Enquanto caminhamos em direção a um amanhã mais prático e interconectado, a disrupção no varejo só irá acontecer plenamente quando houver uma mudança de pensamento e de comportamento dentro das empresas para que, então, a evolução tecnológica seja intrínseca, saindo do papel.
“As empresas que atendem o varejo devem desenvolver soluções que sejam aplicáveis à realidade nacional e que possam ser absorvidas sem atrito e com agilidade, para que se tornem parte da cultura varejista no País”, ressalta Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro e responsável por ministrar a palestra “O Futuro do Varejo” durante a edição 2022 do Varejo Experience Brasil, que inspirou uma série de conteúdos na Plataforma Setor Moveleiro durante os últimos meses.
Com diversas temáticas, que passaram pela história do varejo até as transformações digitais, prosseguindo por questões cruciais como atendimento, omnicanalidade, sustentabilidade, governança, novas modalidades de pagamento e entrega, gestão de dados e muito, muito foco no cliente, a maior contextualização só pode ser uma: o futuro do varejo é figital, unindo o mundo físico ao digital! Mas, mais do que isso, o futuro do varejo será cada vez mais centrado na experiência do cliente.
Perdeu algum conteúdo? Reveja agora todos os artigos da série “O Futuro do Varejo” na Plataforma etor Moveleiro:
1- O passado, o presente e o futuro do varejo!
2- Mercado prevê faturamento de R$169,5 bilhões no varejo eletrônico em 2022: crescimento seria de 12%
3- Atenção: omnicanalidade é diferente de multicanalidade
4- Mapeando o comportamento do cliente: varejo sem atrito
5- Distanciamento social como tendência no varejo
6- Varejo do futuro: saiba usar a tecnologia a favor da sua empresa e do seu cliente
7- Novo coletivo: novas formas de consumir, novas formas de entregar
8- ESG no varejo: sustentabilidade e preocupação social como fatores de tomada de decisão
9- Transformação cultural do varejo: o que esperar para o futuro?