Depois de falarmos na última semana sobre um perfil de consumidores mais conservador, que não segue tendências e geralmente se limita às compras essenciais, hoje iremos nos inspirar com o comportamento de consumo de outro grupo em ascensão: os “Aventureiros Inspirados”. Em comum com os “Conservadores Caseiros”, eles compartilham o prazer de passarem o tempo curtindo a si mesmos, ou seja, na própria companhia. Diferente do perfil anterior, porém, conhecido por apreciar o tempo em casa, os aventureiros querem mesmo é viver experiências no mundo lá fora, incluindo novos lugares, povos e culturas.
Apesar do nome, porém, eles são cautelosos na forma de gastar dinheiro, buscando por um bom custo-benefício. No caso deles, no entanto, fazem isso ao optar por produtos de qualidade superior, especialmente de marcas bem conhecidas e premium. Isso não quer dizer, no entanto, que eles supervalorizam a imagem ou o status pessoal, a exemplo dos consumidores mais destemidos — relembre este perfil aqui.
Em vez disso, suas decisões de compra são geralmente influenciadas pelo preço, portanto, provavelmente oscilam entre marcas e produtos, dependendo do “valor pelo dinheiro”. Isso porque, como bons aventureiros que são, eles estão dispostos a experimentar novos produtos e serviços, especialmente se eles tiverem preços competitivos e contiverem os mesmos recursos de suas compras habituais.
Dessa forma, apesar de representarem atualmente 3% da população, trata-se de um perfil em ascensão e que deve ser acompanhado de perto. Pois pode ser um ótimo público para testar o valor percebido de lançamentos em produtos, serviços e experiências.
Comportamento de consumo
Essa inteligência financeira no comportamento de consumo vem do fato de serem incrivelmente focados no futuro. Muitas vezes economizando dinheiro e planejando com antecedência. Justamente por focar em resultados, então, eles são continuamente inspirados a se aprimorarem, seja por meio de sua carreira, saúde pessoal, questões globais ou relacionamentos com parentes e amigos.
Aliás, eles dão grande importância ao bem-estar físico e mental, participando frequentemente de atividades outdoor, exercitando-se e tomando medidas preventivas contra o envelhecimento, como o consumo regular de vitaminas e suplementos. Essas metas de vida mais amplas são extremamente importantes para este grupo e têm grande probabilidade de influenciar suas ações e comportamento em geral. O Aventureiro Inspirado dá importância às experiências, mas é improvável que invista muito dinheiro nelas. Por isso mesmo, a melhor forma de atraí-los é vendendo conceitos sem onerar o valor.
Também é improvável que eles gostem de fazer compras, geralmente conduzindo suas pesquisas on-line antes de tomar uma decisão. Os consumidores com essas características também buscam transações rápidas e serviços de compras convenientes. Ou seja, tem no e-commerce um grande aliado.
Caminho para as compras: melhores maneiras de conquistar os Aventureiros Inspiradores
- Divulgação de produtos que melhoram a saúde pessoal, o bem-estar e o autocuidado;
- Promoção clara de baixo custo, descontos e valor pelo dinheiro;
- Serviços convenientes para facilitar compras rápidas;
- Priorização de produtos e serviços que lhes permitem melhorar – incluindo carreira, saúde pessoal, questões globais e relações pessoais.