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WGSN revela tendências de consumo para 2025

Tendências de consumo para 2025

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Os últimos acontecimentos ao redor do mundo tem alterado significativamente o modo de vida das pessoas. E esses novos hábitos refletem também – e diretamente – em suas características de consumo. Nesta reportagem, a Plataforma Setor Moveleiro traz uma das últimas pesquisas da WGSN (Worth Global Style Network), sobre as tendências de consumo para 2025.

De acordo com o documento, serão quatro os principais tipos de consumidores para o ano de 2025: os neo-niilistas, os redutores, os protetores do tempo e os pioneiros. Como os próprios nomes já indicam, são pessoas que passaram a valorizar questões como as mudanças climáticas e a sustentabilidade, a melhor gestão do tempo, entre outras.  

O consumo de produtos de mobiliário, em especial, é diretamente afetado por essas mudanças de comportamento. Por exemplo, o consumidor preocupado com a emissão de gases e com as mudanças climáticas vai buscar empresas que usem madeira certificada. Os que valorizam o tempo e trabalham de casa, vão precisar de móveis multifuncionais que facilitem a sua rotina.

Portanto, é fundamental ficar de olho nestes comportamentos e tendências durante toda a etapa de desenvolvimento dos produtos. Além da fase de promoção e comunicação com esse consumidor para que ele possa perceber o valor proposto.  

Conheça cada um dos perfis das tendências de consumo para 2025

Os neo-niilistas 

Por definição, o niilista é alguém cético em relação à realidade. Os neo-niilistas da pesquisa da WGSN são aqueles consumidores que “estão buscando a felicidade e um novo sentido de propósito longe do mainstream”. Eles não buscam tentar entender um mundo tomado pela incerteza e não esperam que os problemas do mundo sejam resolvidos pelos governos e instituições. 

Seu consumo, portanto, nada terá a ver com os produtos da moda. Em busca de propósito e com características alternativas, eles também devem buscar certa exclusividade no que compram. A autenticidade também deve estar presente na hora de se comunicar com esse consumidor.

Os redutores

Aqui, a ideia é reduzir o tempo que esses consumidores passam na vida digital. Quase uma ressaca do período de pandemia, quando boa parte dos serviços e atividades aconteciam de forma remota. Esses consumidores querem restabelecer as conexões do mundo físico, voltar a conviver com as pessoas. Em casa, isso pode refletir em áreas de estar e lazer bem equipadas, com mobiliário confortável e que convide às reuniões e festas

Outra característica desse consumidor é acreditar que o crescimento econômico deve priorizar as pessoas e o planeta. Ou seja, a sustentabilidade guia o seu comportamento de consumo. Eles também apoiam o comércio local desde o início da pandemia da covid-19. O dado é da pesquisa WGSN Insight.

Protetores do Tempo

Se tem algo que não se recupera é o tempo. Esse tipo de consumidor sabe bem disso e busca proteger esse esse ativo tão valioso. Isso acontece tanto em suas atividades diárias quanto na escolha dos produtos. Mais do que coisas, eles preferem acumular experiências memoráveis. 

Portanto, suas compras serão baseadas mais na qualidade do que na quantidade. É importante, na venda do mobiliário para esse consumidor, que fiquem claros os atributos do produto. Sua durabilidade e atemporalidade serão valorizadas por esse consumidor. 

Pioneiros

Produtos inovadores são a chave para chamar a atenção desse consumidor. Eles vivem entre o mundo físico e o digital. E são atraídos por produtos e serviços que permitam esse trânsito. Os Pioneiros precisam de soluções que melhorem o mundo, como um design universal ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais. 

Como ter sucesso com as tendências de consumo para 2025

No estudo, a WGSN lista quatro estratégias para ter sucesso com esses novos consumidores:

Reduza a pressão nesta era policrise

As empresas devem ajudar o consumidor a passar pelo momento de crise que vive o mundo atual. Inflação, recessão, crise climática e instabilidade geopolítica estão entre os principais problemas. As marcas podem e devem oferecer sentimentos de calma e escapismo, com produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas. 

Crie conexões e comunidades

O produto e a comunicação com o cliente devem trazer um senso de proximidade. Tratar as pessoas e o planeta com gentileza e respeito é a melhor forma de criar uma comunidade fiel e duradoura.

Priorize a qualidade, não a quantidade

Para se destacar no mercado, ofereça algo melhor – não algo a mais – e seja claro com o consumidor sobre como os seus produtos e serviços vão agregar valor e enriquecer a vida dele.

Ajude as pessoas a transitar entre diferentes realidades

Com os estilos de vida híbridos em alta e o metaverso se desenvolvendo, será essencial ajudar as pessoas a alternar entre as diversas versões de si mesmas e a proteger a privacidade delas em um mundo com limites cada vez menos claros.

Nesta matéria, você conheceu:

  • Os quatro tipos de consumo dentro das tendências de 2025, de acordo com a WGSM.
  • Suas principais características e dicas para atendê-los melhor dentro da indústria moveleira.

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