Planejamento e cautela. Essas são as duas palavras que melhor definem um perfil de consumidores formado por 5% da população global. Continuando nossa jornada pelos caminhos para a compra, de acordo com o olhar da Euromonitor International — referência mundial em comportamento de consumo —, hoje falaremos de um grupo de pessoas que pesquisa antes de comprar e muito dificilmente é atraído por modismos ou realiza compras por impulso.
Caminhos para a compra
Os chamados “planejadores cautelosos” sabem o que querem. Geralmente, portanto, decidem o que vão comprar antes mesmo de irem às compras. Sendo improvável, assim, que se desviem de suas listas para adquirirem itens não essenciais. Eles também são altamente propensos a realizar pesquisas aprofundadas na Internet e até mesmo na loja física antes de tomar sua decisão. Garantindo, dessa forma, que estão totalmente cientes dos recursos e do custo-benefício de cada produto ou serviço.
Ou seja, em seus caminhos para a compra, não apenas planejam com antecedência, mas é altamente provável que se concentrem no futuro. Frequentemente procurando, então, maneiras de economizar dinheiro para um futuro financeiro melhor. Entre seus hábitos de compra está o fato de muitas vezes analisarem com cautela as etiquetas e avaliações adicionais do que pretendem comprar antes de pagarem por algo. Dessa maneira, quase nunca são influenciados pelas últimas tendências ou sentem a necessidade de acompanhar os novos produtos da moda. Sendo pouco provável que sigam propagandas ou a recomendação de influenciadores e celebridades.
Isso não quer dizer, no entanto, que eles não atribuem importância à qualidade e às marcas bem confiáveis. Porém, economizar dinheiro é extremamente importante para esses consumidores. Com isso, os planejadores cautelosos estão dispostos a desviarem de suas compras habituais caso um produto alternativo apresente uma melhor relação custo-benefício.
Caminhos para a compra: melhores maneiras de conquistar os Planejadores Cautelosos
- Rotulagem fácil de entender, com informações claras sobre preço e recursos para facilitar a tomada de decisão durante a fase de pesquisa do caminho até a compra;
- Produtos com preços competitivos;
- Avaliações e depoimentos independentes claramente delineados;
- Recompensas ou programas de fidelidade e descontos em marcas e produtos adquiridos regularmente;
- Serviços convenientes para facilitar compras rápidas juntamente com uma experiência de compra única e memorável.