Preloader

Um novo conceito de fazer negócios no polo moveleiro de Ubá: Projeto Inovação

polo-moveleiro-de-uba-projeto-inovação

Meu histórico no Setor Moveleiro vem da infância. Além da herança, o interesse foi também desenvolvido por meu desejo e os propósitos pessoais de projetar meu know how de uma forma que atingisse o maior número de pessoas beneficiadas, ou seja, fazer pelo coletivo! Com esse ímpeto, então, formulei um projeto inovador cujo foco é a expansão e o aumento da performance do Polo Moveleiro de Ubá, junto a toda a cadeia produtiva espalhada por um total de 22 municípios. Vale ressaltar que o projeto atualmente conta com mais quatro municípios interessados em participar desse movimento, o que pode ocorrer até o final deste ano.

Mas o que quer dizer exatamente falar de inovação no SETOR MOVELEIRO e por que ela é fundamental neste momento?

A resposta é simples: A GLOBALIZAÇÃO E A INFORMAÇÃO estão cada dia mais conectadas aos segmentos tradicionais. Não se pode ignorar a evolução das “coisas” (não só do mundo digital), que sofreram mudanças drásticas, que ao meu ver, foram para melhor.

As tendências de mercado convergem para uma única proposta de sobrevivência. MUDAR E SE ADAPTAR TORNARAM-SE COMPORTAMENTOS E ATITUDES MAIS QUE FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS DO RAMO MOVELEIRO, bem como de todos os negócios.

O diferente e a experimentação são normais! Mudar o modelo de negócio, mudar os modelos de receitas, mudar a forma de contratar e de fazer negócios foram base da adaptação do mundo no novo normal.

Com tudo isso, nos resta falar das perspectivas e tendências do mercado regional e brasileiro. Incluindo nestas, as visões de internacionalização do polo moveleiro de Ubá que há muitos anos não se via falar.

Resgatar nossa motivação por meio de ideias inovadoras e ferramentas tecnológicas são os principais objetivos do PROJETO INOVAÇÃO

O projeto foi dividido em seis grandes eixos, cinco grandes etapas. Atualmente estamos em plena execução da ETAPA A, de SENSIBILIZAÇÃO. Os 22 municípios e cadeia produtiva regional desejam e anseiam atrair investimentos, EMPODERAMENTO do empresariado local e convergir os interesses para negócios mais sustentáveis em todos os níveis e áreas da empresa. O PROJETO INOVAÇÃO é a solução pensada para essas demandas e dores de mercado.

O lançamento oficial do projeto foi um sucesso e contou com a comitiva dos 22 municípios entre prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e autoridades locais, além da mídia regional.

Os objetivos dos municípios já estão evidentes e repercute o tamanho da missão que foi colocada para eles: FOMENTAR A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SEU TERRITÓRIO; CAPACITAR DE FORMA INTELIGENTE SEUS SERVIDORES; INVESTIR NA CRIAÇÃO DE SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL; FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO EM TODOS OS NÍVEIS.

Polo moveleiro de Ubá

Em tempo, os 22 municípios que hoje compõem o Polo Moveleiro de Ubá são: Astolfo Dutra, Cataguases, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Nesta nova configuração, o polo moveleiro de Ubá soma entre suas empresas e toda cadeia produtiva, aproximadamente 386.700 habitantes, que impulsionam cerca de 15 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.

polo-moveleiro-de-uba-projeto-inovação
Drª Caroline Balbino e Aureo Barbosa, presidente do Intersind

Os seis principais eixos temáticos do Projeto Inovação são: 

  1. Fomento e integração de novos negócios;
  2. Logística e distribuição COOPERADA;

3.Importação e Exportação de produtos e matérias-primas;

  1. Fomento do Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia;
  2. Capacitação e treinamentos;
  3. Certificação de produtos de origem do Polo.

O fomento ao ASSOCIATIVISMO e a cooperação entre o setor moveleiro mostram a força e a empatia com os pequenos e os novos negócios, tais quais e-commerces, startups e outros segmentos da cadeia produtiva moveleira.

É fundamental que tenhamos OPORTUNIDADES para que todos os empreendimentos ligados ao Polo Moveleiro de Ubá possam se articular, receber incentivos e apoio para seu crescimento e desenvolvimento.

A empreitada do PROJETO INOVAÇÃO será focada nas temáticas de urgência socioambientais, como: sustentabilidade empresarial; formalização de negócios; capacitação de lideranças; e criação de eventos de empreendedorismo.

Desejamos que o projeto projete positivamente nossas empresas, que serão treinadas a cumprir com os preceitos de ESG (ou ASG – Ambiental, Social e Governança), além de fomentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sejam bem-vindos ao PROJETO INOVAÇÃO e minha nova coluna!

Eu sou Caroline Balbino, colunista da Plataforma Setor Moveleiro. Vamos falar de inovação e empreendedorismo juntos? Vem comigo!!!

Sobre o Grupo Legalizar

Há mais de 10 anos em Ubá, o Grupo Legalizar é referência em serviços prestados no ramo do Direito Empresarial, Meio Ambiente, Projeto de Engenharia e e Segurança do Trabalho. A empresa visa atender de forma completa todos os nichos de empreendimentos industriais da região da Zona da Mata.

Sobre o Intersind

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento sustentável do APL Moveleiro de Ubá e a competitividade das empresas do polo moveleiro local, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário foi fundado 1989, na cidade de Ubá, nomeada recentemente como Capital Estadual da Indústria Moveleira.

Encontre Caroline Balbino nas redes sociais:

LinkedIn: linkedin.com/in/carolinebalbino/

Facebook: facebook.com/carolinedepaulabalbino

Instagram: instagram.com/carolinebalbinooficial

Youtube: youtube.com/channel/UC9yEdemhaDbAzKSGpwcZmqQ/videos

Siga-nos nas redes sociais!

 

Veja também