Tem uma marca? Então seu conteúdo deve se ajustar às necessidades do consumidor pós-pandemia

Se o consumidor pós-pandemia mudou, os profissionais de marketing também precisaram se adaptar às novas tendências de conteúdo, que desafiaram as regras existentes de relacionamento com o cliente e de construção da marca.

As redes sociais, que já eram parte integrante de nossas vidas, tornaram-se uma constante ainda maior. Em abril de 2021 existiam um número superior a meio bilhão de pessoas a mais usando mídias sociais em todo o mundo em comparação com o mesmo período do ano anterior. O que indica um aumento anual de quase 14% durante o primeiro ano da pandemia.

Com mais gente on-line, as demandas por conteúdo também se adaptaram conforme a vida das pessoas foi evoluindo. A mudança do trabalho do escritório para o home office resultou em pessoas querendo experiências mais personalizadas, adaptadas às suas vidas. Agora, à medida que a situação muda novamente, espere que as demandas voltem a se expandir. 

A tradicional semana de trabalho de cinco dias, por exemplo, não é mais garantida. O trabalho híbrido também vem se tornando algo cada vez mais comum, assim como o nomadismo digital e a educação à distância. 

Dessa forma, as marcas terão que oferecer um catálogo mais amplo de experiências para atender a uma maior diversidade de estilos de vida. E, claro, para se colocarem à frente, portanto, terão que manter seus ouvidos abertos para entender completamente seus clientes.

Dados e o consumidor pós-pandemia

Como falamos em nosso último artigo da série “Tendências mídias sociais”, a capacidade da Internet de coletar bilhões de dados sobre os usuários é uma verdadeira mina de ouro para as marcas. Com os anunciantes obviamente percebendo a importância dos anúncios sociais e o quão cruciais eles serão no futuro.

Para ter visibilidade, contudo, as marcas devem se comunicar em termos locais e detalhados, visando públicos específicos com base no que é mais relevante para eles. O que pode significar a criação de conteúdo específico para uma geração, local, gênero ou hobby. Afinal, agora que as empresas têm seus próprios dados pessoais, os usuários esperam que elas forneçam experiências personalizadas em toda a jornada do cliente.

É o que indica o levantamento realizado pela Hubspot e pela Talkwalker, referências na discussão de estratégias de marketing a partir de leituras do cenário atual.

Tendências de consumo de mídia foram aceleradas pelo lockdown

Com os consumidores em casa, eles ficaram mais tempo on-line para encontrar informações e entretenimento. Como resposta, era de se esperar, as empresas tiveram de criar ainda mais conteúdo para acompanhar essa crescente demanda. Mas o conteúdo pelo conteúdo, simplesmente, pode não ser tão eficaz assim.

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Embora haja mais menções de texto de marcas, tanto o conteúdo de vídeo quanto de imagem geram mais engajamento por menção

Para continuarem alcançando sucesso e engajamento entre os consumidores, e, o mais importante, convertendo-os em clientes por meio das ações nas redes sociais, as marcas terão que expandir suas estratégias de conteúdo a partir de 2022. Identificando, assim, não só o conteúdo, mas o estilo de conteúdo que seus consumidores precisam.

E o que eles querem? Acredita-se que histórias personalizadas, não apenas contendo as informações que desejam, mas também no estilo que estão acostumados a consumir. Isso levou a um crescimento de conteúdos em áudio e vídeo ao vivo, um formato que já era amado, mas que agora conta com interação e engajamento adicionais.

E o que as marcas podem fazer para adaptar seus conteúdos às necessidades do atual consumidor?

Tenha uma abordagem específica

Tome decisões conscientes sobre o público para o qual você está fazendo marketing e os consumidores aos quais está se dirigindo. Faça sua pesquisa e obtenha acesso às percepções do consumidor para estar sempre criando conteúdo para um público específico, seja ele uma geração, um local ou um idioma.

Explore o domínio do áudio

Muitos tipos diferentes de conteúdo e canais ganharam popularidade em 2020 e 2021. Isso, alavancado pela realidade das restrições impostas pela pandemia. Expanda a criação de áudio e podcasts para priorizar conversas ao vivo com seu público.

Prepare mais conteúdos de consumo rápido

Tempo é dinheiro e a pandemia gerou consumidores com plena consciência de seu tempo e de qual conteúdo vale a pena consumir. Mantenha seu conteúdo digerível em tamanho, forma e estilo. Além disso, assegure-se de que ele seja exclusivo e personalizado.

Melhore a experiência do cliente

Sem contratempos, nem estresse: faça com que seja simples e agradável para um cliente em potencial comprar de você. Isso pode significar incluir recursos de Realidade Virtual (RV) para facilitar o processo de compra sem ver ou manusear um produto físico.

 

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