Guia de combinações Eucatex – Que a madeira é a protagonista absoluta na indústria de móveis, disso, a gente já sabe. Mas e se pensarmos fora da caixa? Ou melhor, e se levássemos cor também para a caixaria do mobiliário?
É isso o que propõem as novas tendências de design de móveis ao redor do mundo, convidando indústrias e profissionais a irem além dos tampos e acabamentos, experimentando novas cores e tonalidades que reflitam o novo olhar do consumidor sobre o lar.
É tempo de liberdade, da expressão das nossas individualidades e isso vem motivando a escolha dos consumidores pós-pandemia, agora que, mais do que nunca, nossos lares se tornaram extensões de quem somos e do que queremos, espaços seguros, mas também de conexão com as pessoas e com o mundo. Nesse ambiente, os consumidores de todos os segmentos têm cada vez mais acesso aos principais movimentos de design e tecnologia em evidência, buscando trazê-los para dentro de suas casas e tornando-os fatores decisivos na compra de móveis e itens de decoração.
E, claro, as indústrias de móveis, em especial aquelas voltadas à classe C, vêm criando alternativas acessíveis para que este público esteja inserido nessas grandes tendências de comportamento e consumo, a exemplo do que vemos nos segmentos mais altos.
Pensando nisso, a Eucatex, fornecedora de painéis e superfícies para móveis e referência em design na área, criou o Guia de Combinações, uma ferramenta que funciona como um círculo cromático exclusivo da Eucatex, idealizado para ajudar os profissionais a especificarem as melhores combinações em cores, tonalidades e padrões, ao oferecer uma leitura mais simples, objetiva e orientada pelas novas tendências e movimentos de mercado. Proporcionando, assim, novas possibilidades de interpretação de tendências e dos produtos disponíveis pela empresa.
MDP Perffect Colors
O guia foi desenvolvido a partir do range de padrões da linha MDP Perffect Colors: uma coleção com 12 padrões unicolores, sendo seis deles novidades, além de outros seis que compunham o portfólio e casavam perfeitamente com a proposta de dar personalidade ao móvel, criando opções infinitas de combinações.
A coleção, aliás, responde a quatro pontos prioritários: demanda por cores em sintonia com as tendências globais do mobiliário; busca por móveis com visual clean, jovem, em estilo contemporâneo; paleta cromática que traz conforto e aconchego; e textura com toque sensorial e tátil. Ou seja, tudo em paridade com o que há de mais propositivo e contemporâneo para atender aos consumidores atuais.
Guia de Combinações Eucatex
“O que mais nos focamos na idealização do Guia de Combinações da Eucatex foi trazer para o mercado uma forma de estudar o uso da cor não só na frente do móvel, mas também trazendo-a para a caixa, para a estrutura do móvel. O que implica, portanto, no entendimento das combinações possíveis em nosso portfólio”, explica Andrea Krause, consultora de marketing da Eucatex.
“Após o lançamento da linha MDP Perffect Colors, acredito que nesse momento, com o Guia de Combinações, agregamos para o nosso time comercial e consequentemente para nosso cliente uma percepção das tonalidades claras, médias ou castanhas escuras, e o que a cor pode ter de interface”, completa.
Essas possibilidades de combinações estão amparadas tanto no significado dessas 12 cores como também nas formas de usá-las, combinando matizes para uso simultâneo em caixas e frentes do móvel; em elementos vazados, nichos, portas internas e detalhes; bem como compondo-as com os padrões amadeirados e as várias nuances oferecidas pela marca.
“A cor não é mais um detalhe, ela também pode ser a protagonista, com as superfícies amadeiradas podendo vir a assumir um papel secundário dentro de grandes tendências atuais do design. E o mercado brasileiro, claro, está entre um dos maiores do mundo e aos poucos começa a abraçar também essa novidade. O que já está sendo visto com frequência nos segmentos mais altos e começa a ser adotado também na indústria seriada”, explica Andrea.
Dessa forma, demonstrando a possibilidade de inversão, do ponto de vista do tradicional, explorando-se novas tendências e expressões de design que vem fazendo sucesso no mercado mundial e também nos lares brasileiros. Com os consumidores locais estando não só cada vez mais atentos, mas também inseridos nesse universo do design e do décor, com referências que podem vir dos mais variados lugares, movimentos e situações.
“Com esse range de 12 cores, portanto, a gente consegue orientar o que combina com o quê. Olhando não só a questão harmônica das cores, mas também das tendências. Para utilizar a ferramenta, então, temos de nos perguntar o que está acontecendo ou está por vir em matéria de tendências e o que faz sentido para nossas empresas. Dessa forma, dentro dessas tendências, como podemos fazer aquelas cores, nuances e padrões conversarem e criarem tanto contextos como narrativas a partir de suas combinações”, fala mais uma vez a consultora de marketing.
Tudo isso, claro, colaborando e facilitando — e muito! — o trabalho de especificação tanto do time comercial da Eucatex quanto de designers, arquitetos e fabricantes ao possibilitar com que consigam ter uma visão completa do portfólio da marca e das possíveis combinações disponíveis. Tornando o processo de decisão e criação cada vez mais assertivo e em par com o que os consumidores realmente desejam.