Preloader

Como criar um showroom eficaz para a exibição de móveis?

Você está pensando em projetar um showroom de móveis e deseja criar uma experiência única para seus clientes? Então, quando se trata de projetar um showroom de móveis de sucesso, é crucial considerar uma série de fatores para tornar esse espaço atrativo e impactante, capaz de transmitir a mensagem da sua marca de maneira positiva.

Por isso, conversamos com especialistas da indústria, empresas com ampla experiência de mercado que compartilharam valiosas dicas sobre layout, mobiliário, cores, iluminação e muito mais para um showroom eficaz. A exemplo da Kappesberg, que possui showroom na cidade de Tupandi, no Rio Grande do Sul (foto da capa). Neste exemplo, os espaços privilegiam a circulação dos clientes, promovendo uma experiência única e agradável.

Quais são os elementos essenciais para projetar com sucesso um showroom de móveis?  

De acordo com Rosana Belo, diretora-executiva da Móveis Belo, indústria localizada em Arapongas, no Paraná, o que se espera de um showroom é a valorização do mobiliário exposto. Portanto, antes de tudo, é preciso ter disponível um espaço adequado para a visitação, com boa visibilidade e fácil circulação. “Para que as pessoas possam ter uma experiência visual e também tátil do produto para viver essa experiência mais profunda”, disse.

Segundo Rosana, a primeira impressão é crucial e por isso o showroom deve ser acolhedor e agradável aos olhos, em todos os sentidos, desde um cheiro gostoso, até a circulação de ar adequada, nem muito fria e nem muito quente. “Tem que ser um lugar extremamente agradável e que a pessoa não queira sair. A textura dos revestimentos dos móveis e estofados, deve transmitir uma experiência positiva para o cliente”, afirma.

A indústria do mobiliário Belo, existe há 42 anos, proporcionando experiências transformadoras em casa, no trabalho e no lazer, por meio de móveis com design multifuncionais. Por isso, em sua expertise, Rosana ressalta que a exposição das peças também desempenha um papel fundamental no showroom. Assim, a disposição do mobiliário deve valorizar o layout e destacar as vantagens e benefícios de cada peça dentro do ambiente.

Ela também destaca a importância do impacto visual da iluminação adequada para criar uma atmosfera aconchegante, apresentando os móveis de maneira inovadora. “Um showroom precisa ser também conceitual, até um pouquinho ousado para atrair a atenção, mostrar inovação. Por isso a iluminação também é muito importante, porque ela vai dar uma sensação de aconchego e de descanso e, quando bem direcionada, pode valorizar mobiliários de formas diferentes”, disse.

Integração de ambientes do showroom para a casa

Outro aspecto relevante é a integração de ambientes. Segundo Rosana, a tendência atual é a integração de espaços, o que permite aos clientes visualizarem a harmonização dos produtos em diferentes ambientes. Dessa forma, essa abordagem facilita a escolha do mobiliário ideal para toda a casa, transmitindo a ideia de que tudo se conversa e se harmoniza.

Em resumo, a Móveis Belo busca sempre o equilíbrio para fazer com que a pessoa se sinta acolhida, mas sem se sentir pressionada. Segundo Rosana Belo, diretora-executiva da empresa, o objetivo é convidar os visitantes a entrar e descobrir as funcionalidades de cada peça exposta, compreendendo o motivo pelo qual cada item está ali. Não se trata apenas do “como” ou “para que”, mas sim do “porquê” do mobiliário estar presente, do motivo pelo qual o cliente está ali. De acordo com Rosana, esse enfoque no “porquê” torna essa abordagem mais eficaz. “Mostrar qual a proposta de cada produto, ou seja, o porquê dele existir e o porquê alguém irá adquiri-lo”, ressalta.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Belo Loja (@moveisbelo_loja)

Como definir a disposição e a organização dos móveis no showroom para maximizar o impacto visual?

Para definir a disposição e organização dos móveis no showroom, Victor Luzio Silva, gerente de marketing e ecommerce da Colchões Castor, sugere facilitar a circulação dos visitantes. Evitar bloqueios e agrupar os produtos por estilos e ambientes, por exemplo. “Utilizar ângulos estratégicos para os seus produtos e destacar as características mais importantes também é um fator importante”, considera. Além disso, estratégias tecnológicas, como telas interativas e realidade aumentada, podem ser adotadas para produtos grandes e de difícil transporte ou visualização.

Em relação a iluminação, recomenda-se a utilização de cores neutras para não desviar a atenção dos produtos. Victor também destaca a importância da organização do espaço para obter equilíbrio no showroom, especialmente quando os produtos expostos ocupam muito espaço, como por exemplo colchões. “Combinar acessórios e oferecer a demonstração de uso também é muito eficaz. A interação do consumidor com o produto que você está ofertando é algo essencial”, afirma.

Enfim, ao criar um showroom de móveis, é importante considerar ambientes atraentes e bem projetados, que estimulem os sentidos e transmitam uma sensação de conforto. “Além de utilizarmos elementos visuais como decoração e um atendimento personalizado para proporcionar uma experiência completa. Experiência é tudo!”, disse.

[ngg src=”galleries” ids=”7″ display=”basic_imagebrowser”]

Quais são as estratégias para criar diferentes áreas de showroom para quartos, salas e cozinhas?

Recentemente, no mês de julho foi inaugurado o novo showroom da Itatiaia, em São Paulo. Dessa forma, foram considerados os principais elementos para projetar um showroom de qualidade, como informou o responsável pelo Trade Marketing, Michel Moura. “Optamos por um espaço amplo, localizado em um ponto estratégico, que nos permite atender clientes de todo o Brasil e apresentar o nosso portfólio de produtos de forma atrativa”, disse.

Michel explica que ele organizou os móveis no showroom, separado-os por categorias. Assim foi possível dar destaque aos lançamentos da marca em áreas de maior visibilidade, garantido maior destaque para esse produtos específicos.

“A melhor estratégia é sempre buscar elementos do ambiente para compor o cenário e isso nós fazemos muito bem! Utilizamos nossa linha completa de soluções para a cozinha e, em uma exposição de móveis, incluímos os nossos fogões e eletroportáteis para criar um ambiente que reflita elementos populares das casas dos brasileiros”, acrescenta.

A tecnologia também é aproveitada pela Itatiaia no showroom de móveis. A empresa disponibiliza um catálogo digital que pode ser facilmente acessado via QRCode ou através do hotsite catalogo produtos.minha itatiaia.com.br. “A experiência do cliente se torna mais completa quando trabalhamos cada detalhe para deixar o ambiente mais aconchegante e receptivo, proporcionando uma experiência que conecta com a nossa marca”, destaca.

Segundo Michel Moura, Head de Marketing e Trade Marketing, a Itatiaia é sinônimo de qualidade, design e funcionalidade há quase 60 anos no mercado. “Com um bom espaço de exibição, edificamos ilhas de exposição entre corredores largos que facilitam a visualização dos produtos, além de dar mais acessibilidade e conforto aos usuários durante a visita ao showroom”, afirma. 

[ngg src=”galleries” ids=”6″ display=”basic_imagebrowser”]
Você poderá gostar de ler também:

Veja também