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Rotinas Revividas: consumidores retomam hábitos sociais e aumenta a presença física no comércio

O ser humano é um ser social. Ficar isolado, portanto, foi uma experiência difícil para a humanidade nos últimos anos. Não é à toa que agora muitos consumidores só querem saber de andar por aí.

O retorno ao convívio social e a adaptação à nova realidade é o sonho dos consumidores se realizando. Ansiosas, as pessoas estão com muita vontade de voltar às suas rotinas, apesar das incertezas ainda presentes. Com tantas mudanças, porém, o consumidor está tendo de se adaptar a novas alternativas de consumo fora de casa e as empresas podem ser responsáveis por tornar essa retomada o melhor (e mais lucrativo!) possível. É o que indica a pesquisa Top 10 Tendências de Consumo Globais 2023, realizada pela Euromonitor Internacional.

A tendência de Rotinas Revividas combina hábitos originados pela pandemia com o desejo de consistência e de uma tentativa de retomada para tempos mais simples. De aulas de ginástica a happy hours, os consumidores retomam suas reuniões sociais presenciais e tudo está voltando aos trilhos.

E qual o papel dos móveis nisso tudo?

Trazer a diversão, engajar os consumidores e ajudá-los a alcançar um senso de normalidade são as tarefas mais importantes que as empresas devem adotar neste momento. Para tal, inovando seus processos e se preparando para um aumento no consumo fora de casa.

Quando perguntado na pesquisa, se nos próximos 12 meses pretendiam mudar algum hábito, 39% dos consumidores disseram que nos próximos cinco anos, suas atividades diárias serão presenciais. Movimento que deve gerar uma reviravolta no setor moveleiro, que se beneficiou do isolamento social, que deverá agora pensar em maneiras inovadoras de levar a diversão para dentro de casa, tornando o ambiente doméstico atrativo, bem como de pensar em mobiliário para espaços públicos e urbanos.

As experiências da vida real, encontros sociais e o retorno das atividades é tudo o que desejam as pessoas dos tempos atuais. Os consumidores se cansaram de ficar confinados, ao invés disso, eles estão se arrumando e indo às compras. No entanto, sob o olhar do Setor Moveleiro, é preciso entender que as pessoas também vão sair para irem à casa uma das outras, e, assim, elas também continuam investindo, especialmente em mobiliário para receber bem os hóspedes ou as visitas.

Além disso, os escritórios, lojas, empresas e indústrias em geral têm aumentado gradualmente o fluxo de pessoas, à medida que os horários híbridos trazem os funcionários de volta ao local de trabalho. Os shows já estão voltando, a vida noturna está sendo revitalizada e os restaurantes estão sempre cheios. O que, ao nosso ver, deve ser encarado não como obstáculos, mas como novas possibilidades para a indústria de móveis, portanto.

 

Vitalidade no processo

Se colocando no lugar de seus clientes, as marcas também estão se revitalizando para realmente entender onde e como os seus produtos se encaixam em suas novas vidas.

Projetando suas estratégias de marketing, as empresas estão sob as lentes das ocasiões cotidianas. Os profissionais de marketing, estão mais bem assertivos para capturar novos clientes ao mostrar como os produtos se encaixam em suas rotinas diárias nesses tempos de mudança.

São grandes beneficiárias dessa tendência, as marcas de moda e beleza, à medida que os consumidores estão buscando se arrumar para irem às ruas e frequentar os shoppings.

Reengajando consumidores

O consumo em casa durante a pandemia dominou as vendas, mas já dissemos aqui que as compras de consumo imediato e as experiências fora de casa estão voltando. É uma oportunidade de as empresas aprimorarem a estratégia de distribuição em canais on-trade.

Segundo o estudo da Euromonitor, são esperados US$ 151 bilhões em vendas globais em produtos de beleza e cuidados pessoais, em 2023. Portanto, o setor moveleiro precisa voltar os holofotes para os móveis setoriais de salões, spas e, inclusive, hospitalidade e entretenimento, entre outros setores de serviços que estão preparados para reintroduzir diversão e emoção fora de casa.

Apostando nisso, a joalheria Tiffany & Co por exemplo apostou na inauguração de espaços como cafeterias para receber seus clientes. Genial né? Então dê uma olhada nos móveis da Blue Box Cafe.

Apostando na convivência social, a Joalheria Tiffany inaugura cafeterias Blue Box Cafe com móveis padrão.

Voltar às Rotinas Revividas é um objetivo para que as empresas foquem em incentivos e apoios aos consumidores que desejam redescobrir o mundo. As marcas têm a chance de criar relacionamentos duradouros com novos produtos e serviços que impulsionam a autoconfiança dos clientes. Portanto, prevalecerão e poderão revigorar o engajamento, empresas que despertem a aventura e o entusiasmo com a marca.

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