Comportamento de consumo dos aventureiros e inspirados

Comportamento de consumo dos aventureiros e inspirados

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

comportamento de consumidor Plataforma Setor Moveleiro Euromonitor International

Depois de falarmos na última semana sobre um perfil de consumidores mais conservador, que não segue tendências e geralmente se limita às compras essenciais, hoje iremos nos inspirar com o comportamento de consumo de outro grupo em ascensão: os “Aventureiros Inspirados”. Em comum com os “Conservadores Caseiros”, eles compartilham o prazer de passarem o tempo curtindo a si mesmos, ou seja, na própria companhia. Diferente do perfil anterior, porém, conhecido por apreciar o tempo em casa, os aventureiros querem mesmo é viver experiências no mundo lá fora, incluindo novos lugares, povos e culturas.

comportamento de consumidor Plataforma Setor Moveleiro Euromonitor International

Apesar do nome, porém, eles são cautelosos na forma de gastar dinheiro, buscando por um bom custo-benefício. No caso deles, no entanto, fazem isso ao optar por produtos de qualidade superior, especialmente de marcas bem conhecidas e premium. Isso não quer dizer, no entanto, que eles supervalorizam a imagem ou o status pessoal, a exemplo dos consumidores mais destemidos — relembre este perfil aqui.

Em vez disso, suas decisões de compra são geralmente influenciadas pelo preço, portanto, provavelmente oscilam entre marcas e produtos, dependendo do “valor pelo dinheiro”. Isso porque, como bons aventureiros que são, eles estão dispostos a experimentar novos produtos e serviços, especialmente se eles tiverem preços competitivos e contiverem os mesmos recursos de suas compras habituais.

Dessa forma, apesar de representarem atualmente 3% da população, trata-se de um perfil em ascensão e que deve ser acompanhado de perto. Pois pode ser um ótimo público para testar o valor percebido de lançamentos em produtos, serviços e experiências.

Comportamento de consumo

Essa inteligência financeira no comportamento de consumo vem do fato de serem incrivelmente focados no futuro. Muitas vezes economizando dinheiro e planejando com antecedência. Justamente por focar em resultados, então, eles são continuamente inspirados a se aprimorarem, seja por meio de sua carreira, saúde pessoal, questões globais ou relacionamentos com parentes e amigos.

Aliás, eles dão grande importância ao bem-estar físico e mental, participando frequentemente de atividades outdoor, exercitando-se e tomando medidas preventivas contra o envelhecimento, como o consumo regular de vitaminas e suplementos. Essas metas de vida mais amplas são extremamente importantes para este grupo e têm grande probabilidade de influenciar suas ações e comportamento em geral. O Aventureiro Inspirado dá importância às experiências, mas é improvável que invista muito dinheiro nelas. Por isso mesmo, a melhor forma de atraí-los é vendendo conceitos sem onerar o valor.

Também é improvável que eles gostem de fazer compras, geralmente conduzindo suas pesquisas on-line antes de tomar uma decisão. Os consumidores com essas características também buscam transações rápidas e serviços de compras convenientes. Ou seja, tem no e-commerce um grande aliado.

Caminho para as compras: melhores maneiras de conquistar os Aventureiros Inspiradores

  • Divulgação de produtos que melhoram a saúde pessoal, o bem-estar e o autocuidado;
  • Promoção clara de baixo custo, descontos e valor pelo dinheiro;
  • Serviços convenientes para facilitar compras rápidas;
  • Priorização de produtos e serviços que lhes permitem melhorar – incluindo carreira, saúde pessoal, questões globais e relações pessoais.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Economia

    A soma das riquezas produzidas pelo País caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto […]

  • A dinâmica é simples: menos renda, menos consumo. A variação de renda no Brasil somada ao aumento da informalidade no […]

  • Categories: Design
  • Categories: Colunistas

    A internacionalização de empresas vem se tornado uma possibilidade bem interessante para os negócios, especialmente para aqueles que descobriram após […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião