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Os últimos acontecimentos ao redor do mundo tem alterado significativamente o modo de vida das pessoas. E esses novos hábitos refletem também – e diretamente – em suas características de consumo. Nesta reportagem, a Plataforma Setor Moveleiro traz uma das últimas pesquisas da WGSN (Worth Global Style Network), sobre as tendências de consumo para 2025.
De acordo com o documento, serão quatro os principais tipos de consumidores para o ano de 2025: os neo-niilistas, os redutores, os protetores do tempo e os pioneiros. Como os próprios nomes já indicam, são pessoas que passaram a valorizar questões como as mudanças climáticas e a sustentabilidade, a melhor gestão do tempo, entre outras.
O consumo de produtos de mobiliário, em especial, é diretamente afetado por essas mudanças de comportamento. Por exemplo, o consumidor preocupado com a emissão de gases e com as mudanças climáticas vai buscar empresas que usem madeira certificada. Os que valorizam o tempo e trabalham de casa, vão precisar de móveis multifuncionais que facilitem a sua rotina.
Portanto, é fundamental ficar de olho nestes comportamentos e tendências durante toda a etapa de desenvolvimento dos produtos. Além da fase de promoção e comunicação com esse consumidor para que ele possa perceber o valor proposto.
Conheça cada um dos perfis das tendências de consumo para 2025
Os neo-niilistas
Por definição, o niilista é alguém cético em relação à realidade. Os neo-niilistas da pesquisa da WGSN são aqueles consumidores que “estão buscando a felicidade e um novo sentido de propósito longe do mainstream”. Eles não buscam tentar entender um mundo tomado pela incerteza e não esperam que os problemas do mundo sejam resolvidos pelos governos e instituições.
Seu consumo, portanto, nada terá a ver com os produtos da moda. Em busca de propósito e com características alternativas, eles também devem buscar certa exclusividade no que compram. A autenticidade também deve estar presente na hora de se comunicar com esse consumidor.
Os redutores
Aqui, a ideia é reduzir o tempo que esses consumidores passam na vida digital. Quase uma ressaca do período de pandemia, quando boa parte dos serviços e atividades aconteciam de forma remota. Esses consumidores querem restabelecer as conexões do mundo físico, voltar a conviver com as pessoas. Em casa, isso pode refletir em áreas de estar e lazer bem equipadas, com mobiliário confortável e que convide às reuniões e festas.
Outra característica desse consumidor é acreditar que o crescimento econômico deve priorizar as pessoas e o planeta. Ou seja, a sustentabilidade guia o seu comportamento de consumo. Eles também apoiam o comércio local desde o início da pandemia da covid-19. O dado é da pesquisa WGSN Insight.
Protetores do Tempo
Se tem algo que não se recupera é o tempo. Esse tipo de consumidor sabe bem disso e busca proteger esse esse ativo tão valioso. Isso acontece tanto em suas atividades diárias quanto na escolha dos produtos. Mais do que coisas, eles preferem acumular experiências memoráveis.
- Veja também – Envelhecimento populacional: as empresas estão preparadas para atender a esta parcela de consumidores idosos?
Portanto, suas compras serão baseadas mais na qualidade do que na quantidade. É importante, na venda do mobiliário para esse consumidor, que fiquem claros os atributos do produto. Sua durabilidade e atemporalidade serão valorizadas por esse consumidor.
Pioneiros
Produtos inovadores são a chave para chamar a atenção desse consumidor. Eles vivem entre o mundo físico e o digital. E são atraídos por produtos e serviços que permitam esse trânsito. Os Pioneiros precisam de soluções que melhorem o mundo, como um design universal ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais.
Como ter sucesso com as tendências de consumo para 2025
No estudo, a WGSN lista quatro estratégias para ter sucesso com esses novos consumidores:
Reduza a pressão nesta era policrise
As empresas devem ajudar o consumidor a passar pelo momento de crise que vive o mundo atual. Inflação, recessão, crise climática e instabilidade geopolítica estão entre os principais problemas. As marcas podem e devem oferecer sentimentos de calma e escapismo, com produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas.
Crie conexões e comunidades
O produto e a comunicação com o cliente devem trazer um senso de proximidade. Tratar as pessoas e o planeta com gentileza e respeito é a melhor forma de criar uma comunidade fiel e duradoura.
Priorize a qualidade, não a quantidade
Para se destacar no mercado, ofereça algo melhor – não algo a mais – e seja claro com o consumidor sobre como os seus produtos e serviços vão agregar valor e enriquecer a vida dele.
Ajude as pessoas a transitar entre diferentes realidades
Com os estilos de vida híbridos em alta e o metaverso se desenvolvendo, será essencial ajudar as pessoas a alternar entre as diversas versões de si mesmas e a proteger a privacidade delas em um mundo com limites cada vez menos claros.
Nesta matéria, você conheceu:
- Os quatro tipos de consumo dentro das tendências de 2025, de acordo com a WGSM.
- Suas principais características e dicas para atendê-los melhor dentro da indústria moveleira.
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