fbpx

Começa a 4° Mostra de Móveis de Ubá: conectando inovação e negócios no setor moveleiroe com nova Diretoria no INTERSIND

A 4ª Mostra de Móveis de Ubá: conectando inovação e negócios no setor moveleiro

Ubá, reconhecida como a capital mineira dos móveis, se prepara para a 4ª edição da Mostra de Móveis de Ubá, que começa hoje  e vai ate 23 de janeiro de 2025 no Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho. O evento, que tem como tema “Conectar para Transformar”, promete reunir lojistas e fabricantes de todo o país, apresentando lançamentos, tendências e oportunidades de negócios no setor moveleiro.

A relevância da 4ª Mostra de Móveis de Ubá

Com mais de 80 estandes confirmados e, além disso, a expectativa de superar as edições anteriores, a 4ª Mostra de Móveis de Ubá consolida, assim, sua posição como um dos principais eventos do setor moveleiro brasileiro. Segundo dados do IBGE (2023), o setor moveleiro representa, por sua vez, 2% do PIB industrial brasileiro, com Minas Gerais sendo, desse modo, um dos estados-líderes na produção. O evento, organizado pelo Intersind, reforça, portanto, a importância de Ubá como polo estratégico na indústria.

Para os lojistas, a Mostra oferece a possibilidade de conhecer lançamentos em primeira mão, como destaca Marcela Mendes, da Zoze Home Decor: “Espero por estes lançamentos para oferecer novos produtos antes dos meus concorrentes.” Fabricantes também veem a feira como uma vitrine essencial.

Marcela Mendes, proprietária da loja física e virtual Zoze Home Decor, de Ubá – MG
Marcela Mendes, proprietária da loja física e virtual Zoze Home Decor, de Ubá – MG

Tendências em destaque na 4ª Mostra de Móveis de Ubá: sustentabilidade e inovação

Eventos como a 4ª Mostra de Móveis de Ubá não apenas apresentam lançamentos, mas também refletem as principais tendências do setor. A busca por sustentabilidade tem ganhado espaço na indústria moveleira, com consumidores cada vez mais exigentes em relação a produtos eco-friendly e eficientes. A inovação também é um pilar importante. Muitos fabricantes utilizam o evento para apresentar novas tecnologias e soluções de design, reforçando a competitividade e atraindo novos mercados. Marcos Vinicius de Paula, da SE Movelaria, afirma: “Criamos uma nova linha para 2025 e sabemos que a feira nos dará bastante visibilidade.”

Marcos Vinicius de Paula, da SE Movelaria, de Rodeiro – MG, fabricante que atua no segmento de estofados, cabeceiras e camas boxes nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Marcos Vinicius de Paula, da SE Movelaria, de Rodeiro – MG, fabricante que atua no segmento de estofados, cabeceiras e camas boxes nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os desafios para lojistas e fabricantes

Apesar dos benefícios, participar de eventos como a Mostra de Móveis de Ubá traz desafios. Para pequenos fabricantes, o custo de exposição pode ser uma barreira, que pelo fato de participarem de um evento em sua própria cidade e região, como é o caso da Mostra de Moveis, tem este impacto minimizado. Já lojistas enfrentam a pressão de renovar estoques com lançamentos alinhados às expectativas dos consumidores, mas por outro lado contam com a hospitalidade e calor humano tradicional dos mineiros durante os dias da Mostra. A gestão eficiente de estoques e a seleção de produtos inovadores são fundamentais para garantir o sucesso. Outro ponto é a logística. Conforme estudo da CNT (2023), muitas empresas moveleiras apontam dificuldades em relação à distribuição eficiente dos produtos.

Impacto econômico e regional da 4ª Mostra de Móveis de Ubá

A realização da 4ª Mostra de Móveis de Ubá movimenta não apenas o setor moveleiro, mas também a economia local. Hotéis e restaurantes de Ubá registram alta ocupação durante os dias do evento, gerando empregos temporários e aquecendo o comércio. De acordo com os organizadores, a estimativa é que o evento movimente mais de R$ 10 milhões em negócios diretos e indiretos, consolidando Ubá como um dos principais polos moveleiros do Brasil.

Começando hoje a 4ª Mostra de Móveis de Ubá

Para lojistas e fabricantes, a preparação para a Mostra é, portanto, essencial. Além disso, pesquisar fornecedores, planejar negociações e, por fim, definir metas de participação são passos fundamentais para maximizar os benefícios do evento. Com uma programação que vai de 14h às 21h, a Mostra de Móveis de Ubá oferece, dessa forma, uma agenda intensa e oportunidades únicas para aqueles que desejam, por outro lado, estar à frente no mercado moveleiro brasileiro.

Nova gestão do INTERSIND Ubá: inovação e crescimento

No dia 17 de janeiro, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria do INTERSIND, reunindo lideranças empresariais e representantes do setor moveleiro da região. O evento oficializou a transição da presidência de Aureo Barbosa para Gilberto Salleto, diretor da Salleto Móveis, marcando o início de uma nova gestão.

Começa a 4° Mostra de Móveis de Ubá: conectando inovação e negócios no setor moveleiroe com nova Diretoria no INTERSIND
Créditos: Intersind Ubá – Servando Lopes

A nova diretoria assume com a proposta de fortalecer a indústria moveleira em Minas Gerais, apostando em desenvolvimento e inovação. O objetivo é promover ações estratégicas que impulsionem o crescimento do setor e gerem resultados positivos para as empresas associadas.

Serviço

  • Evento: 4ª Mostra de Móveis de Ubá
  • Tema: Conectar para Transformar
  • Data: 20 a 23 de janeiro de 2025
  • Local: Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho, Horto Florestal, Ubá – MG
  • Horário: 14h às 21h
  • Organização: Intersind – Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá

Veja também