Enquanto vivemos episódios sensíveis que colocam o processo de globalização em risco, pensar (e agir!) globalmente nunca foi tão necessário para a evolução dos negócios. Ponto que se confirma especialmente ao olharmos para os números das exportações brasileiras de móveis, que vêm crescendo em média 18% ao ano desde o início da série histórica iniciada em 2017, como anunciamos ontem aqui na Plataforma Setor Moveleiro — clique para ler.
Com o acesso aos principais movimentos culturais e tecnológicos, bem como tendências de design e matérias-primas, tanto o móvel nacional vem ganhando cada vez mais espaço no mercado global quanto os consumidores brasileiros vêm exigindo produtos em sinergia com o que é visto nas maiores vitrines do setor, tal qual a europeia. E é aí que o trabalho de grandes fornecedoras entra em campo.
Empresa global presente em mais de 50 países, tendo em seu DNA a missão de entregar soluções inovadoras, funcionais e, ao mesmo tempo, acessíveis e adequadas aos mercados em que são destinadas, a REHAU, de origem alemã, está sempre antenada nas movimentações mundiais.
Atualmente, inclusive, o Grupo REHAU tem expandido suas operações também por meio de sua empresa-irmã, a Meraxis, que negocia os suprimentos do grupo em escala mundial, garantindo estabilidade de supply chain, mesmo em tempos de instabilidade ou escassez. Aliado a isso, a REHAU conta também com a New Ventures, que fomenta startups e empresas de inovação.
Nesse cenário, a empresa vem acreditando e investindo na expansão dos negócios na América Latina, referência na divisão moveleira da empresa. A América Latina foi uma das regiões que mais ganhou destaque no setor moveleiro durante os últimos anos, demonstrando uma recuperação ainda mais rápida e proeminente, tanto no mercado interno quanto nas exportações, do que em alguns outros cantos do planeta.
Acompanhando esse movimento, a REHAU vem passando por diversas transformações tanto na estruturação de seu time na região quanto na ampliação de sua capacidade de trabalho por aqui.
“O Brasil tem feito um trabalho notável para a consolidação da liderança no mercado moveleiro. Com este reposicionamento, portanto, pretendemos expandir mutuamente os sucessos, além, claro, de compartilharmos as melhores práticas entre tanto os mercados Latino Americanos quanto as outras dezenas de países em que a REHAU está presente, unificando ações e esforços em benefício de nossos clientes”, pontua a gerente de marketing e produto da REHAU na região, Camila Bartalena.
E como se dá o processo de desenvolvimento e adequação dos produtos REHAU em cada mercado?
Quem explica é o especialista de produto da REHAU Brasil, Renato Rossato: “Os processos são complexos. Quando falamos do lançamento de novos produtos, um vasto estudo de mercado é feito, entendendo qual o público-alvo e como seremos capazes de sanar as dores dele, entregando soluções a partir de tecnologia e inovação, que são pilares da REHAU”.
O Rauvolet é um ótimo exemplo de tendências mundiais com adaptações nacionais ou mesmo latino americanas. Tratando-se, então, de um produto simples e sofisticado, mas, ao mesmo tempo, capaz de solucionar o problema da falta de espaço nos lares da região, onde cada vez mais vemos espaços menores ou que exigem otimização, tornando essa uma solução crucial.
O sistema Rauvolet é composto por portas de enrolar produzidas em material polimérico que ao ser aplicada em móveis otimiza os espaços por correr em um trilho no próprio móvel, não tomando espaço de abertura, como acontece com as tradicionais portas de giro ou basculantes.
Outra forte tendência desse material, principalmente no pós-pandemia, foi o crescimento dessa solução para aplicação em trailers e embarcações, uma vez que, o peso e a otimização de espaço como comentado, são extremamente importantes. Nós falamos mais sobre o Rauvolet e outras novidades da REHAU, aliás, neste artigo — “REHAU na ForMóbile 2022: soluções práticas para a fabricação de móveis”.
Mercado global: soluções em fitas de borda para todos os padrões de superfícies
“Além do Rauvolet temos as tendências cada vez mais presentes de fitas metálicas e até mesmo de fitas de borda que possuem uma tecnologia ímpar, capaz de absorver raios UV durante o dia, brilhando durante a noite”, conta o especialista de produto, Renato Rossato. “Essas adaptações do mercado externo para o mercado interno ocorrem muito de acordo com as características de cada país e principalmente com as necessidades do mercado. Com a REHAU, portanto, sempre buscando entender a necessidade do seu cliente, em primeiro lugar.
Quando falamos de processos estabelecidos como o desenvolvimento de fitas de bordas, então, a parceria com os fabricantes de painéis e uma comunicação integrada entre os times de marketing, desenvolvimento e fábrica são imprescindíveis para alcançar os resultados necessários. “Só assim conseguimos atingir excelência, tendo ao final do processo uma fita de borda que é praticamente uma réplica do painel de madeira que irá compor o móvel”, explica.
Em tempo, a REHAU é uma empresa líder em fitas de borda no mercado brasileiro, sendo 16 vezes “Top of Mind”, como a marca mais lembrada no segmento. A produção de fitas de borda pela empresa, aliás, completou 50 anos em 2022.
“Somos capazes de entregar a maior gama de fitas de borda do mercado, fornecendo opções nos padrões dos principais fabricantes de painéis do País e de grande parte da América Latina”, finaliza Rossato.