Tendências globais de consumo
A gente já falou bastante por aqui sobre como os dados têm se tornado o ativo mais valioso de qualquer negócio. Toda empresa deve contar com uma base de dados e indicadores confiáveis para basear seu planejamento e investimentos. O que é tendência, como está a concorrência, como anda o mercado e como os consumidores vêm se comportando?
O comportamento de consumo nunca para de se transformar e evoluir. Acompanhar essas mudanças, portanto, é essencial para o planejamento estratégico dos negócios moveleiros, inclusive no curto prazo.
Para auxiliar nessa questão, a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado e estatísticas, desenvolve todo ano um relatório para que as empresas saibam o que os consumidores realmente querem. “Nossas tendências ajudam você a sair na frente da disrupção, prever as motivações de compra e satisfazer necessidades não atendidas”, falam as responsáveis pelo estudo “Top 10 tendências globais de consumo 2023”, Alison Angus, head de prática e inovação, e Gina Westbrook, diretora de tendências de consumo.
Ao longo de diversas semanas compartilharemos aqui na Plataforma Setor Moveleiro, algumas das apostas e dos principais insights levantados pelo time da Euromonitor quando o assunto são os consumidores atuais. Use estas percepções para orientar seus investimentos, decisões e planos de crescimento em 2023.
Vamos começar… do começo!
Este é o macro-panorama de consumo que vivenciamos no mundo atualmente:
E quais são as 10 principais (ou top) tendências globais de consumo diante desse cenário em 2023?
Iniciemos pela tecnologia… mas com um toque humano!
AUTOMAÇÃO AUTÊNTICA ou TECNOLOGIA COM UM TOQUE HUMANO
O digital é uma força dominante, mas a tecnologia ainda não consegue se igualar às complexas nuances humanas.
Embora as máquinas tornem possível a conveniência e a velocidade, o poder das conexões emocionais não deve ser subestimado. As empresas precisam adotar Automação Autêntica para fortalecer a jornada de compras ou arriscarão se desgatar com os clientes.
Robôs e laços emocionais
Rápido e sem atrito. Isso é o que os consumidores esperam hoje. Eles gravitam em torno de opções rápidas e convenientes para economizar tempo e dinheiro. A automação, nesse sentido, substitui certas tarefas manuais para atender a essas demandas.
Aparelhos inteligentes detectam quando os suprimentos estão baixos e reabastecem mercadorias. Robôs já são usados para entrega final ao consumidor (last mile delivery) e serviços de recepção em hotéis. O consumo está se tornando mais passivo por causa desses avanços.
Oito em cada dez consumidores com menos de 29 anos se sentiriam à vontade para interagir com robôs. E, embora a adoção demore para faixas etárias mais elevadas, os Idosos Digitais estão diminuindo a distância entre as gerações.
A tecnologia, contudo, é apenas uma parte da equação. Os consumidores ainda anseiam pelo toque pessoal. Uma conexão emocional genuína faz com que os consumidores se sintam respeitados e apreciados.
Um fato permanece verdadeiro: os clientes querem interagir com humanos e máquinas, mas por motivos diferentes e em pontos específicos na jornada de compra.
Máquinas nos bastidores: Top 10 tendências globais de consumo
A Automação Autêntica beneficia lucratividade e produtividade nas empresas. Os robôs podem atingir níveis de precisão e velocidade além das habilidades humanas. Dessa forma, diversos líderes de mercado estão investindo nessas tecnologias para reduzir custos, otimizar operações e maximizar a eficiência.
As empresas estão focadas em melhorar a jornada do consumidor. A robótica, então, é capaz de atualizar as operações internas (backend) e automatizar tarefas manuais, enquanto os humanos conduzem interações de alto contato. Algoritmos avançados e hiper personalização ajudam seu negócio a oferecer conteúdo, produtos ou serviços selecionados que refletem as preferências distintas de seus clientes. Mas o excesso de automação deve ser uma preocupação legítima.
Confiar demais na tecnologia pode comprometer o engajamento da marca e os clientes podem se sentir desconectados se o elemento humano for removido da experiência. “Encontrar o equilíbrio certo é fundamental!”, ressaltam as especialistas da Euromonitor International.
Panorama da automação autêntica
Humanos e máquinas precisam estar em sincronia para fornecer soluções significativas. As empresas devem avaliar todos os pontos de contato no ciclo de vida do cliente. Em seguida, encontrar aqueles que podem ser totalmente automatizados versus aqueles que devem permanecer interpessoais para construir relacionamentos mais fortes com seu público.
Automação Autêntica cria valor e escala a produção, mas a aplicação precisa ser intencional. Os benefícios tecnológicos devem superar a necessidade de interações pessoais para criar uma experiência homogênea. E as melhores integrações serão indistinguíveis do intelecto humano.
Dê aos consumidores a capacidade de escolher e humanizar a tecnologia sempre que possível. A robótica que melhora a qualidade de vida e complementa a experiência humana será uma vantagem competitiva no futuro.