Eurocucina 2022 – O retorno do Salone del Mobile Milano ao seu formato tradicional nos pavilhões do Rho Fiera entre os dias 06 e 12 de junho, marcou de vez a retomada dos grandes eventos ao redor do mundo, ocorrendo de maneira paralela a outras milhares de mostras e ações que tomaram conta da cidade durante a Semana de Design de Milão 2022, na Itália.
Maior evento do setor moveleiro no planeta, a 60ª edição do iSaloni, como é popularmente conhecido, atraiu a visitação de mais de 262 mil profissionais, formadores de opinião e estudantes ligados ao setor, provindos de 173 países. Ao todo, aliás, a Semana de Design reuniu cerca de 400 mil profissionais e entusiastas do design, do mobiliário, da arquitetura, da decoração, das artes e de outras áreas correlatas.
Com uma extensa programação de eventos simultâneos à exposição de centenas das maiores marcas fabricantes de móveis do planeta, a mostra EuroCucina, que ocorre bienalmente no cronograma do iSaloni, dando foco especial às soluções para as cozinhas, se provou mais uma vez como o segmento mais tecnológico do evento, além daquele com maior centralidade em nossos lares.
Um tour pela EuroCucina com a Eucatex
Quem traz um panorama dos maiores destaques e tendências observadas em matéria de design e tecnologia para cozinhas durante a EuroCucina 2022 é Andrea Krause, consultora de Marketing da Indústria Moveleira da Eucatex, que esteve em Milão coletando referências em materiais, cores, desenhos, padrões e inovação para a superfície de móveis cada vez mais em sinergia com o mercado global.
Apresentando a evolução estética e funcional do mobiliário, foi possível, segundo Andrea, observar durante a EuroCucina espaços cada vez mais fluídos e compartilhados para diferentes tarefas, como lazer e trabalho, explorando-se ambientes abertos e com ilhas.
Ao mesmo tempo, o oposto também apareceu com forte presença. São os ambientes com cozinhas e áreas de serviço completamente fechados, ocultando por completo o mobiliário, por meio da utilização de portas deslizantes e dobráveis. Uma ótima solução para casas com espaços limitados, que necessitam de ambientes multifuncionais e compartilhados.
Pedras
As linhas são limpas e elegantes, com uma paleta de cores variadas. Porém, neste ano os tons monocromáticos em cinzas e cores neutras foram evidenciados.
As pedras, ora sofisticadas, ora brutalistas, valorizam a estética das superfícies de tampos e frentes de armários, com um toque hipernatural, representadas por frentes em bordas com altas espessuras ou extremamente finas e leves.
Como alternativa às pedras estão em cena os acabamentos cerâmicos com efeito em metal, bem como tampos em revestimentos cerâmicos e porcelanatos, imitando superfícies escovadas ou unicolores. Dessa forma, compondo a estética do mobiliário com estilo acolhedor em cores neutras e terrosas, no acabamento fosco com toque aveludado.
Este ano foi visível, aliás, uma paleta de cores muito inspirada na natureza e nas especiarias: tons terrosos, alaranjados, terracota, chumbo e grafite, cores quentes e refinadas, além de pedras glamorosas.
Madeiras
Entre as madeiras e as melaminas destacam-se os carvalhos, em tonalidades suaves e elegantes, com veios leves e aconchegantes, como o BP Natural Oak, padrão presente na coleção Luzes da Terra, da Eucatex. As madeiras em nogueiras elegantes na cor castanho – como o padrão Freijó Escuro da mesma coleção da Eucatex- também remetem a uma estética intimista e acolhedora.
As portas incorporaram os detalhes em ripas de madeiras, os chamados “canaletados”, ou com efeitos com ranhuras, presentes inclusive em laterais, fundos aparentes de móveis e fundos de gavetas.
Metalizados
Já as cozinhas com design mais tecnológico e futurista investiram em superfícies metálicas, como aço escovado e inox.
Também foram observados vidros com efeitos especiais metalizados, ondulados ou canaletados. As superfícies em vidros com efeito perolizado trazem glamour ao móvel.
As estruturas em alumínio e vidro ampliam a transparência e dão um ar futurista aos ambientes. Os materiais nunca foram tão explorados, oferecendo maior resistência a produtos químicos e agentes de limpeza, e mais higiênicos.
Lacas
Nas lacas, as tendências reforçam a continuidade do branco como principal cor no alto brilho; seguida das tonalidades em Cinza, Cinza Itália, Grafite, Preto; além de cores que trazem esse efeito mais calmante e tranquilizante, como Grey Sky, um dos destaques da coleção Luzes da Terra da Eucatex, combinadas com madeiras, mas principalmente com vidro e metal.
Shapes
As espessuras dos armários, com design mais finos, transmitem leveza. Os cantos são elegantes e incorporam formas orgânicas e curvas.