Tendências em cores para móveis: Do sob medida ao popular

Tendências em cores para móveis: Do sob medida ao popular

17 de fevereiro de 2021Categories: DesignTags: , , , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Tendências em Cores - Sayerlack - Pantone - Ultimate Gray - Illuminating

 

No início do ano, o Instituto Pantone — referência mundial quando o assunto são tendências em cores — divulgou suas apostas para 2021. Baseados nas mudanças comportamentais e nos novos anseios sociais impulsionados pela pandemia, a Ultimate Gray, um cinza fosco e familiar, e a Illuminating, um tom de amarelo vibrante e expressivo, aparecem como opostos complementares, ganhando o título de cores do ano. A gente falou mais sobre elas neste artigo.

Mas será que elas se aplicam também ao setor moveleiro? Elas deverão ser tendência entre os consumidores de móveis populares ou trend colors é uma exclusividade do mercado sob medida? Para falar um pouco mais sobre as escolhas da Pantone e o impacto das cores na produção moveleira no Brasil, convidamos a equipe da Sayerlack para um bate-papo exclusivo e bastante sincero.

Setor Moveleiro – Um dos momentos mais aguardados do ano por designers e especialistas em tendências, a Pantone revelou a Ultimate Gray e a Illuminating, como suas cores do ano. Como a Sayerlack avalia essas escolhas?

Sayerlack – A Pantone é uma das maiores referências de cores no mundo. Seus estudos e tendências são esperados e absorvidos por inúmeros segmentos. No setor moveleiro, esse processo é um pouco mais recente e entendemos que é um norte importante na concepção dos produtos. Na nossa percepção, as cores de 2021 tem grande possibilidade de serem absorvidas, em especial o cinza, que é uma cor neutra e abre um grande leque de combinações, inclusive com o próprio amarelo.

Setor Moveleiro – E de que maneira o amarelo e o cinza podem ser incorporados em móveis e ambientes? Dicas nesse sentido?

Sayerlack – São cores que harmonizam juntas e criam várias combinações. Acredito que por meio de imagens, ambientando as cores juntas ou isoladas, poderemos passar uma visualização melhor para o consumidor — veja alguns exemplos a seguir.

Setor Moveleiro – Por falar em tendências em cores do ano, como a Sayerlack define os matizes que terão destaque em seu portfólio em cada período?

Sayerlack – Nosso papel como fornecedora é ter o radar apurado para todas as tendências que possam impactar o setor moveleiro e disponibilizá-las o mais rápido possível, tanto para as indústrias como para os profissionais do mobiliário sob medida poderem desenvolver seus produtos e atender as necessidades específicas de seus nichos de mercado. Temos grande expertise neste contexto. Tanto no desenvolvimento delas, em nosso Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Cores, quanto na produção. Muitas vezes, aquela tonalidade da moda não cabe muito bem no design do móvel, mas um tom próximo pode vir a calhar, e assim vamos trabalhando em sintonia com nossos clientes.

Tendências em Cores - Green - Verde - Sayerlack

Setor Moveleiro – Por falar nisso, a partir da perspectiva da empresa, quais as principais tendências em cores para o setor moveleiro e de interiores em 2021? Como elas se relacionam à ascensão de novos movimentos e estilos de vida?

Sayerlack – A tendência é a cor que o cliente desejar! Tendências são nortes, uma forma de democratizar o uso das cores e levar opções para os consumidores, não um padrão. Percebemos que as pessoas estão cada vez mais flexíveis quanto ao uso delas, permitindo combinações mais originais e experimentando sair das mais neutras. O último ano, em que ficamos mais em nossa casa, abriu um leque de oportunidades no setor neste sentido. Muito desse novo comportamento está ligado à maior disseminação das tonalidades em outros setores, como a moda, por exemplo, bem como nos projetos de decoração e interiores. Esses ambientes, na maioria das vezes com móveis sob medida, demonstram criatividade e personalização usando uma paleta bastante diversa. E acredito que o mercado popular venha buscando inspiração nesses movimentos.

Setor Moveleiro – Aliás, qual a importância da escolha das cores / tendências em cores na assertividade de novos móveis e coleções?

Sayerlack – Sem dúvida a escolha de cores que combinem e atraiam o consumidor, que levem beleza, mas ao mesmo tempo harmonia e aconchego ao ambiente, são fatores importantes para que o mobiliário tenha boa aceitação. As percepções do consumidor mudam e constantemente vemos novas cores, às vezes mais fortes e vibrantes, às vezes mais suaves e outras buscando tons da natureza. Na verdade, essas tendências nos são apresentadas de diversas formas, seja pela moda, carros, objetos como celulares, eletrodomésticos etc., influenciando nossas escolhas. E no mobiliário não seria diferente! Fazer sempre o mesmo, com certeza em algum momento deixa de atrair o consumidor. Dessa forma, inovar e apresentar cores diferentes, e até mesmo inusitadas, podem sim trazer bons resultados. Mas existem técnicas para isso, que devem ser utilizadas de forma adequada e com o auxílio de um profissional preparado para tal.

Tendências em Cores - Rosa - Pink - Sorbet - Sayerlack

Setor Moveleiro – Dicas e sugestões de como se criar ambientes aconchegantes e em sintonia com as atuais tendências utilizando-se das cores mais em alta neste ano?

Sayerlack – Nosso conselho para os fabricantes é que não demonstrem apenas a cor isolada, o que não atrai a atenção do público. Quando mostramos uma harmonia dentro do ambiente e em peças em que o consumidor já está acostumado e faria uma aquisição sem problemas, essas fotos ou ambientes em showroom tornam-se ótimas referências tanto para o portfólio de lojistas quanto para os projetos de arquitetos e decoradores.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

Notícias em Destaque

Assine
a nossa
Newsletter