No dia 26 de abril de 2025, a Plataforma Setor Moveleiro celebra cinco anos de contribuição para o setor moveleiro. Fundada em plena pandemia, a plataforma surgiu com a missão de integrar o setor através de conteúdo estratégico e propositivo, auxiliando gestores a tomarem decisões informadas e estratégicas. Sob a liderança visionária de Carlos Bessa, que no inicio da Plataforma trazia consigo 26 anos de experiência no mercado b2b moveleiro, a plataforma não apenas sobreviveu aos desafios iniciais, mas prosperou, tornando-se uma referência no setor.
Nesta entrevista, Carlos Bessa compartilha insights sobre a jornada da plataforma, os desafios superados e as conquistas alcançadas. Ele destaca, ainda, a importância dos patrocinadores, dos colaboradores e de uma grande quantidade de pessoas do setor que desde o início apoiam a iniciativa, fornecendo feedbacks e se tornando verdadeiros embaixadores da marca Plataforma Setor Moveleiro, o que foi fundamental para o sucesso da plataforma. Além disso, ele revela sua visão de futuro. Acompanhe esta conversa inspiradora e descubra como a Plataforma Setor Moveleiro continua a moldar o futuro do setor, promovendo de forma consistente a inovação, a colaboração e o crescimento sustentável.
1. Carlos, a Plataforma Setor Moveleiro está completando cinco anos. Como você descreveria essa jornada desde o seu início em plena pandemia?
Carlos Bessa: A jornada tem sido uma verdadeira montanha-russa de desafios e conquistas. Iniciamos em um período de grande incerteza global, mas com uma missão clara: integrar o setor moveleiro através de conteúdo estratégico e propositivo. A pandemia nos forçou a repensar e inovar constantemente, o que nos permitiu não apenas sobreviver, mas prosperar. Hoje, ao olhar para trás, vejo o quanto conseguimos impactar positivamente o setor, promovendo uma cultura de informação e decisão estratégica.
2. Qual foi a principal motivação para criar a Plataforma Setor Moveleiro e como ela se diferencia no mercado?
Carlos Bessa: A motivação principal foi a lacuna que existia, até então, em termos de conteúdo que realmente ajudasse os gestores a tomar decisões estratégicas. No mercado, há muita ênfase no conteúdo factual; no entanto, nós nos aprofundamos nas análises e implicações estratégicas de cada situação. Além disso, nosso diferencial está em oferecer insights que capacitam os líderes do setor a antecipar tendências e se adaptar às mudanças com agilidade e confiança. Por meio desse diferencial, oferecemos aos nossos patrocinadores engajamento de marca, já que, em todas as nossas atividades, eles estão integrados — o que, consequentemente, contribui para o seu posicionamento como marcas preocupadas com o crescimento e o desenvolvimento do setor.
3. Atualmente com 31 anos de experiência no mercado b2b moveleiro, como essa bagagem influenciou o desenvolvimento da plataforma?
Carlos Bessa: Minha experiência de mais de três décadas foi crucial para moldar a plataforma. Ao longo desse tempo, desenvolvi uma compreensão profunda das dinâmicas do setor, das necessidades dos gestores e, principalmente, das oportunidades de inovação. Com essa bagagem, pude construir uma rede de contatos valiosa e, além disso, identificar as verdadeiras demandas por informação e estratégia que o setor apresenta. Como resultado, conseguimos criar um conteúdo que não apenas informa, mas também transforma a maneira como os negócios são conduzidos.
4. Quais foram os principais desafios enfrentados pela plataforma ao longo desses cinco anos e como foram superados?
Carlos Bessa: Um dos maiores desafios foi manter a relevância em um ambiente de transformação intensa, como é o caso da comunicação. Costumo dizer que, entre todos os segmentos de mercado, o que foi — e continua sendo — mais impactado é o da comunicação. Se você observar, por exemplo, hoje em uma feira, seja dentro de um estande ou no corredor, todos são produtores de conteúdo. Cada um, a seu modo e de acordo com o gosto de sua base, contribui para tornar o mercado digital saturado, altamente dinâmico e em constante mudança. Isso, por sua vez, aponta para uma cristalização de relevância na mesma velocidade em que a informação se transforma.
Além disso, quem mais sofre o impacto dessa situação é o conteúdo factual, já que o WhatsApp e as redes sociais tornam a divulgação da informação praticamente instantânea. Para superar esse cenário, investimos em pesquisa contínua e inovação. Somado a isso, contamos com uma equipe dedicada e talentosa, que compartilha nossa visão. Nosso principal desafio foi, portanto, a adaptação às mudanças do mercado — desafio esse que conseguimos enfrentar com uma abordagem ágil e flexível, sempre prontos para ajustar nosso foco sempre que necessário.
Outro desafio enfrentado e vencido neste período foi o de romper com o paradigma de que tempo de mercado se traduz, necessariamente, em sucesso ou verdade absoluta. Como explicar que uma proposta de comunicação como a nossa alcançasse os resultados que alcançamos em tão pouco tempo e com tanta consistência? A resposta para essa pergunta passa, obrigatoriamente, pela leitura e interpretação de que não importa há quanto tempo você está no mercado. O que realmente importa é a diferença que você oportuniza ao seu público e a percepção de valor que ele tem da sua contribuição.
5. Como você vê a contribuição da Plataforma Setor Moveleiro para o desenvolvimento do setor moveleiro?
Carlos Bessa: Nossa contribuição tem sido significativa, especialmente ao fornecer informações estratégicas que ajudam na tomada de decisões críticas. Além disso, temos promovido discussões importantes e oferecido uma plataforma para que as vozes do setor sejam ouvidas. Como resultado, isso tem impulsionado a inovação e estimulado a colaboração dentro do setor, criando, assim, um ambiente mais dinâmico e preparado para enfrentar os desafios futuros.
6. Gostaria de destacar o papel dos patrocinadores e colaboradores e leitores na trajetória da plataforma?
Carlos Bessa: Os patrocinadores e colaboradores foram, e continuam sendo, fundamentais para o nosso sucesso. Eles acreditaram na nossa visão desde o início e nos apoiaram em cada etapa da jornada. Sou extremamente grato a todos que contribuíram para a plataforma, tanto aos que estão conosco atualmente quanto àqueles que já passaram por aqui. Sem esse apoio, certamente, não teríamos alcançado o impacto que temos hoje. No que diz respeito aos leitores, nossa comunicação foi, desde o início das atividades da Plataforma Setor Moveleiro, um dos pilares da nossa atuação. A quantidade de apoio recebido de pessoas qualificadas logo nos primeiros passos foi, sem dúvida, um dos principais fatores que nos permitiram alcançar tanto reconhecimento. O mais importante é que este canal de comunicação permanece aberto e ativo até hoje, o que representa, com clareza, um diferencial absoluto.
Nossos patrocinadores:
Colchões Castor
Eucatex
FGVTN Brasil
FIMMA Brasil
Grupo K1
Multimóveis
TEMPO – MMS
Sayerlack
Consulting Now – Curitiba Agua Verde
INER
Pró-Espuma
Abimóvel
7. Quais são os planos futuros para a Plataforma Setor Moveleiro, especialmente com a inclusão de novos serviços?
Carlos Bessa: Estamos focados em expandir nosso alcance e impacto, e a inclusão de serviços é uma tendência natural nesse processo. Recentemente, agregamos a Consulting Now ao nosso portfólio, uma franquia de consultoria empresarial com ênfase em gestão e processos. Essa adição nos permite oferecer soluções ainda mais completas para o setor moveleiro, ajudando empresas a otimizar suas operações e estratégias. A Consulting Now já está em atividade e atendendo ao setor, trazendo uma nova dimensão de valor para nossos clientes.
8. Para finalizar, qual mensagem você gostaria de deixar para a comunidade do setor moveleiro?
Carlos Bessa: Gostaria de agradecer a todos que fazem parte dessa jornada. Continuaremos comprometidos em oferecer conteúdo de qualidade e em apoiar o desenvolvimento do setor. Convido todos a continuarem nos acompanhando e participando ativamente das discussões e eventos que promovemos. Estamos aqui para ajudar o setor a crescer e se adaptar às novas realidades, sempre com um olhar estratégico e inovador. E nos acompanhe nos diversos canais que disponibilizamos!
Os principais links são: