Preloader

Começa hoje a Xylexpo 2022, em Milão

começa-hojexyplexpo-2022-milão-plataforma-setor-moveleiro

Plataforma Setor Moveleiro representa a imprensa B2B brasileira na Xylexpo 2022 como convidada especial de Missão Comercial promovida pela ITA (Italian Trade Agency)

Que quando se fala na indústria moveleira, a Itália é o maior berço de tendências e inovação, todo mundo concorda. Com um setor tão forte e de referência, o país é também uma importante vitrine nos quesitos tecnologia, matérias-primas e recursos para a produção de móveis, com a Xylexpo sendo uma das principais feiras no calendário europeu e mundial nesse sentido. E é para lá que nós, da Plataforma Setor Moveleiro, nos transportamos hoje!

Começou nesta quarta-feira, 12 de outubro, a edição 2022 da Xylexpo, em Milão, na Itália. O evento, que tradicionalmente ocorre bienalmente, apresentando as novidades em máquinas, equipamentos, componentes, matéria-primas e insumos para a indústria moveleira, vai até o próximo dia 15. 

Após um hiato devido à situação do Coronavírus ao redor do mundo, para esta edição, os organizadores celebram uma nova dinâmica, mais integrada e em par com o mundo atual, segundo eles; além de unirem forças com outras importantes exibições, que ocorrem simultaneamente.

“Este ano preferimos evitar a dispersão, fazendo o nosso melhor para colocar todos os expositores em dois salões, evitando ‘apêndices’ que são menos atraentes para os visitantes“, explica Dario Corbetta, gerente de exposições. “Consideramos que essa Xylexpo seria diferente do passado, pelas razões que todos conhecemos, e tomamos decisões para apoiar a qualidade do evento.”

Os corredores 22 e 24 da Fiera Milano, com uma área total de 36 mil m², recebem mais de 280 expositores de dentro e fora da Itália. Além do evento físico, a feira também conta com a iniciativa “Xylexpo Digital”. 

“Nossa oferta é tangível e de fácil acesso mesmo após o fim do show: teremos um verdadeiro canal de TV, que, durante os três primeiros dias de exibição — de quarta-feira, 12, até a sexta-feira, 14 —, permitirá que qualquer pessoa participe dos eventos da Arena Xylexpo à distância, além de visitar o estande dos expositores que decidiram participar deste projeto”, conta Corbertta. “Com nossas equipes circulando pelos estandes, oferecemos cobertura de transmissão ao vivo com ‘visitas guiadas’ retratando reuniões, opiniões, produtos e a atmosfera da feira de uma forma geral”. 

Luigi de Vito, presidente da ACIMALL - xYLEXPO 2022 pLATAFORMA sETOR mOVELEIRO
Luigi de Vito, presidente da ACIMALL

Três feiras em uma: soluções integradas para a indústria moveleira mundial

Além do formato híbrido, outra novidade é a parceria entre as feiras BI-MU e Xylexpo, organizadas respectivamente pela Ucimu – Sistemi Per Produrre (Associação de Fabricantes de Máquinas, Ferramentas, Robôs e Sistemas de Automação) e a Acimall (Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas, Produtos e Serviços para Madeira)

A decisão dos organizadores de unir forças e imaginar um palco maior para tecnologias de processamento de madeira, metal e compósitos criou um polo com ainda mais poder de atração e do emergir de soluções: 60% dos visitantes da Xylexpo apontam que irão conhecer também conhecer às máquinas metalúrgicas e vice-versa.

Em tempos de desafios inéditos, especialmente para a área de eventos, as duas exibições oferecem um novo cenário onde os fabricantes terão a oportunidade de encontrar expertise, soluções e ideias para um objetivo comum: produzir com métodos cada vez mais sustentáveis e eficientes, de acordo com os princípios da Indústria 4.0.

Fusão mais recente do grupo, ainda, a Fiera Milano também recebe a Viscom Italia, feira de comunicação visual que dedica uma grande seção à comunicação digital, um dos temas mais em pauta no ramo de acabamentos atualmente.

Além de uma linha de tecnologia mais ampla, os visitantes têm acesso a uma rica agenda de eventos adicionais; debates aprofundados sobre temas técnicos, tecnológicos e econômicos relevantes para ambos os setores, por meio de apresentações, seminários e conferências. 

Atenção especial será dedicada aos grandes temas do universo digital e da sustentabilidade, dois conceitos-chave para o desenvolvimento da indústria moveleira e da economia mundial. Então fique de olho, moveleiro!

Plataforma Setor Moveleiro na Xylexpo 2022 à convite da Italian Trade Agency

Missão Brasileira para a Xylexpo 2022, organização Utalian Trade Agencya Brazil
Missão Brasileira para a Xylexpo 2022, organização Italian Trade Agency Brazil

E, claro, quem trará todas essas novidades para o mercado brasileiro em tempo real é a equipe da Plataforma Setor Moveleiro, que está em Milão como convidada especial representando a imprensa B2B moveleira nacional, numa Missão Especial à convite da ITA (Italian Trade Agency), agência do governo da Itália com a função de promover os produtos e serviços italianos no exterior e atrair investidores estrangeiros para a Itália. Participam da missão outras figuras importantes do setor moveleiro nacional, como representantes das empresas Artely, Caemmun, Cimol, DJ, Officina Móveis, Telasul, Móveis Província e Henn.

Acompanhe nossa cobertura pelo instagram.com/setormoveleiro

Os eventos totalmente integrados BI-MU e Xylexpo começam hoje e vão até sábado, 15 de outubro. Já a Viscom Italia começa nesta quinta-feira, 13 de outubro, também até o dia 15, nos pavilhões 8 e 12. 

 

Veja também