Tendência de lazer dentro de casa: impacto do pós-pandemia e da volatilidade econômica no design de interiores e de mobiliário

Como atender a tendência de lazer, entretenimento e imersão dentro de casa, aplicando-a ao design de interiores e de mobiliário? É o que trazemos hoje em mais um artigo da série “Home Lifestyles 2025”, baseada no estudo da WGSN, autoridade no apontamento de tendências de comportamento e consumo. 

Enquanto a tendência vem influenciando o modo como vivemos e, consequentemente, decoramos nossas casas, os ambientes domésticos passam a ganhar uma atmosfera mais alegre, expressiva e imersiva. Um ótimo contraponto para os momentos tensos que passamos nos últimos anos. 

Como levantamos em nosso último artigo da série aqui na Plataforma Setor Moveleiro, em que apresentamos a questão do lazer e entretenimento dentro de casa — se você ainda não leu, CLIQUE AQUI —, as técnicas artesanais se transformaram em uma importante fonte de escapismo para lidar com a Covid e as quarentenas. Agora, estima-se que esse cenário deva se manter em um período de volatilidade econômica, com efeito também no design de interiores. Com os consumidores passando, então, a optarem cada vez mais por itens feitos à mão (ou que pareçam ter sido), com imperfeições ou aparência orgânica e uma decoração que desperta emoções

As técnicas artesanais se transformaram em uma importante fonte de escapismo para lidar com a Covid e as quarentenas. Estima-se, então, que esse cenário deva se manter em um período de volatilidade econômica.

Os gráficos dos games e os mundos digitais são outros fatores que já começam a promover mudanças na casa. Com a chegada de superfícies táteis, cores vivas e personagens aos espaços residenciais. Oferecendo, assim, uma antítese ao minimalismo neutro que tanto vimos no design de interiores e no mobiliário nos últimos anos. O que, claro, tem na indústria de móveis uma aliada fundamental. “Ou seja, aos industriais moveleiros cabe observar as oportunidades, abraçar o novo e sair na frente!”, como citamos anteriormente, mas não custa repetir!

E quais as oportunidades em produtos e potenciais inovações nesse sentido? Vejamos agora!

Oportunidades de produto

Casa gamificada 

À medida que os hábitos adquiridos durante a pandemia se estabelecem e a recessão econômica começa a dar as caras, o segmento de games vai continuar sendo uma oportunidade-chave para produtos para a casa. 

Sim, estima-se que em 2022, cerca de 3,2 bilhões de gamers devem ter movimentado um mercado de US$ 196,8 bilhões, de acordo com a consultoria Newzoo. E esse valor deve chegar aos US$ 225,7 bilhões em 2025. Os kits para gamers vão continuar sendo importantes: cadeiras ergonômicas, fones de ouvido, alto-falantes, porta-copos, mesas com ganchos para cabos,  acessórios, mobiliário para descanso, entre tantas outras oportunidades.

A decoração de interiores influenciada pelo metaverso também vai ganhar terreno graças a uma tendência batizada de “digital cosy” (como um acolhimento digital), em que os produtos têm cores etéreas, texturas surrealistas e formas muito perfeitas para serem reais, remetendo, então, ao mundo virtual. Exemplo disso é a cadeira Hortensia do designer argentino Andrés Reisinger, que a princípio viralizou apenas como um produto digital, mas que depois foi produzida pela marca holandesa Moooi.

Vale ressaltar que para alguns gamers, o ambiente de onde jogam tem a mesma importância do jogo em si. Fator que abre novas oportunidades de produtos em diversos segmentos. De recursos ajustáveis de iluminação a aromatizadores imersivos, os gamers estão criando espaços multissensoriais para aprimorar a experiência. 

Desenvolvido pela Meross, o Smart WiFi Essential Oil Diffuser se conecta ao Apple HomeKit, Amazon Alexa e Google Assistant, para que os jogadores criem uma ambientação especial por meio do telefone ou de um comando de voz. O aparelho vem com um reservatório de água de 400ml para até 10 horas de difusão. Já a marca chinesa Lytmi criou o Neo HDMI 2.0 Sync Box, um kit de tiras de luz que pode ser afixado em um monitor e ser controlado via app para criar diversas ambientações e oferecer uma experiência inovadora aos gamers. 

Pense também em produtos como painéis acústicos e acessórios que dão mais conforto para quem joga videogame. Esse é o caso da Couch Console, da Ebite, uma bandeja modular com porta-copos, compartimento para snacks, suporte e carregador de telefone, além de um recipiente para guardar os controles remotos.

Potenciais inovações

Mobiliário confortável, prático e inteligente

Roupas e acessórios para gamers

Televisões de última geração

Acessórios e joysticks

de personagens licenciados

Pets robôs

Apps de fitness gamificados

Design de interiores e a casa que entretém

Receber amigos e cozinhar vão continuar sendo prioridades no pós-pandemia. Principalmente porque as pessoas estarão preocupadas com o orçamento e, embora em busca de experiências, passam a priorizar aquelas menos custosas. Para as marcas, será importante tratar o entretenimento doméstico como uma alternativa aos programas fora de casa, e não apenas como uma opção improvisada. 

Kits com pratos prontos, que misturam sofisticação e conveniência, deverão ajudar. Assim como utensílios refinados, como a ascensão da “porcelana premium” e das panelas com visual chamativo. Além da popularidade de itens básicos melhorados, acessíveis e feitos para durar, a WGSN identificou também o ressurgimento do home bar, seja ele um espaço dedicado, com mobiliário adequado, ou um carrinho de bebidas – as duas opções são perfeitas para cores e materiais especiais, bem como acabamentos exuberantes com um toque luxuoso.

Nos próximos anos, a cozinha também vai continuar evoluindo como espaço de convivência. Por isso, procure desenvolver produtos para esse cômodo da casa que sejam mais do que meramente funcionais. Prateleiras, plantas, cadeiras estofadas e obras de arte vão ajudar a aprimorar o espaço, assim como recursos de design que ocultam os utensílios domésticos, além de puxadores customizados para armários e gavetas. 

Também veremos um aumento da demanda por aparelhos audiovisuais mais sofisticados. Sejam alto-falantes, projetores ou equipamentos de home-theater, que, mais uma vez, pedem por mobiliário adequado. 

Potenciais inovações

Projetores de alcance ultracurto

Tecnologia OLED de ponto quântico (QD-OLED)

Alto-falantes autoajustáveis

Sistemas de áudio sem fio

Controles remotos ecológicos

Mobiliário para bares dentro de casa, carrinhos de bebidas ou aparadores

Móveis que se adaptem às novas tecnologias

Casa outdoor

Quando a pandemia surgiu, muitos de nós procuraram os espaços ao ar livre para manter a sanidade. Alguns cuidaram de plantas e fizeram pequenas reformas na casa. Outros começaram a cultivar tomates e investiram em recursos de iluminação. Fizemos de tudo para transformar a casa em um pedacinho do paraíso.

Nos próximos anos, o consumidor deverá investir ainda mais tempo e dinheiro nos espaços ao ar livre para aproveitá-los o ano todo. Afinal, como falamos em nosso último artigo da série “Home Lifestyles 2025”, tudo o que é feito dentro de casa também poderá ser feito fora e vice-versa: de cozinhar a tomar banho. 

Em termos de oportunidades de produtos, haverá espaço para itens simples, como luminárias, fogareiros, tendas e alto-falantes impermeáveis, e também para algo mais elaborado, como móveis e reformas para a criação de “cômodos ao ar livre”

No segmento premium, as pessoas vão continuar investindo em projetos de construção como cozinhas a céu aberto, galpões de armazenamento, home offices no jardim, piscinas e duchas. Além disso, janelas especiais e jardins de inverno também estarão em alta, unindo os ambientes internos e externos.

A WGSN identificou, aliás, uma alta no interesse por itens multifuncionais para preparar, cozinhar, servir e armazenar alimentos em ambientes externos. De acordo com o porta-voz da marca holandesa OFYR, que vende utensílios e cozinhas modulares para espaços abertos, a procura por esses produtos cresceu bastante nos últimos anos: “Achamos que não foi só a Covid-19 que impulsionou essa tendência. Vivemos em um período em que estamos sempre ocupados, e isso explica o interesse por autenticidade, conexão e experiências ao ar livre.” 

As marcas também podem explorar produtos que tornam a experiência de comer em áreas abertas mais imersivas e confortáveis, como móveis estofados,  fogareiros e fornos para pizza.

Potenciais inovações

Sofás, poltronas e tapetes para ambientes externos

Cozinhas modulares ao ar livre

Duchas e banheiras para áreas abertas

Piscinas de todos os tamanhos

Fogareiros portáteis

Casa criativa e o papel do design de interiores

O apelo das técnicas artesanais e da customização, que gnhou força especial durante a pandemia e o isolamento social, deverá se manter em um período de volatilidade econômica.

Em 2025, esses novos artesãos terão como foco a criação com propósito. Isso poderá ocorrer por meio de tutoriais e encontros para formar uma comunidade. Ou, ainda, com o surgimento de pequenos empreendedores que vão tentar monetizar suas habilidades nas redes sociais. Cada vez mais pessoas vão investir em ferramentas melhores (para criação de conteúdo, inclusive) e em espaços de criação mais confortáveis e permanentes em casa.

Em um nível mais amplo, o boom das técnicas artesanais vai continuar acompanhando a ascensão de estilos de vida focados no reaproveitamento e na baixa geração de resíduos. Impulsionando, por consequência, uma estética mais livre, divertida e exuberante em todos os segmentos. 

O consumidor estará mais aberto a um design único e com valor sentimental. O que funciona como uma antítese ao minimalismo, que ganhou espaço por muito tempo, em especial no design de interiores / mobiliário.

Com o orçamento apertado nos próximos anos, as pessoas vão querer aprimorar seus espaços de um jeito simples e acessível. Nesse sentido, os acabamentos reversíveis serão fundamentais para introduzir cores e efeitos divertidos em casa, principalmente para os inquilinos. 

Especializada em papéis de parede artesanais, por exemplo, a Feathr oferece produtos fáceis de instalar e remover, com larguras de 50 cm. Na mesma linha, a AluSplash vende adesivos antirrespingos para cozinhas e banheiros, feitos de substrato de alumínio e disponíveis em diversas cores.

Potenciais inovações

Móveis funcionais e confortáveis para espaços de trabalho manual / criativo

Utensílios domésticos divertidos

Rejuntes coloridos

Adesivos antirrespingos

Kits de reparo

Papéis de parede removíveis

 

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