Do Karioka ao Sofisticado: conheça os grupos de gosto que guiam as tendências de comportamento e consumo na decoração 2022 / 2023

Do Karioka ao Sofisticado: conheça os grupos de gosto que guiam as tendências de comportamento e consumo na decoração 2022 / 2023

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

MDF Matt Plus Blue Sky_Lacca AD Sand Color - tenddências de comportamento

Tendências de compormento – O gosto muda. À medida que vamos crescendo, nos desenvolvendo como pessoas e experimentando a vida, adquirimos gostos. Portanto, nosso gostar não é estático, muda no decorrer da vida. Ou seja, isso significa que já acordamos sendo alimentados por informações que vão construir o nosso gosto. No estudo da Tendere, agência de pesquisas e soluções criativas, parceira da Eucatex, são analisados quatro grupos de gosto.  No artigo anterior, publicado em 13 de maio, focamos em dois deles: Pop Tropical e Latino Urbano. Agora, completamos a série com Karioka e Sofisticado.

Do Pop Tropical passando pelo Latino Urbano até chegar a uma pegada Karioka e Sofisticada. É assim que a Eucatex e a Tendere conceituam os quatro grupos de gosto que vêm guiando tendências de comportamento de consumo, que influenciam a decoração em 2022.

Último artigo da nossa série “Tendências 2022 / 2023”, desenvolvida em parceria com a Eucatex — fabricante de painéis de madeira e referência em superfícies para móveis e produtos para construção civil —, continuamos em nossa trilha para desvendar alguns dos principais hábitos, gostos e interesses que vêm impactando no design de interiores no Brasil e na América Latina.

Movimentos e tendências de comportamento 2022 / 2023: Eucatex + Tendere

A Eucatex apoia as suas decisões em pesquisas realizadas pela Tendere, agência de pesquisas e soluções criativas, sobre macro e microtendências. A marca mantém há anos a parceria, na busca de levantar sementes para o amanhã que germinarão em tendências para o mercado do morar.

Para a Eucatex, então, o minucioso estudo multidisciplinar da Tendere reúne pesquisas estratégicas para apoiar indústrias e profissionais do setor moveleiro, da arquitetura, moda e da construção civil na antecipação de temas de impacto sociocultural, econômico e estético. Tudo isso, com foco em ampliar a relevância dessas empresas no mercado, por meio de uma abordagem competitiva e inovadora, apoiando os lançamentos de seus produtos.

Karioka

Mas, claro, num mundo em que vivemos um “paradoxo da socialização”, com cada pessoa voltando ao seu ritmo a seu próprio modo, as tendências também se contrapõem. Enquanto os extrovertidos querem ousar em suas decorações, como um grito à liberdade; a bossa casual, que busca criar espaços belos “sem esforço”, é a base do gosto daqueles mais introvertidos, que formam um grupo chamado no estudo de “Karioka”, tendo como tendências os prazeres diários e o cotidiano natural.

Com acesso às informações internacionais de design, moda, arquitetura e decoração, mas diluindo tudo para uma abordagem descomplicada e simples, estes consumidores apostam no chique casual, de clima praiano — independentemente de estarem à beira da praia ou não. Buscando, dessa forma, pelo “naturalmente bonito e charmoso”.

  • Lacca AD Sand Color

    mdf-eucatex-lacca-ad-sand-color- tendências de consumo

  • BP Raízes Natural Oak

    mdf-eucatex-bp-raizes-natural-oak - - tendências de comportamento

“A valorização das coisas simples e que podem ser facilmente feitas e apreciadas dentro de casa ou na casa de amigos impulsionam essas pessoas. Dessa forma, a arquitetura orgânica e o décor repleto de materiais naturais, artesanato e arte popular, com texturas naturais, madeira, tecido e tudo o que remeta a uma conexão com a natureza, já é tendência entre eles”, explica Andrea Krause, Consultora de Marketing da Eucatex.

  • Lacca Verde Belagio

mdf-lacca-ad-verde-bellagio-tendências de comportamento

  • BP Grafis Verde Amalfi

    mdf-eucafibra-bp-grafis-verde-amalfi-

Pode-se dizer, portanto, que se trata de um grupo de gosto que almeja construir e decorar espaços solares e “good vibes”; que transmitem seu conhecimento sobre decoração e arquitetura, mas sem que os coloquem como escravos da moda.

  • BP Raízes Lâmina Naturalle
    mdf-eucafibra-bp-raizes-lamina-naturalle(1)
  • MDP Perffect Wood Noce Leonardo

    mdp-eucatex-perffect-wood-nogal-leonardo-tendencias de consumo

Sofisticado

Todos os movimentos, gostos e preferências levantados em nossa série levam-nos, então, a um ponto de equilíbrio: o “Sofisticado”. Os consumidores, neste grupo, têm uma construção de imagem de design de interiores muito consciente. Trata-se de um público com gosto formado de maneira aprofundada em arquitetura, design (especialmente do mobiliário), cinema, música, artes etc.

  • Lacca AD Branco neve

     

    MDF Eucafibra Lacca AD Branco Neve

  • Lacca AD Grey Sky

    mdf-eucatex-lacca-ad-grey-sky

“Estes consumidores conhecem fornecedores muito exclusivos e experimentam inovações radicais de maneira pensada e amadurecida. Nada é aleatório na composição de um décor para se viver, seja residencial ou comercial. E há uma questão bem consciente em relação ao consumo sustentável”, pontua Andrea. “Por isso, eles sabem e são exigentes na escolha de materiais, acabamentos, formas, cores. Afinal, pensam nas composições de maneira a expressar seus gostos sofisticados.”

  • BP Grafis Cinnamon

    mdf-eucafibra-bp-grafis-cinnamon

     

  • BP Raízes Carvalho Canela

    mdf-eucafibra-bp-raizes-carvalho-canela

Mas como conectar esse gosto refinado pelo passado com a curiosidade pelo futuro? É desta tensão que nasce a tendência do vintage tech, que une elementos de tecnologia com referências dos anos 1970 e 1980. Num mix divertido, sem ser retrô, mas, sim, uma real mistura entre coisas antigas com elementos tecnológicos, o movimento vibra informação, glamour, arte e diversão.

  • MDP Carvalho Huster

    mdp-eucaprint-perffect-wood-carvalho-huster

  • MDP Perffect Champagne Touch

    mdp-eucaprint-perffect-one-champagne

Lançamentos Eucatex 2022

E estas são apenas algumas das tendências em construção levantadas pela Tendere e pela Eucatex, já impactando, portanto, no desenvolvimento de novos revestimentos em MDF e MDP, que puderam ser vistos em primeira-mão na última edição da Expo Revestir e deverão estar também na Feira ForMóbile, em junho, junto a outras novidades.

Aliás, estas tendências e lançamentos foram tema de palestra organizada pela Eucatex com Patricia Sant’Anna, fundadora e CVO da Tendere, e Winnie Bastian, editora e curadora de design, durante a Expo Revestir. Confira a apresentação na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=UJ4Rw5Srsmo

 

 

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião