Com mudanças políticas, sociais e digitais ocorrendo rapidamente é mais importante do que nunca para as marcas e profissionais se alinharem aos valores e estilos de vida dos consumidores. Isso, claro, se quiserem garantir sucesso no presente e no futuro. É justamente esta a intenção por trás de nossa série que chega ao fim hoje: “Entendendo os caminhos para a compra”.
Utilizando das informações e análises levantadas pela Euromonitor International em seu estudo “Understanding the Path to Purchase – 2021 Global Consumer Types”, em que a instituição aponta os principais hábitos e perfis de consumo em ascensão neste ano, nosso objetivo foi aplicar essas características na jornada de compra do mobiliário. Sendo o setor moveleiro, como sabemos, um dos mais influenciados pelas transformações ocorridas a partir do acirramento da pandemia e da imposição do isolamento social no combate ao Coronavírus.
Caminhos para a compra
Embora muitas empresas identifiquem segmentos de mercado usando apenas dados demográficos. Poucas concordariam que os consumidores possam ser definidos apenas por padrões de idade, sexo ou renda, desconsiderando-se os interesses e individualidade de cada um. Para superar esse problema, portanto, a Euromonitor International foi além da demografia padrão, baseando-se numa série contínua de tipos de consumidores distintos, voltados para a personalidade e os hábitos, tanto em nível global quanto nacional.
Levando em consideração o número de questões políticas, ambientais, sociais e de direitos humanos que ganharam destaque em 2020, portanto, mais consumidores sentiram que precisavam agir este ano. Como resultado, a análise de Tipos de Consumidores de 2021 mostra que houve um aumento no número de consumidores categorizados como Lutadores Destemidos e Ativistas Empoderados.
Contraditoriamente, devido à incerteza financeira, perda de empregos e recessão econômica, muitos consumidores tornaram-se mais focados em seu próprio bem-estar pessoal e segurança financeira. Aderindo, assim, a hábitos de poupança e dando importância à felicidade individual. Essas mudanças de comportamento podem ter resultado no aumento do número de Tradicionalistas Seguros e Otimistas Equilibrados ao redor do mundo.
Mas quais são, afinal, os perfis de consumo mais em voga no Brasil atualmente?
Bem, segundo a Euromonitor, de acordo com os perfis por eles nomeados, os principais tipos de consumidores com impacto no mercado brasileiro atualmente são:
Otimistas Equilibrados – Consumidores que buscam por um estilo de vida equilibrado, focando-se em curtir o presente ao mesmo tempo em que planejam para o futuro. Frequentemente priorizam tempo para a família, amigos e para si mesmo.
Conservadores Caseiros – Consumidores que priorizam as relações familiares e questões pessoais. É improvável que dêem muita atenção à imagem ou que sigam as últimas tendências.
Ativistas Empoderados – Consumidores que priorizam autenticidade e estão frequentemente preocupados com os problemas globais. Considerando de maneira cuidadosa suas ações e comportamentos para assegurar que estejam alinhados com seus valores.
Gastadores Impulsivos – Orientados por pechinchas e descontos, esses consumidores estão em busca das últimas tendências. Usualmente procurando por experiências personalizadas e envolventes, de viagens ao mobiliário
Tradicionalistas Seguros – Esses consumidores ativamente evitam comprar. Sendo mais facilmente influenciados pelo preço e optando por alternativas mais baratas.
E onde está o tão falado entusiasta digital?
Nas análises dos “Tipos de Consumidores”, realizadas pela Euromonitor International em 2019 e 2020, um consumidor foi amplamente observado: o Consumidor Digital. Este tipo de consumidor tinha uma grande afinidade com o mundo digital, muitas vezes escolhendo experiências virtuais em vez das da vida real e preferindo plataformas on-line para fazer compras, bem como se comunicar.
Devido à pandemia de Coronavírus, no entanto, muitos consumidores foram forçados a alterar seus hábitos e comportamento devido a limitações e outras políticas governamentais que restringiam o movimento. Compras on-line, reuniões e eventos virtuais eram procurados por muitos consumidores que buscavam uma forma de se conectar com o mundo.
Devido a ampliação do acesso à tecnologia e da massificação do uso da Internet pela maioria dos consumidores globais, como foi observado nas informações coletadas na pesquisa” Voice of the Consumer: Lifestyles Survey” de 2021, as características definidoras do Entusiasta Digital já não são mais exclusivas de um determinado perfil de consumo. Pelo contrário, replicando-se nos mais variados tipos de consumidores, que buscam por tecnologia para facilitar seu dia a dia.
Dessa forma, com este perfil deixando de ser um definidor de público, tornando-se, na verdade, uma característica de grande parte das pessoas em 2021.
Quer conhecer mais perfis em ascensão ao redor do mundo, colaborando com seu planejamento tanto para o mercado brasileiro quanto externo? Baixe gratuitamente o estudo “Understanding the Path to Purchase – 2021 Global Consumer Types” (em inglês): CLIQUE AQUI.