Preloader

O ÚNICO quebra-cabeça que você precisa resolver para fazer sua empresa lucrar mais 

O ÚNICO quebra-cabeça que você precisa resolver para fazer sua empresa lucrar mais

Caro leitor, eu não sei como é em sua empresa, mas imagino que você, assim como a maioria dos empresários do setor moveleiro, passa o dia inteiro tentando resolver vários quebra-cabeças, do tipo: Como melhorar minha margem? Como melhorar o desempenho da minha produção? Como criar um produto “estrela” que vai alavancar minhas vendas neste ano? 

Depois de muitos anos atendendo empresários das fábricas de móveis, finalmente encontrei o único quebra-cabeça que você, empresário do moveleiro, precisa resolver e que facilitará a resolução de todos os outros. Isso aconteceu quando eu comecei a ouvir as seguintes frases: 

– “Meus colaboradores não fazem o que eu peço.” 

– “Inacreditável! Não trazem o resultado, e ainda me pedem aumento.” 

– “Eles enrolam mais que trabalham e ainda tenho de pagar hora extra.”

– “Falta comprometimento, falta mão de obra qualificada. Chegam em cima da hora, quando já deveriam estar trabalhando e saem em cima da hora, quando ainda deviam estar trabalhando.”

Cheguei a conclusão de que resolver qualquer outra questão não adiantaria enquanto os colaboradores estivessem desengajados. Por mais que você tente engajá-los entregando benefícios, ainda não é suficiente. 

Um sonho que se tornou um fardo

Eu imagino como deve ter sido desafiante para você construir uma empresa do zero, fazendo viagens e mais viagens para descobrir novas soluções, abrir os primeiros clientes, ter que produzir os primeiros móveis no chão da fábrica e encarar outros desafios que não são diferentes de quem realmente tem a garra e a força de fazer acontecer como você tem.

Você não abriu sua empresa dizendo: “Eu vou fracassar! Eu vou ter muitos problemas!” Depois que você monta a sua empresa você quer que ela dê certo. Sendo bem honesta, você não só quer, como você precisa que ela dê certo! Infelizmente, muitos empresários não sabem o que fazer e nem por onde começar para mudar esta realidade, afinal, LIDAR COM PESSOAS NÃO É TAREFA FÁCIL!

Bom, se você leu até aqui e se identificou, preste muita atenção porque as próximas linhas deste artigo serão capazes de mudar o seu conceito sobre esse problema. 

Primeiramente eu preciso te dizer que: Empresas com desempenho e alta margem começam com os líderes certos!

De acordo com a Gallup Organization, as equipes com baixo nível de engajamento têm um custo 18% maior para as empresas, se comparadas a equipes de alto engajamento. 

É assustador saber que APENAS 13% dos colaboradores de uma empresa estão totalmente comprometidos com seus trabalhos, enquanto 63% estão com seus objetivos desalinhados e 24% sequer se esforçam para alcançarem os resultados da empresa. 

Agora, pasme! Após estudar 80 mil executivos de 400 empresas, a Gallup Organization aponta que o que define se seus colaboradores terão alto desempenho ou não, será o relacionamento com o seu líder imediato. 

Você pode não acreditar, mas mesmo que seus colaboradores tenham participação nos lucros, auxílio creche e outros benefícios, no fundo é o relacionamento com o líder imediato que vai determinar o grau de produtividade que ele terá.

  • Porque líderes certos envolvem sua equipe em busca dos melhores resultados para a empresa, 19% de aumento nas vendas. 
  • Líderes certos incentivam seus colaboradores a darem o melhor de si, 72% menos atrito. 
  • Líderes certos experimentam maior engajamento, retenção, produtividade e desempenho dos colaboradores, 7% mais satisfação do cliente. 

Quando você obtém o melhor do seu pessoal, você obtém o melhor do seu negócio. 

A grande verdade! 

Identificar os líderes certos na sua empresa é a chave para se ter um equipe altamente engajada. Líderes fanaticamente movidos e infectados por uma necessidade incurável de gerar resultados contínuos, estão determinados a fazer o que for preciso para que a empresa se torne excelente, não importa quão difíceis sejam as decisões. 

Agora que você chegou até aqui, eu preciso te dizer algo. Não se contente com os resultados que você tem. Não se permita ser pego pelo pensamento de que todas as empresas são iguais. De que todas as empresas passam pelo mesmo problema de liderança. 

Não se permita ter pensamentos de conformidade, porque enquanto você estiver pensando: “– Na minha cidade todas as empresas são assim. Em nosso polo todos os líderes agem do mesmo jeito.” Enquanto isso, seu concorrente pode estar pensando: “– Como encontrar os líderes certos? Como formar os líderes certos? Como mudar a realidade da minha empresa?” 

E quando isso acontecer, desejo fortemente que você seja o primeiro a mudar esta realidade. Porque você pode. Porque é possível e por que a solução existe. Tudo o que você precisa agora é ter acesso a ela. 

Eu já estive do seu lado, já achei que isso era comum em meu mercado. E neste exato momento em que te escrevo estas linhas, muitos empresários que não só do nosso polo, mas de outros polos estão contratando líderes certos.

Eu não estou dizendo que você tenha que demitir seus líderes ou mesmo, mudar a cultura da sua empresa, tão pouco que você tenha que mudar seu jeito de ser. O que eu quero dizer é que quando esse quebra-cabeça for resolvido, os seus líderes resolveram como uma equipe unida, todos os outros. 

Agora só existe uma coisa entre você e a empresa que você sempre desejou ter e isto eu vou te explicar no próximo artigo.

Escreveu esse artigo:

Carla Botelho é especialista em gestão de pessoas e liderança e sucessão. 

Fundadora do Instituto Moveleiro e CEO da Universidade Moveleira.

Veja também