Na semana passada nós falamos sobre como a tecnologia vem colaborando para o distanciamento social e a segurança dos consumidores no comércio. Ressaltando, também, o amadurecimento e o desenvolvimento do metaverso no varejo do futuro.
Como explicou Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro, em sua palestra “O Futuro do Varejo”, durante a Varejo Experience Brasil 2022, “os entusiastas dessa inovação, vista por muitos como o futuro da internet e das relações sociais, acreditam que as empresas que investirem nessa abordagem desde agora poderão obter grandes vantagens a médio prazo”.
Embora o metaverso seja ainda difícil de ser explicado, contudo, fica mais fácil de entendê-lo ao tratarmos individualmente de cada um dos pontos que o compõem: Realidade Virtual, Realidade Aumentada e a Internet. E esta é nossa missão hoje!
Realidade Aumentada: a experiência somada ao produto no varejo do futuro
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Com isso, além de poder comprar online, essa tecnologia permite que o consumidor experimente produtos no conforto do seu lar, por meio de ferramentas como as de webrooming.
O que pode, inclusive, funcionar muito bem para a área de móveis e decoração, mas também de moda e acessórios, entre tantas outras.
Os resultados de sua aplicação no varejo têm sido mais que satisfatórios: um estudo do Snap Inc. em parceria com a Deloitte Digital diz que a tecnologia gera 94% mais taxa de conversão, ou seja, mais vendas.
A pesquisa também prevê que no varejo do futuro, até 2025, cerca de 4,3 bilhões de pessoas no mundo deverão explorar algum tipo de RA em seu dia a dia; hoje esse volume é de 1,5 bilhão.
Realidade Aumentada x Realidade Virtual
Ressalta-se que, a realidade aumentada atua mais como um complemento da realidade, incluindo elementos virtuais em cenários reais.
Já a realidade virtual cria um mundo totalmente novo, imergindo o usuário literalmente em outra realidade. Por isso conta com o uso dos óculos e, em alguns casos, de fones de ouvido, podendo ser aplicada no varejo, desde o treinamento de funcionários até as vendas. Possibilitando, assim, que os clientes tenham acesso a funcionalidade de determinados produtos, inclusive na loja física, antes mesmo de chegar em suas casas.
Chatbots
O chatbot é outro mecanismo inteligente considerado um auxiliar de vendas, que já faz muito sucesso hoje e pode crescer ainda mais. Ele atua a partir de um software de computador que imita a conversação de um atendente humano. O Bot, então, é programado a partir de uma rede neural similar ao cérebro e aprende enquanto interage com os usuários.
Dessa forma, o consumidor pode ser atendido em um curto espaço de tempo, além de sanar dúvidas referentes a produtos, entrega, qualidade e pagamento. Assim, quanto mais o bot é acionado, mais precisamente ele responde a perguntas feitas referentes aos produtos comercializados e serviços oferecidos.
Atualmente, a criação de tal mecanismo é possível em Whatsapp, Facebook, Telegram, sistemas de call center e lojas virtuais. Entre as vantagens de utilizar tal tecnologia está a redução de custos operacionais, desoneração de atendentes de dúvidas e trabalhos repetitivos, ampliação do engajamento com o público-alvo e captação de potenciais clientes etc.
Mas, lembre-se, é sempre importante tomar cuidado para o “barato não sair caro”. Enquanto a automatização vem se mostrando essencial inclusive para a melhoria do atendimento e da experiência de compra do cliente, o excesso ou o uso inadequado podem impactar negativamente na qualidade e satisfação dos clientes — nós falamos mais sobre isso AQUI.