Como uma empresa de comunicação voltada aos negócios, sempre nos perguntam: o que fazer para dar mais visibilidade a nossa marca, como incluir o marketing em nossos planos de negócios e, mais importante, como converter tudo isso em vendas?
A verdade é que não há fórmula mágica. Atuamos, dia após dia, na tentativa e no erro, num mundo extremamente veloz, em que os algoritmos mudam tudo o que sabemos… o tempo todo.
Nesse universo, em que a regra é a transformação, algo podemos afirmar: 2023 pede por foco e ousadia. Mas a boa notícia é que você e seu time não precisarão fazer tudo sozinhos, há muitos recursos auxiliares disponíveis para a (r)evolução do seu plano de negócio!
Em mais um conteúdo da série inspirada no Guia Oficial 2023, idealizado pela Oficina Consultoria, especializada em reputação e gestão de relacionamento para empresas, compartilhamos os principais drivers de tecnologia que devem ser explorados pelo marketing da sua empresa a partir deste ano.
Mas se a tecnologia é nossa principal aliada, é preciso, porém, saber domá-la! Afinal, nada (ao menos por enquanto) substitui o fator humano e as sensibilidade dos profissionais no universo digital.
Dessa forma, prepare-se para atualizar e seu time, bem como mergulhar no digital, por mais analógico que seu negócio seja.
Marketing e 5 habilidades tecnológicas para as marcas em 2023
Storytelling e comunicação baseados em dados
Os dados estão se tornando um dos ativos mais importantes das empresas. As organizações vão precisar de mais pessoas capazes de extrair insights dos dados e comunicá-los de forma efetiva.
Cibersegurança ou cybersecurity
A digitalização torna as brechas da segurança digital mais desafiadoras. As empresas vão demandar mais profissionais capazes de lidar com novas ameaças digitais. A cibersegurança será uma preocupação de todos os funcionários, especialmente com o trabalho remoto.
UX e UI Design
Como a transformação digital está impactando tanto empresas como consumidores, os profissionais de UX (user experience) e UI (user interface) Design deverão desenvolver tecnologias e narrativas cada vez mais intuitivas e acessíveis.
Marketing digital
Os profissionais de marketing vão precisar agrupar múltiplas habilidades técnicas e criativas. SEO, campanhas com influencers e ativações no metaverso são algumas das demandas das empresas.
A tal da Inteligência Artificial
A inteligência artificial tem se tornado, a cada dia mais, uma parte importante dos negócios. Uma das habilidades essenciais será a capacidade de trabalhar em conjunto com a IA. O que é descrito como trabalho aumentado.
Por falar em inteligência artificial, aliás, esta vem ganhando um protagonismo central nas ações de marketing e comunicação nas empresas. Por isso, merece um conteúdo exclusivo sobre o assunto aqui na Plataforma Setor Moveleiro.
É disso que falaremos na próxima semana. Continue nos acompanhando!