Uma semana para o 60º Salone del Mobile em Milão, na Itália

Uma semana para o 60º Salone del Mobile em Milão, na Itália

1 de junho de 2022Categories: Feiras

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Após dois anos, o Rho Fiera, em Milão, na Itália, reabre suas portas para o Salone del Mobile como o conhecemos: grandioso, repleto de pessoas e com milhares de empresas de diversas partes do mundo. De 07 a 12 de junho de 2022, já na próxima semana, o espaço recebe dois mil expositores, incluindo mais de uma dezena de empresas brasileiras, entre elas nove marcas ligadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Tendo a sustentabilidade como motor propulsor da temática central da 60ª edição — “Projetar para o nosso futuro” —, todas as marcas estão sendo convidadas a pensar nos estandes com critérios sustentáveis, seguindo o conceito da grande instalação “Design with Nature” (“Design com Natureza”), de 1.400 m², projetada pelo arquiteto Mario Cucinella. A instalação celebra os 60 anos do Salone e ficará localizada no Pavilhão 15, como parte do S.Project, narrando um ecossistema virtuoso que representará idealmente o futuro da vida doméstica.

Brasil no 60º Salone del Mobile.Milano

Maior evento voltado ao setor moveleiro no planeta, a tão aguardada 60ª edição do Salone del Mobile.Milano marca o retorno das atividades da feira ao seu formato tradicional.

Tendo a sustentabilidade, portanto, como temática central, a questão conversa muito bem com os princípios e diferenciais da indústria brasileira do mobiliário.

Sexta maior produtora de móveis no mundo e exportando para 172 países nos cinco continentes, de acordo com a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), a indústria brasileira vem tanto expandindo sua atuação internacional — com as exportações de móveis e colchões crescendo na casa dos 50% no último ano, superando níveis registrados no pré-pandemia — como também vem ampliando seus investimentos, que saltara 176% em 2021 sobre o ano anterior.

“São os resultados destes investimentos, espelhados em produtos com cada vez mais qualidade, tecnologia, funcionalidade, adequação ambiental e design agregado, que nove grandes fabricantes brasileiras irão apresentar em Milão em 2022”, pontua a ABIMÓVEL, que atua na promoção internacional dessas empresas por meio do Projeto Brazilian Furniture, realizado pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). São elas:

brasil-salone-del-mobile-milano

Vale ressaltar que esta é a primeira vez em que uma empresa brasileira estará expondo dentro dos pavilhões da EuroCucina. Uma das mais aguardadas mostras na programação do Salone, dando foco especial ao design e à tecnologia empregados ao mobiliário e soluções para a cozinha. “A Ornare apresentará suas linhas state-of-the-art, entre peças já premiadas internacionalmente e novidades da próxima temporada”, conta a ABIMÓVEL.

Salone del Mobile.Milano

“Depois de dois anos muito difíceis devido à pandemia, o Salone está olhando para frente. O objetivo é ambicioso: demonstrar que é possível — e crucial — voltar a realizar grandes eventos internacionais presencialmente. Incorporando, ainda, a consciência ambiental na produção de móveis”, pontua a presidente da feira, Maria Porro.

“O Salone del Mobile sempre foi um catalisador de criatividade, positividade e energia. Sempre fomos um lugar de diálogo e construção, tanto em Milão quanto nas edições de Xangai [China] e Moscou [Rússia]. Agora, estamos tão chocados quanto todos com a guerra na Ucrânia, e acreditamos ainda mais na importância de nos colocar como uma ponte entre culturas e estilos abertos ao mundo”, continua a presidente.

Ela completa: “É por isso que garantimos que o trabalho dos expositores volte a ser o centro das atenções. O evento funciona como uma tela em branco para todos os seus protagonistas – empresas, marcas e designers – permitindo que projetem suas próprias identidades, promovam seus próprios conteúdos e possam contar suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade de design. Não podemos ficar parados. Na verdade, temos o dever de avançar ainda mais rápido na direção de soluções de design, produção e distribuição, que sejam tão sustentáveis ​​quanto possível. O que precisamos hoje é uma abordagem ética ao design”.

Overview Salone 2022

No geral, a programação de 2022 envolverá mais de dois mil expositores. O Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e a mostra Workplace3.0 oferecerão muitos caminhos estéticos, nos quais os carros-chefes são produtos de qualidade e frutos de pesquisa. O evento de junho também contará com as exposições bienais EuroCucina e seu evento colateral, a FTK (Technology For the Kitchen), além da Exposição Internacional de Banheiros.

Retornando após a sua estreia em 2019, o S.Project, exposição dedicada a produtos de design e soluções de projetos de grande dimensão, vai destacar as linhas de investigação mais significativas em superfícies e soluções que permitirão transferir o design de peças individuais para ambientes inteiros.

Mais de 600 jovens designers também participam da 23ª edição do SaloneSatellite. O tema deste ano é “Desenhando / Projetando para o nosso próprio futuro”. Esta edição nos convida a refletir sobre o design “inclusivo”, promovendo autonomia, conforto, movimento, usabilidade, interação e segurança para todos.

Após a experiência supersalone no ano passado, ainda, um programa de Talks agregará ao mix conversas e debates com as figuras mais marcantes do cenário do design contemporâneo. A curadoria é formada por: Chiara Alessi, Maria Cristina Didero e Beatrice Leanza.

Programação Brazilian Furniture na Semana de Design de Milão 2022

Em 2022, além de levar nove marcas para os famosos pavilhões do Rho Fiera Milano, onde ocorre o Salone; e outras nove para a mostra “Poesia do Cotidiano”, organizada pela ApexBrasil no Fuorisalone; a ABIMÓVEL organiza também a exibição “Design Transforma Milão”, que reúne 22 fabricantes e 24 designers de móveis ligados ao programa Brasil Design + Indústria (programa de design integrado à indústria) para a criação de uma real imersão no universo da criatividade e do mobiliário brasileiro contemporâneo. A gente fala mais sobre isso na semana que vem.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião