‘supersalone’: Salone del Mobile.Milano confirma edição especial em setembro deste ano

‘supersalone’: Salone del Mobile.Milano confirma edição especial em setembro deste ano

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

supersalone Salone del Mobile Milano 2021 Plataforma Setor Moveleiro

“Às vezes parecemos estar parados, mas isso não significa que não estejamos em movimento.” A frase que ilustra muito bem, literal e figurativamente, o movimento do planeta e o processo pelo qual ele atravessa atualmente, ditou o enredo da conferência de imprensa para a apresentação do novo conceito desenvolvido pela organização do Salone del Mobile.Milano para este ano. Após 18 meses de adiamentos e cancelamentos, o maior evento moveleiro e de design do mundo promete reabrir suas portas em setembro de 2021. Mas com uma dinâmica bastante diferente (e ainda um tanto enigmática, convenhamos): o “supersalone”.

supersalone Salone del Mobile Milano 2021 Plataforma Setor Moveleiro

Pensado para ser uma edição especial, ou seja, um evento único realizado apenas neste ano, o supersalone surge como uma possível resposta à necessidade de retomada das atividades da feira; dos players envolvidos na organização da Semana de Design de Milão; bem como da própria indústria e economia italiana num período ainda bastante restritivo em escala global e sob a pressão de um curto prazo para sua preparação.

Música, gastronomia e um novo layout

Programado para ocorrer, como é de praxe, concomitante à Semana de Design, entre os dias 05 e 10 de setembro de 2021, então, o novo conceito conta com cinco colaboradores internacionais trabalhando ao lado do curador Stefano Boeri — notável arquiteto italiano. Com formato reduzido, tanto em metragem (esta edição não ocupará todos os pavilhões do Rho Fiera Milano) quanto em participação de empresas e público, neste ano o evento foca não só na exposição de produtos e na realização de negócios, mas também no entretenimento e no envolvimento do público, contando com muita comida, palestras, shows de música ao vivo e mais.

Com tal direcionamento, parece evidente que o principal motivo para uma exibição menor, com curadoria e numa pegada menos comercial, é que o interesse e possibilidade de participação das empresas, bem como dos compradores internacionais, têm sido baixo em comparação com o Salone del Mobile.Milano nos moldes que até então conhecíamos. Argumento que ganhou força especialmente após a resignação de Claudio Luti da presidência do iSaloni no último mês de abril, e que nos parece bastante justificável frente aos tantos desafios ainda enfrentados neste período.

Mix de públicos e novo formato de exposição marcam o supersalone

Com a expectativa de menos visitantes e expositores, portanto, os organizadores conceberam o supersalone como uma forma de envolver os visitantes com um projeto único e, segundo eles, alinhado com os tempos em que vivemos. Com isso, a edição especial também estará aberta todos os dias para o público em geral. Anteriormente, o público não profissional só tinha acesso aos dois últimos dias do evento. E não é só isso, além de conhecerem em primeira mão o que há de mais inovador em matéria de design e soluções para o viver, antes mesmo de chegar às lojas, o público também poderá adquirir as peças lá apresentadas direto dos fabricantes. Uma mudança significativa no escopo do evento.

Mas, afinal, como será realizada a exibição dos produtos diante de todas as questões de mobilidade, distanciamento e do formato reduzido? Bem, é aí que tudo fica mais intrigante. O formato proposto por Boeri e seus cinco colaboradores segue a ideia de uma grande biblioteca de design. Que celebrará a atenção e o cuidado com os espaços contemporâneos, pensados ​​para valorizar e harmonizar os novos produtos e criações trazidos pelas empresas nos últimos 18 meses.

O layout consistirá em longos conjuntos paralelos, projetados para categorias específicas de produtos. Permitindo, assim, que as empresas expositoras criem suas próprias identidades e apresentem seus produtos em paredes verticais e, em alguns casos, em superfícies horizontais, ambas modulares. Como num museu.

Esta configuração de exposição “fluida e dinâmica”, de acordo com seus idealizadores, visa permitir que os visitantes naveguem livremente dentro de um enorme arquivo nacional e internacional de criatividade, excelência e know how em design. O objetivo, aliás, é que com isso, eles consigam entregar aos profissionais e consumidores uma experiência de compra envolvente e única.

E você, animado para o supersalone?

Apesar da boa vontade e otimismo da organização do iSaloni em reunificar o setor e retomar os negócios, bem como em preservar Milão como a capital do design e berço de tendências no mundo, com essa edição especial devendo ser o primeiro grande evento físico na área a reabrir suas portas, muitos questionamentos ainda pairam no ar.

O novo formato irá decolar? Qual o impacto do mix de públicos nos negócios qualificados? O que uma edição como esta significa para o futuro do evento e da Semana de Design de Milão como um todo? E, muito importante, quem poderá — ou mesmo irá querer — viajar à Itália ainda em 2021?

Com tantas dúvidas levantadas, fica mais fácil compreender a decisão de feiras como a Movelpar, no Brasil, em bater o martelo na realização do evento apenas em 2023 e em uma nova localidade, a capital paulista, que viabiliza mais facilidade no acesso, mobilidade e acomodação — questões se tornaram ainda mais essenciais quando pensamos no futuro das feiras de negócios.

Seja qual forem as respostas para estas e outras perguntas, contudo, estaremos na torcida para que o maior evento do setor moveleiro no mundo retome suas atividades com força e assertividade. Abrindo, assim, caminho para as próximas feiras e rodadas de negócios ao redor do globo.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Ocorreu na tarde de ontem, 29 de junho, a 3ª edição do PAINEL SETOR MOVELEIRO. Após duas edições com grande […]

  • Categories: Varejo

    Enquanto os preços dos móveis vêm subindo no varejo, as vendas em volume de peças caíram 6,7% na relação do […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Demanda em Foco

    Tema bastante interessante, trazendo-nos diversos insights para nos ajudar a entender como crescer em um mercado cada vez mais árduo, […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião