Em evento, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner, fala sobre as tendências do mercado do sono

Em evento, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner, fala sobre as tendências do mercado do sono

No Yes Varejo Summit 2024, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), destacou as principais tendências que estão transformando o mercado do sono. Com um público atento de gestores e especialistas, Fernandes compartilhou insights sobre inovações em colchões, tecnologias de conforto e o papel do bem-estar no desenvolvimento de produtos.

Durante o Yes Varejo Summit 2024, Débora Fernandes, que é diretora-executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), apresentou a palestra “Mercado e Consumo: Tendências, Colchões e Quartos”. 

Nela, compartilhou dados recentes sobre as principais tendências do mercado e traçou o perfil dos novos consumidores, com foco especial em colchões e ambientes de quartos. 

Considerada uma referência no ecossistema do sono, Fernandes abordou aspectos fundamentais para a otimização desses ambientes e destacou orientações para que a jornada do cliente na busca pelo colchão ideal contribua para uma melhor qualidade de sono.

“O ecossistema do sono é dividido em três pilares. O primeiro deles consiste na otimização do ambiente, onde estão os mobiliários do nosso quarto. Depois, temos os tratamentos terapêuticos, que envolvem a área médica e, por último, a modificação de rotina, que são os nossos hábitos, a higiene do sono e as terapias complementares, por exemplo. Esse último pilar, portanto, engloba tudo aquilo que pode contribuir para a promoção da qualidade do sono”, explica a diretora-executiva do Iner.

Com a palestra, Fernandes buscou levar para os lojistas e varejistas novos repertórios, oferecendo conteúdo inspiracional para que eles possam aprimorar seus argumentos de venda e ter novos insights para investir em novos negócios, novas categorias de produtos no mix de lojas. 

Ao apresentar as tendências de consumo e os perfis desses novos consumidores, a diretora-executiva tem contribuído para incentivar o lojista a ter esse olhar mais aguçado para que ele possa ampliar seus horizontes e vislumbrar novas oportunidades perante seus clientes, elevando assim os padrões de mercado.

“O papel do Iner não é somente contribuir para a melhoria da qualidade do sono, através da padronização dos colchões, mas também apoiar iniciativas como essa para elevar os padrões do mercado”, acrescenta.

Em evento, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner, fala sobre as tendências do mercado do sono
Durante a palestra, Fernandes compartilhou dados recentes sobre as principais tendências do mercado e traçou o perfil dos novos consumidores, com foco especial em colchões e ambientes de quartos

Qual é a realidade do mercado do sono no Brasil?

O mercado do sono no Brasil tem ganhado força e relevância global, ocupando a décima primeira posição entre os mais importantes no setor de bem-estar. 

Com um valor de mercado estimado em mais de R$ 400 bilhões, a demanda por soluções que promovam uma boa noite de sono e o bem-estar geral está em alta, impulsionada pelo crescente interesse da população em melhorar a qualidade de vida. 

Essa expansão, por sua vez, cria oportunidades estratégicas para empresas e empreendedores que buscam se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo.

No cenário global, a sincronização do sono aparece como a nona maior tendência em bem-estar, o que reflete o desejo das pessoas de obter mais qualidade e eficiência no descanso. 

Segundo o Global Wellness Institute, o turismo de bem-estar, que inclui o segmento de turismo do sono, é uma área em rápida expansão, com projeções de faturamento global de US$ 1,3 trilhão até 2025. 

No Brasil, esse movimento também começa a ganhar espaço, com investimentos em produtos e serviços que facilitam o sono, desde colchões tecnicamente avançados até aplicativos de monitoramento e otimização do sono, tudo com o objetivo de atender a um público mais exigente e informado sobre os benefícios de um sono restaurador para a saúde física e mental.

Em evento, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner, fala sobre as tendências do setor colchoeiro
O mercado do sono no Brasil tem ganhado força e relevância global, ocupando a décima primeira posição entre os mais importantes no setor de bem-estar

Qual é o perfil dos consumidores interessados no mercado do sono?

Os consumidores do mercado do sono no Brasil estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa noite de descanso para a saúde e o bem-estar. 

Esse perfil de consumidor é variado, abrangendo desde jovens profissionais que buscam otimizar seu rendimento e reduzir o estresse até famílias que valorizam o conforto e a qualidade dos ambientes de repouso. 

Em comum, os clientes estão atentos às inovações e exigem produtos e serviços que atendam a uma rotina exigente, sem abrir mão da qualidade do sono.

Esses consumidores tendem a buscar tecnologias que promovam conforto e personalização, como colchões com ajuste de firmeza, travesseiros ergonômicos e acessórios que facilitam a higienização e o controle de temperatura. 

Além disso, há uma forte demanda por soluções que auxiliem no controle do sono, como aplicativos e dispositivos inteligentes, que monitoram padrões de sono e ajudam a ajustar hábitos para uma rotina mais saudável. 

Cada vez mais informados, esses clientes estão dispostos a investir em soluções que ofereçam uma experiência de descanso completa e personalizada, priorizando marcas que valorizam tanto a tecnologia quanto o compromisso com o bem-estar integral.

Em evento, Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner, fala sobre as tendências do mercado do sono
Fundado em 1984, o Iner tem como missão promover escolhas conscientes e saudáveis para o sono, orientando consumidores e empresas a partir de conhecimentos técnicos e estudos científicos

O que é o Iner?

O Iner é uma referência no Brasil em pesquisas e certificações voltadas para a qualidade do sono. 

Fundado em 1984, o Instituto tem como missão promover escolhas conscientes e saudáveis para o sono, orientando consumidores e empresas a partir de conhecimentos técnicos, estudos científicos, análise de tendências de mercado e inovações tecnológicas. 

A entidade se destacou, principalmente, ao desenvolver a Tabela de Biotipo, a primeira norma técnica brasileira para colchões de espuma, que revolucionou a forma como esses produtos são fabricados e adquiridos.

Além disso, lançou o selo Pró-Espuma, uma certificação de qualidade para a matéria-prima dos colchões, assegurando que os produtos atendam aos mais rigorosos testes de desempenho. 

Em 2004, o Instituto criou a primeira norma técnica para colchões de molas, e em 2011, expandiu seu escopo para incluir também estofados e travesseiros. 

Com foco na sustentabilidade e na excelência, o Iner continua a liderar o setor, estabelecendo padrões e impulsionando pesquisas que ajudam a desenvolver produtos de alta qualidade no mercado nacional.

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