Mundo caótico, saúde mental comprometida, marcas fazendo de tudo para tentar agradar a todos. Muito de tudo, muito de muito. E quando você, consumidor, tem que escolher alguma coisa?
Seja para sua vida, sua rotina ou sua casa. Cada vez mais tudo pode. Afinal, o que importa é você! Mas e se você não souber o que escolher?! Como fica aquele momento que falta uma ajuda para lembrar quem é você no meio dessa turbulência chamada 2025?
Assim não é diferente o que se espelha nas casas… nas nossas casas!
Pois é! Fica cada dia mais difícil decidir como mobiliar, o que comprar, o que realmente está faltando para dizer: esse é o meu lar!
Você não está sozinho! Em um mundo onde o termo “tendência” já diz muito pouco ou quase nada… atualizar o ambiente residencial virou uma tarefa complexa!
Principalmente se formos tentar achar um único estilo para seguir. A decoração é uma linguagem. Uma linguagem que compõem não só uma visão pessoal do mundo, mas os desejos e aspirações mais íntimas. Talvez diferente da moda, a decoração ainda vá mais longe (talvez), pois permite alguns contrassensos bem específicos na forma como algum objeto ou ambientação sejam moldados aos seus usuários.

O que inicialmente podemos afirmar é que a máxima segue sendo: tenha o que gosta, o que faz sentido para você.
Trabalhando na área há algum tempo, posso afirmar que parece fácil, mas não é. Mudar a forma que priorizamos e cuidamos do nosso ambiente talvez seja o maior paradigma da paz mundial.
Sim, o equilíbrio começa próximo da gente! Logo ali na gaveta que faltou arrumar. A partir dela podemos ir enxergando quem somos nós. É olhando para os 10 objetos que mais gostamos que podemos lembrar a que viemos e quais propósitos nos trouxeram até aqui.
E não… assim como eu pensei tantas vezes… não é sobre simplesmente escolher uma almofada! Decoração é sim alma expressa na matéria e que, muitas vezes, precisa de ajuda para ser traduzida.
Comece arrumando sua gaveta… relembrando o porquê de cada item dela… alguns caminhos ficam bem claros, já aí…na primeira gaveta!

Escreveu esse artigo
Katalin Stammer, que é arquiteta e urbanista formada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e designer de móveis pelo Cefet PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), com intercâmbio na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, na Universidad de la República, no Uruguai, possui experiência na área de projetos de interiores comerciais e residenciais com foco em design sensorial, projetos de estratégia corporativa e inovação.
Além disso, é premiada com projetos na mostra de decoração CasaCor Paraná e com coordenação de equipe de alunos em concurso, tendo como prêmio uma viagem à feira Isaloni em Milão, na Itália.
É diretora da Escola Curitibana de Design e tem participação como palestrante em eventos como a Semana Acadêmica de Design da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a Semana D – Museu Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional Moveleiro e outros.
Desde 2009, é sócio-fundadora do Katalin Stammer Arquitetura e Design e, em 2022, à convite do Shopping Alto da XV Mall, em Curitiba, no Paraná, lançou a Exposição Artisticamente com sua coletânea de peças autorais.