Último conteúdo de nossa série sobre as principais tendências para a cadeia de abastecimento global, em parceria com a Descartes, empresa especializada em soluções de logística e supply chain management, o assunto de hoje é: sustentabilidade e inovação!
Sim, duas palavras tão abrangentemente utilizadas atualmente, mas nem sempre certeiramente aplicadas no dia a dia dos negócios, desde os processos produtivos à gestão das empresas e canais de venda.
- Veja o conteúdo anterior – Custos crescentes e o valor cada vez maior da experiência do cliente: supply chain, a série
Para além de expressões da moda, portanto, como, de fato, elas têm afetado e devem chacoalhar ainda mais o mundo de negócios, incluindo as questões relacionadas à cadeia de abastecimento global?
Sustentabilidade e inovação
7 – Sustentabilidade
À medida que mais governos colocam planos ambientais em ação e consumidores tomam suas decisões de compra com base no apelo sustentável de uma empresa, o supply chain e as operações logísticas são incumbidas de, de fato, serem uma grande parte do esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Sendo assim, a redução do CO2 é uma oportunidade. Ou seja, é tempo de programas de melhoria de desempenho no supply chain e logística para que as operações recebam o crédito de sustentabilidade que merecem.
“Há muitas maneiras de criar esses programas de melhoria de desempenho para ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa e outras atividades poluentes. Um impacto ambiental positivo significativo pode vir, por exemplo, do fornecimento das opções de entrega mais ecológicas para minimizar a distância e o combustível consumido. Com soluções, portanto, de otimização para digitalizar processos logísticos que eliminam papel, plástico e muito mais”, descrevem os especialistas da Descartes.
Se há sempre um lugar onde as empresas podem melhorar seu desempenho e ajudar o planeta, este é, sem dúvidas, com suas operações logísticas.
8 – Inovação
Com tudo que vem acontecendo, portanto, inclusive em relação à necessidade de uma cadeia de negócios cada vez mais sustentável — ambiental, econômica e socialmente —, a convergência de novos modelos de negócios e avanços tecnológicos estão redefinindo como as empresas alavancam o supply chain e suas operações logísticas para alcançar novos níveis de desempenho e criar vantagem competitiva.
Estudos de benchmark mostram que as empresas têm melhor desempenho quando seus executivos vêem a importância estratégica da logística e da tecnologia associada.
“Há muitas maneiras pelas quais a inovação tecnológica pode avançar no supply chain e na logística, melhorando o desempenho das operações. A computação em nuvem, por exemplo, está permitindo que o supply chain e as soluções logísticas se dimensionem para resolver problemas complexos que vão além de empresas individuais e usam dados em tempo real para tomar melhores decisões”, falam os especialistas.
A inteligência artificial e o machine learning também estão sendo aplicadas ao grande fluxo de dados de GPS em tempo real e dados transacionais que o supply chain e as operações logísticas podem gerar para obter uma visão mais profunda sobre o desempenho operacional, prevendo com mais precisão os resultados e a sintonia de sistemas.
A capacidade de interagir
Por fim, o supply chain e a automação logística, em combinação com soluções voltadas para o cliente, estão dando ao mercado, incluindo o consumidor final, a capacidade de interagir sob demanda com seus parceiros logísticos, varejistas e outros. Criando, assim, uma experiência integrada e diferenciada, e é esta — o encurtamento de distâncias (palpáveis ou não) — a maior tendência para toda e qualquer cadeia de produção e valor.