Preloader

Networking, liderança, estratégia e inovação: palavras-chave para empreender

A maioria dos negócios tem potencial para crescer muito mais. No entanto, grande parte do empresariado tem dúvida sobre a melhor forma de fazer isso. O que podemos adiantar é: tornar um negócio inovador e lucrativo, não precisa ser necessariamente caro, mas requer tempo, mente aberta, liderança e estratégia. 

A indústria moveleira é um setor extremamente competitivo, onde a inovação, a liderança e a gestão de pessoas são fatores essenciais para o sucesso. Além disso, a implementação de novas ferramentas e o estabelecimento de uma rede de contatos eficiente são elementos fundamentais para o desenvolvimento e gerenciamento das empresas que atuam nesse mercado.

Para além de grandes investimentos tecnológicos, o networking, por exemplo, ou seja, a construção de uma rede de relacionamentos profissionais sólida e bem-estruturada, é uma estratégia que pode ajudar as empresas da indústria moveleira a ampliar suas possibilidades de negócio e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de maneira menos custosa e mais estratégica. 

Ao estabelecer conexões com fornecedores, clientes, parceiros e outros profissionais do setor, é possível obter informações valiosas sobre tendências de consumo, novas tecnologias, padrões de consumo e outros pontos importantes para o posicionamento de mercado. 

Networking empreendedor

A 7ª edição do X Business, uma das maiores imersões de negócios e networking da América do Sul, ocorreu em Curitiba (PR), entre os dias 30 de março e 1º de abril, abordando justamente temas como posicionamento de marca, novas estratégias funcionais e aumento nas vendas. 

O evento, então, que tem como foco principal o empreendedorismo e o networking qualificado reuniu mais de 1100 participantes, que tiveram acesso a palestras e bate-papos de mais de 15 empreendedores de renome, que compartilharam estratégias, vivências e conhecimento de mercado. Controle & Inteligência Emocional, Gestão & Liderança, Comunicação, Sustentabilidade, Marketing & Vendas foram alguns dos principais pontos de atenção na edição de 2023.

O CEO da Plataforma Setor Moveleiro, Carlos Bessa, participou da imersão e compartilha alguns temas discutidos no evento que vão ao encontro da necessidade do setor de focar em estratégia e inovação. “A busca por melhoria contínua nos negócios e nos produtos, exceder as expectativas dos clientes e criar melhores procedimentos para cumprir prazos e exigências de padrões de qualidade sempre foram e continuarão sendo prioridades nos negócios de empreendedores de sucesso”, destaca.

Na opinião do CEO, eventos como o X Business demonstram a crença no potencial do coletivo e na ideia de que tudo pode ser aprimorado quando mentes trabalham juntas em razão de um objetivo em comum. “É a utilização de ferramentas de troca de conhecimento que diferenciam empresários comuns dos empreendedores de destaque”, afirma. 

Liderança e gestão de pessoas: foco na inovação

Este tipo de imersão promove discussões e oportunidades de ouvir a realidade do grande, do médio e do pequeno empreendedor. Compartilhando, dessa forma, resultados e experiências, bem como a apresentação de pontos e contrapontos, que nos ajudam a descobrir o que vem funcionando em empresas de sucesso; Ou seja, um passo a passo e tanto para gerar soluções relevantes, inovadoras e sustentáveis para as empresas.

Nesse sentido, ainda, o especialista em estratégias de crescimento empresarial e gestão de processos, Ali do Amaral, aponta duas questões que são muito necessárias para um negócio crescer de forma saudável e lucrativa: compreender e dominar os processos e as pessoas. “O verdadeiro empreendedor sabe o quanto é necessária liderança para o negócio fluir de verdade. E, claro, é preciso ter confiança para liderar, aplicando-se processos mais rápidos, práticos e rentáveis”, diz ele. 

Líderes que conseguem motivar e engajar suas equipes, estabelecer metas claras e definir estratégias eficientes tendem a obter resultados melhores do que aqueles que não investem nesse aspecto. Além disso, a liderança é fundamental para a implementação de uma cultura de inovação e para a gestão de mudanças, que são aspectos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

A gestão de pessoas, vale ressaltar, é outro elemento importantíssimo na indústria moveleira. Empresas que investem em programas de capacitação e treinamento, bem como na participação em imersões e eventos de empreendedorismo e networking para gestores e funcionários tendem a obter melhores resultados. Isso, já que uma equipe qualificada é capaz de executar tarefas de forma mais eficiente e contribuir para a inovação e desenvolvimento da empresa. Além disso, uma gestão de pessoas eficiente é fundamental para a retenção de talentos e para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Inovação não é só tecnologia

A implementação de novas ferramentas, como softwares de gestão, sistemas de automação e outras tecnologias, também contribuem, é claro, para a otimização dos processos de produção, redução de custos e aumento da eficiência. Essas ferramentas permitem a gestão de dados em tempo real, a análise de informações estratégicas e a tomada de decisões mais assertivas.

Por fim, a inovação — mas a inovação eficiente, com sentido e verdadeiramente resolutiva — será sempre a melhor ferramenta! Para isso, é preciso estar atento às tendências do mercado, investir em pesquisa e desenvolvimento e, muito importante, estar aberto a novas ideias e conceitos.

Veja também