Um novo ano começou e a verdade é que vivemos um momento de otimismo cauteloso, uma esperança ainda tímida, mas que deverá influenciar os hábitos de vida e de consumo em 2022. Já moldando, portanto, as tendências em design que veremos no próximo ano. O que inclui, claro, a sempre tão esperada “Cor do Ano da Pantone”.
Cor azul de fundo roxo, provavelmente você já viu a Pantone 17-3938 Very Peri por aí. A cor foi eleita pela maior referência mundial no assunto como a cor de 2022. Mas o que ela representa? O matiz se caracteriza por sua presença encorajadora, procurando despertar uma atitude despreocupada, curiosa e criativa; quase que nos convidando a abraçar às incertezas, ao “estranho”.
Pantone 17-3938 Very Peri
O tom criado exclusivamente pela Pantone foi definido como uma combinação de um violeta avermelhado e um azul dinâmico, que resulta em uma tonalidade vibrante, flertando com o futurismo. O azul traz calma, enquanto o vermelho energiza, fazendo com que a cor harmonize essas dualidades como um impulso à transformação. Impulso esse que se encaixa não só na concepção de produtos, mas também na organização de eventos e gestão de negócios a partir de agora.
“A Very Peri é uma cor que realmente coloca o futuro sob uma nova luz”, acredita Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto Pantone. “Achamos que este era o tom perfeito para transmitir nossos sentimentos coletivos sobre o amanhã que está à frente. À medida que entramos num mundo de mudança sem precedentes, a seleção da Very Peri traz uma nova perspetiva e visão associada à confiança e ao carinho que caracterizam a família da cor azul.”
Ou seja, conhecer os caminhos para a tomada de decisão da cor do ano pela Pantone, é entender também um pouco mais sobre os caminhos para as vendas e para o relacionamento com variados públicos.
Very Peri combina o mundo físico ao digital
Para chegar à seleção de cada ano, os especialistas em cores da Pantone vasculham o mundo em busca de novas influências. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte e novos artistas, moda, mobiliário, todas as áreas do design, destinos em alta, bem como novos estilos de vida, estilos de jogos e condições socioeconômicas. As influências também podem advir de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos gráficos, plataformas de mídia social e até eventos esportivos.
“Olhamos para as mais diversas áreas, dos esportes à moda, para ver o que as pessoas estão falando, fazendo e querendo”, disse Eiseman, enfatizando que o aumento do interesse nas plataformas de metaverso e jogos, por exemplo, como um escape de uma realidade conflituosa, ajudaram a inspirar a cor do ano de 2022.
Além de ser um tom usado nos jogos de alto contraste, bastante populares entre a Geração Z, o matiz também tem raízes no mundo natural e no bem-estar, com lilases, alfazema e pervinca oferecendo uma sensação calmante durante uma época caótica. Unindo, assim, os mundos físico e digital. Very Peri também aparece em muitas previsões de tendências de beleza e moda, tendo sido vistas em desfiles de grandes marcas com impacto no design do viver, tais como Lanvin, Chet Lo e Louis Vuitton.
Cor do ano deverá ser incorporada no design de interiores
Apesar das referências, porém, um tom empoderado como este aponta como uma surpresa como a cor de 2022, após as escolhas de tons mais óbvios como o cinza (Ultimate Gray) e o amarelo (Illuminate) em 2021. Em um comunicado, a Pantone explicou, no entanto, que a dupla de 2021 surgiu com um conceito de “luz no fim do túnel”, após um período nebuloso em 2020. Mas como muitos continuam a lutar contra a variante Ômicron e o mundo entra em mais uma fase de incerteza, a “estranheza alegre” e o “otimismo cauteloso” de Very Peri parece bastante apropriada.
No mínimo, a cor oferece uma nova perspectiva. Afinal, depois de dois anos de mesmice e luta, todos estamos buscando algo novo. Com nossas casas e ambientes de trabalho refletindo esse viver híbrido e essa sede por novidade, descontração e descompressão.