.
Apesar de, muitas vezes, a aparência ser um produto comum, a riqueza de tecnologia e de técnicas empregadas estava atrelada ao design.
Materiais no Salão do Móvel de Milão
A aparência da madeira replicada em materiais alternativos, sintéticos e recicláveis, por exemplo, foi muito bem explorada, dando e agregando valor, fatores que nos levam à reflexão sobre o empenho e sobre o conhecimento envolvido em toda a cadeia, desde a extração da matéria-prima até o produto final, exigindo não só tecnologia, mas, fundamentalmente, técnica e capacidade instalada para tal resultado.
Além disso, destaco os produtos que ganham valor agregado através de mãos habilidosas que tecem, que entrelaçam, a partir do conhecimento que é passado de geração em geração. Esses itens, por sua vez, estavam presentes tanto em marcas menores quanto em grandes empresas que não abrem mão da história, fazendo questão de manter a tradição.
Referências à natureza
Na maioria dos casos, as referências à natureza se fizeram evidentes, sobretudo nas cores e nos tons terrosos, no toque e na aparência dos tecidos, o que permitiu apurar ainda mais o nosso olhar.
Quando não empregados na sua forma natural, como a pedra e a madeira, os materiais alternativos reproduziam responsavelmente o natural.
Ainda assim, as curvas apareceram com força total, exigindo mais uma vez uma boa dose de técnica para a perfeição do acabamento.
As cores estavam presentes em um design mais irreverente na maioria das vezes, se destacando não só pela bela aplicação, mas dando originalidade às peças.
Salão do Móvel de Milão e Inteligência Artificial
Em um universo no qual tanto se fala em inteligência artificial, que, aliás, estava reinando em produtos complementares como eletrodomésticos e eletrônicos, podemos notar que as pessoas são extremamente importantes.
Nesse cenário, o conhecimento embarcado se funde com a tecnologia, dando vida e humanizando o design, que, de forma ética e criativa, transfere autenticidade aos produtos, nos apresentando um futuro híbrido e em busca de equilíbrio.
Veja alguns vídeos produzidos durante o Salão do Móvel de Milão 2024:
Eu, Claudia Lens, vou compartilhar mais sobre minha experiência no Salão do Móvel de Milão no Painel Setor Moveleiro, que vai em quatro importantes polos do Brasil:
Arapongas/PR
Data e horário: 07/05/2024, às 18h
Local: Rua Guaratinga, 2.446 – Arapongas/PR
Inscrição: neste formulário
Ubá/MG
Data e horário: 14/05/2024, às 18h30
Local: Sede do Intersind, no Pavilhão do Horto
Inscrição: neste formulário
Mirassol/SP
Data e horário: 21/05/2024, às 16h30
Local: Sede do SIMM
Inscrição: neste formulário
Linhares/ES
Data e horário: 26/06/2024, às 18h30
Local: Sede do Sindimol
Inscrição: neste formulário
Esse artigo foi escrito por Claudia Lens, que é graduada em Tecnologia em Design de Interiores, em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional, pós-graduada em Engenharia de Produção, diretora na CL-Consultoria e Assessoria, sócia diretora na Lens Química LTDA., consultora industrial em pesquisa, desenvolvimento, gestão de marketing e comercial, melhoria de processos e metodologia Lean e atual Secretária de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda do Município de Arapongas/PR.