Em uma sociedade em constante evolução e crescimento, estar antenado com as tendências globais de consumo é essencial. Isso proporciona um diferencial competitivo e permite conhecer as estratégias que se destacam no mercado atual.
E pensando nisso, ao longo das últimas semanas, compartilhamos aqui na Plataforma Setor Moveleiro 10 matérias baseadas na pesquisa realizada pela Euromonitor International: Top 10 Tendências Globais de Consumo 2023, trazendo dados e indicadores confiáveis sobre o comportamento dos consumidores.
A pesquisa tem o intuito de orientar os empreendedores nas tomadas de decisões e na criação de estratégias para uma comunicação mais efetiva com seus consumidores neste ano. Trouxemos também insights de como o setor moveleiro é impactado por cada tendência, e dicas para serem adaptadas à realidade do seu empreendimento.
Confira a seguir um breve resumo das Top 10 Tendências Globais de Consumo:
1º Automação Autêntica: tecnologia como aliada para o consumo
A expansão das máquinas está crescendo visivelmente a cada dia. E 19% dos entrevistados na pesquisa disseram se sentir à vontade para resolver questões de atendimento ao cliente com um bot automatizado. Porém, a tecnologia tem um limite, e o segredo é ter equilíbrio entre a automatização e a intervenção humana.
As pessoas querem atendimento rápido e sem atrito, e a tecnologia traz opções que possibilitam economizar tempo e dinheiro. A automação proporciona aos empreendedores atenderem a esta necessidade, substituindo tarefas manuais e trazendo soluções inteligentes para questões do dia a dia dos clientes.
Embora a automação seja uma ótima solução em alguns pontos do caminho de consumo, a conexão emocional ainda é muito importante para os consumidores e deve ser valorizada. Esta conexão traz aos clientes uma visão de respeito e apreciação por parte da empresa.
Já a automação nos bastidores, proporciona uma maior produtividade e lucro, que estão além do alcance com processos manuais, ao mesmo tempo em que agrega valor ao produto. A automação autêntica é uma solução para aqueles que desejam otimizar a experiência do consumidor através da tecnologia. Enquanto a robotização, utilizando algoritmos avançados, e a hiperpersonalização são capazes de atender os clientes de acordo com suas preferências.
Interessado em implantar ou investir em tecnologia no seus negócios em 2023? Veja mais sobre como máquinas e humanos devem trabalhar juntos para atingirem melhores resultados nessa relação de consumo, na matéria completa Top 10 tendências globais de consumo em 2023: tecnologia com toque humano.
2º Consumidores Cautelosos: poder de consumo restrito
A alta dos preços e da inflação global dos últimos anos restringiu significativamente o poder de compra das pessoas. As empresas precisaram criar soluções inteligentes para não perderem suas vendas junto aos clientes com menor poder aquisitivo.
O consumidor está mais exigente, e economizar é seu principal objetivo, migrar para produtos mais acessíveis ou até renunciar a alguns itens de consumo têm se tornado comum.
As empresas também sentem os impactos da crise, assim como citamos na matéria completa sobre o assunto, Custo de vida mais alto deixa consumidores cautelosos.
O setor de móveis sofreu uma alta de preços de 20% por conta da inflação, e os empreendedores tiveram de se reinventar para não perderem seus lucros.
Flexibilização de pagamento como “buy now, play later” ou “compre agora, pague depois” foi aderida por algumas empresas que entendem as necessidades desse público, abrindo o leque de opções de pagamento para se encaixarem no bolso dos seus consumidores.
Ter programas de recompensas como descontos exclusivos e cashbacks fidelizam o cliente e o incentivam ao consumo outras vezes na mesma empresa. Quanto maior a vantagem na compra, mais satisfeito estará o seu consumidor.
3º Tempo de Tela: negociando o tempo navegação nas redes
A funcionalidade da internet vem evoluindo. As pessoas navegam por diferentes motivos, mas a grande quantidade de opções pode ser um peso. Empresas investem em formas de otimizar e gerenciar o tempo gasto em aplicativos, proporcionando uma melhor experiência para seus consumidores.
Todos nós já entramos em algum aplicativo de streaming e passamos um bom tempo tentando decidir entre tantas opções oferecidas. Ter de escolher entre tantas opções é cansativo, e pode fazer seu cliente desistir de consumir seu conteúdo, produto ou serviço. Pensando nisso, as empresas investem em soluções criativas, personalizando a experiência de acordo com a preferência dos seus clientes, sugerindo produtos similares ou complementares em plataformas de compras online.
Uma empresa que se posiciona aderindo a atitudes que visam a sustentabilidade, por exemplo, agrega valor ao seu produto e incentiva a compra mesmo quando o seu preço não é o menor praticado no mercado. Perdeu essa dica? Leia a matéria completa clicando em Tempo de Tela e Conversão de Vendas.
4º Ecoeconômicos: prezando pelo consumo sustentável
Como já comentamos, a crise econômica gerada pela pandemia trouxe preocupação aos consumidores, que viram seu poder de compra diminuir por conta da inflação e da escassez de matéria-prima. O período quarentenado trouxe também a percepção de que é possível viver com menos. Estes consumidores encontraram como solução aderir a alternativas mais em conta e sustentáveis para suprir suas necessidades, reduzir o desperdício e limitar o consumo.
O desafio para as empresas, é encontrar formas mais sustentáveis de oferecer seu produto, que sejam rentáveis e não causem grandes alterações no bolso dos seus clientes.
Na matéria Salve o seu bolso, salve o planeta: recado dos ecoeconômicos nós demos o exemplo da IKEA, empresa do setor de móveis que tem entre suas estratégias oferecer descontos em produtos e em determinadas opções de entrega.
Outras atitudes interessantes são serviços de reparações que prolongam a vida do produto. E a escolha por utilizar fontes certificadas para sua matéria-prima incentivando o reflorestamento, e a utilização de embalagens sustentáveis quando não puderem ser dispensadas.
Uma empresa que se posiciona aderindo à sustentabilidade agrega valor ao seu produto. Esta atitude incentiva a compra mesmo quando seu preço não é o menor praticado no mercado, mas pelo simples fato de serem transparentes com seus consumidores sobre a procedência de sua matéria-prima.
5º Hora do Jogo: um novo mercado dominado pelos gamers
Os games se tornaram a principal forma de entretenimento da atualidade, que fornece um escape rápido da realidade. Atualmente, os jogos atraem pessoas de todas as idades, expandindo essa comunidade e trazendo novidades para o mercado.
Os E-sports ou competições de jogos virtuais conquistam seguidores a cada dia. Pessoas interessadas em ser profissionais dos games e telespectadores que se tornam torcedores dedicados. Os gamers investem dinheiro em aprimorar suas experiências tanto com produtos virtuais quanto físicos que aumentam a imersão e o conforto para a hora do jogo.
Na matéria completa, Hora do jogo: gamificação pode ser a chave para a diferenciação num mercado competitivo e em transformação, nós demos dicas para o setor de móveis, que tem a oportunidade de adentrar este mercado através de várias estratégias como: a utilização da realidade aumentada que proporciona uma experiência de compra inovadora para os consumidores, programas de fidelidade que acumulam pontos e se assemelha a jogos, e produtos ergonômicos e personalizados que proporcionam maior conforto voltados para o público gamer.
As empresas precisam estar atentas a esta comunidade de consumo que cresce a cada dia, trazendo consigo novas oportunidades e necessidades a serem supridas.
6º Aqui e Agora: o consumo imediato motivado pela alegria
Mesmo que a responsabilidade financeira ainda seja uma preocupação, após a pandemia, uma parte considerável de pessoas está se permitindo gastar um pouco a mais em seus desejos, com o intuito de aproveitar mais a vida. Incentivar a compra motivada pela alegria de viver, crescimento pessoal e produtividade é a nova aposta das empresas.
Extravagâncias inteligentes e luxos acessíveis estão permitindo aos consumidores relaxar e lidar com o mundo. O dinheiro não é o único bem que importa para estes clientes, o tempo, a saúde e a felicidade são de igual importância.
Como citamos na matéria completa sobre este assunto, Aqui e agora: despertar a alegria é a motivação para o consumo imediato, 56% dos profissionais de varejo disseram que sua empresa não oferece opções de buy now, play later. Fornecer um maior leque de opções de pagamento é a estratégia que pode dar o incentivo que faltava para o consumo inteligente.
O marketing emocional também entra em cena. A criação de produtos segmentados para datas especiais, ofertas relâmpago e lançamentos exclusivos são as estratégias utilizadas para fomentar sentimentos que impulsionam o consumo.
A gratificação instantânea é o que impulsiona o consumidor “aqui e agora” e o fator emocional tem peso igual ou superior aos preços.
7º Rotinas Revividas: retomada de hábitos e presença física no comércio
Cansados do isolamento! O retorno aos escritórios com o aumento do fluxo de trabalho, a volta ao convívio em espaços sociais como cinemas e bares noturnos, shows, restaurantes ganharam vida novamente. E este é um momento de grande oportunidade para o setor moveleiro, conforme entramos em maiores detalhes sobre o assunto em Rotinas Revividas: consumidores retomam hábitos sociais e aumenta a presença física no comércio.
O setor de beleza, por exemplo, está retomando suas atividades e são esperados US$ 151 bilhões em vendas globais de produtos de beleza e cuidados pessoais em 2023. Esta é a oportunidade do setor moveleiro estar atento e investir nos empreendimentos na área da beleza, como spas, salões e barbearias.
A abertura de novos espaços físicos, personalizados, são uma janela de oportunidade de grande valia para os empreendedores do setor de moveleiro.
8º Ascensão Feminina: o poder e a decisão de compra das mulheres
Conquistando cada vez mais voz e espaço, não é de hoje que vemos a luta das mulheres por igualdade de direitos. Uma empresa que não se posiciona e não tem como uma das suas principais preocupações os princípios de diversidade, equidade e inclusão, que englobam a ascensão feminina, sofrerão prejuízos como consequência. O poder feminino não deve ser subestimado.
As mulheres estão dispostas a lutarem pelo o que acreditam, derrubando paradigmas e estereótipos enquanto adquirem autoridade. Suas preocupações ditam suas preferências de consumo, escolhendo produtos que oferecem maior variedade de opções que se adequam a cada mulher, e optando por trabalhar em empresas que possuem valores de DEI (Diversity, Equity and Inclusion) enraizados em sua cultura.
Na matéria completa publicada em nossa plataforma: Ascensão feminina: o poder e a decisão de compra das mulheres, nós comentamos sobre algumas estratégias para o setor moveleiro atender ao consumo do público feminino. O “teste em casa” é uma opção que ganha espaço entre as consumidoras, que são ótimas em formar opiniões e dar feedbacks sinceros sobre a experiência com a marca.
Além disso, exercitar um olhar para as diferentes necessidades femininas, variações de corpo, faixa etária e momento de vida, pode impactar no design final do produto com o intuito de melhor atendê-las.
9º Os Prósperos: a busca pelo bem-estar como tendência
Saúde mental em foco! Os prósperos são consumidores que chegaram ao ponto do esgotamento por conta de altas demandas de trabalho. Agora esse público está modificando suas escolhas para ter mais qualidade de vida.
Estes consumidores abriram novas demandas no mercado, a necessidade de realizar as tarefas de maneira mais leve, sem se sobrecarregar no processo, obrigam as empresas a usarem da criatividade para deixar os colaboradores mais à vontade e produtivos.
Como as empresas têm respondido a essas necessidades? Benefícios, horários flexíveis e outras medidas que incentivam a saúde. A criação de espaços descontraídos e personalizados se tornaram um grande diferencial competitivo, além de uma ótima oportunidade para o setor moveleiro.
Ambiente da empresa Google, em Nova York, utilizado como exemplo é um incentivo para empresas investirem em ambientes de sociabilização no trabalho e para a indústria moveleira impulsionar iniciativas como essas. Leia na matéria completa Os Prósperos: a busca pelo bem-estar como tendência em 2023. O que a indústria de móveis tem a ver com isso?
Os consumidores estão cada vez mais em busca de empresas coerentes e transparentes, e por isso, unir as estratégias internas para promover o bem-estar com um posicionamento de marketing limpo e sem muitas distrações é a chave para manter Os Prósperos voltados para sua marca.
Oferecer opções que atendam as necessidades imediatas dos seus consumidores, investindo em plataformas organizadas e uma comunicação sem ruídos pode agilizar o processo de compra para os clientes que buscam ir direto ao ponto de consumo.
O tempo é valioso! Por isso o desejo de utilizá-lo para cuidar mais de si pode ser a motivação dos seus clientes para adquirir produtos que aumentam o bem-estar.
10º Jovens e Disruptivos: a potência econômica da Geração Z
Conforme atingem a liberdade financeira, a Geração Z se posiciona de forma bem diferente das gerações anteriores no mercado. E este novo olhar é acompanhado de novidades e oportunidades para o setor moveleiro, mas também pontos de atenção!
Um público de altas expectativas! Os consumidores da geração Z estão em busca de mais do que produtos, querem se conectar e se expressar através das marcas que utilizam. Empresas que não se posicionam frente a causas de relevância social afastam seus clientes mais jovens, que não têm medo de expor suas opiniões nas redes e esperam o mesmo das empresas.
Criadores de opinião, esses consumidores confiam nas experiências reais de consumo compartilhadas por outras pessoas sobre um serviço ou produto. O “boca a boca” adaptado para o meio digital é um grande aliado das empresas que buscam se comunicar com seus clientes da geração Z.
Esta estratégia foi aplicada na prática nos exemplos descritos na matéria Jovens e disruptivos: geração Z, a próxima potência econômica, quer ter influência na inovação de produtos, onde citamos empresas que buscam personalizar ambientes, tornando-os “instagramáveis”. Atitude que incentiva o check-in nas redes e gera um marketing espontâneo pelo consumidor. Uma ótima oportunidade para o setor moveleiro que tem o poder de auxiliar na construção de ambientes visualmente atrativos.
Panorama para o Setor Moveleiro em 2023
Perspectiva de crescimento global, tecnologia avançando, empresas colaborando entre si para melhor atender seus clientes. As possibilidades estão em expansão, e a criatividade para solucionar problemas cotidianos pode destacar as empresas no mercado.
É importante lembrar que a pesquisa da Euromonitor, Top 10 Tendências de Consumo Globais 2023, é fundamentada em dados, com o intuito de trazer insights e guiar os empreendedores para estarem à frente das tendências.
O setor moveleiro possui grandes oportunidades, mas também desafios de consumo em 2023. Estar sempre atualizado e atento às necessidades do seu nicho proporcionará estratégias mais assertivas em todas as vertentes do seu empreendimento.