A crescente urbanização e a popularização dos espaços compactos trouxeram novos desafios e oportunidades para o setor moveleiro. Nesse contexto, o mobiliário multifuncional é considerado uma solução inovadora e prática para otimizar ambientes reduzidos, sem abrir mão do estilo e da funcionalidade. Boa leitura!
A tendência crescente de viver em espaços menores, impulsionada pela urbanização e mudanças de estilo de vida, destacou a importância do mobiliário multifuncional.
Esse tipo de mobiliário, por sua vez, oferece uma solução inovadora para otimizar espaços reduzidos, combinando múltiplas funções em uma única peça.
Nesse sentido, exemplos comuns incluem sofás-cama, mesas dobráveis e camas com armazenamento integrado. Esses móveis são essenciais para proporcionar praticidade e flexibilidade em casas e apartamentos pequenos.
Democratização do mobiliário multifuncional
Portanto, é importante pontuar que é papel do designer a democratização dessas soluções, aplicando-as de forma a torná-las acessíveis ao público em geral.
Por isso, as indústrias moveleiras têm investido em inovação e tecnologia para aprimorar esses produtos, com tendências como a integração de tecnologia – tomadas USB e carregadores sem fio, por exemplo -, o uso de materiais sustentáveis e a personalização em massa, que permite adaptar os móveis às preferências individuais.
Sustentabilidade
Dessa forma, investir em móveis dinâmicos é não somente uma escolha prática, como também uma forma de viver de maneira mais sustentável e adaptada às demandas da vida contemporânea. Para isso, é fundamental estar em constante pesquisa com os consumidores finais.
Mobiliário multifuncional: uma metodologia assertiva
Ao longo da minha jornada de mais de 10 anos no mercado, criamos uma metodologia baseada em pesquisa com consumidores, que garantem maior assertividade desde o projeto até o lançamento do produto, com dados estatísticos que justificam argumentos de vendas.
Escreveu esse artigo
Gilson Vaz, que é designer de Interiores com MBA em Criatividade e Inovação. Atualmente, é diretor criativo do Estúdio Gilson Vaz. Atua há mais de 10 anos junto a indústrias moveleiras e de acessórios, nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento.