Preloader

Lançamentos e tendências para móveis e ambientes: entendendo o hoje para projetar o amanhã

Tendências para móveis – Para muito além de meras adivinhações, o futuro pode ser parcialmente previsto e moldado por diversas variáveis que acabam se conectando de alguma maneira, o que é chamado de future seeds ou sementes do futuro. São as ações individuais e coletivas de diversos atores, por vezes até mesmo conflitantes, que irão definir as bases de identificação e construção de cenários futuros, impactando em todos os aspectos da vida, do consumo, da indústria, da criatividade e dos negócios.

O que acontece em 2022 já é, portanto, realidade. Fruto das consequências de diversas descobertas e tensões, que impulsionaram transformações bastante aceleradas e marcantes nos últimos anos.

Mas se aprendemos a lidar com estes pontos, encontrando alternativas e soluções, como e quando as novidades do mundo atual passarão a ser questões comuns no futuro?

A Eucatex apoia suas decisões de micro e macrotendências nos estudos da Tendere, agência de pesquisas e soluções criativas com a qual há anos mantém parceria exatamente com o objetivo de desvendar essas sementes, analisando cenários de como elas potencialmente germinarão.

Para a Eucatex, o minucioso estudo multidisciplinar da Tendere reúne as pesquisas estratégicas para apoiar indústrias e profissionais do setor moveleiro, da arquitetura e da construção civil, na antecipação de temas de impacto sociocultural, econômico e estético, com foco em ampliar a relevância dessas empresas no mercado, por meio de uma abordagem competitiva e inovadora, apoiando os lançamentos de seus produtos.

Ao longo dos últimos 10 anos, a Tendere gera inteligência de mercado contemporâneo e futuro a partir da realidade do e para o Hemisfério Sul. “Para ter um alto nível de acerto, nós prospectamos tendências criativas com base na formação de gosto do Hemisfério Sul, dando especial atenção ao Brasil. Fazemos isso monitorando a realidade sociocultural de consumo e de que maneira a sensibilização estética sul referenciada se forma”, esclarece Patrícia Sant´Anna, fundadora e CVO da agência.

E as perguntas a se fazer são: Afinal, do que é feito o futuro? Por onde eu posso começar? “Recomendamos que você comece pelas tendências que moldam o seu negócio ou setor”, aconselha Patrícia.

Grupos de gosto e tendências para móveis

Gerente de Produto Indústria e Revenda, Luísa Prieto explica que os lançamentos da marca se guiam pelas tendências apontadas em função de comportamentos dos quatro macro-gostos levantados pela Tendere em seus estudos: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado.

“Esses grupos, identificados nos estudos relacionados ao Hemisfério Sul, em especial ao Brasil, não mudam; têm aquelas características, aquelas preferências, ou seja, daqueles que se expressam de maneira mais ousada aos que constroem, de maneira aprofundada, o seu conhecimento, seja em arquitetura, seja em moda. E as tendências — essas sim cambiáveis de acordo com as circunstâncias da época —fazem com que nós, consumidores, nos identifiquemos com as mesmas coisas, gostemos do mesmo estilo. Seja isso no estilo de casa, de comportamento, moda, mas sempre dentro daquele grupo de gosto ou até em mãos de um desses grupos”, explica Andrea Krause, Consultora de Marketing da Eucatex.

Esses perfis ou grupos de consumidores têm características comuns de comportamento e construção de aparências, além de valores adquiridos pelos consumidores durante a vida. Dessa forma, o estudo nos ajuda  a olhar para onde caminham esses gostos e qual a relação  deles com o morar.

A casa como expressão do ser

Diversas são as palavras-chaves que nos ajudam a definir o hoje para projetar o amanhã: imersão figital, sustentabilidade, conforto, experiências. Pontos que já falamos bastante por aqui e que impulsionam inúmeros movimentos, novos modelos de negócios e novos produtos, que estão surgindo agora e provavelmente se tornarão comuns a partir de 2023.

Essas novas formas de pensar e conceber produtos e serviços que atendam às novas necessidades dos consumidores — que, mais do que nunca, questionam a origem, o processo produtivo, a usabilidade e o estilo de vida agregado ao que consomem — fazem surgir diferentes caminhos possíveis, diferentes tendências em função dos gostos dos consumidores. E a casa — que ganhou uma relevância única nos últimos dois anos —, passa a ser não só uma extensão, mas uma expressão do ser.

Para conhecer e entender melhor esse consumidor do futuro, que já começa a fazer a diferença no hoje, traremos a partir de hoje uma minissérie que trata de cada um dos quatro grupos de gosto e as tendências 2022/2023 que respondem e traduzem as expectativas de cada uma dessas “tribos”, destacando como os lançamentos da Eucatex atendem a cada uma dessas tendências.

Mas, se você quer se adiantar, pode conferir a íntegra da palestra organizada pela Eucatex durante a Expo Revestir, que ocorreu em março, em que Patricia Sant’Anna conversa com  a jornalista Winnie Bastian, editora  e curadora de design: https://www.youtube.com/watch?v=UJ4Rw5Srsmo

Aqui, alguns dos padrões que compõem o mais novo portfólio da Eucatex, inspirado nas tendências:

Veja também