O relatório “Home Lifestyles 2025”, idealizado pela WGSN, descreve as oportunidades de produtos para casa nos próximos anos. Isso, à medida que os espaços residenciais evoluem para um local multifuncional para viver, trabalhar, descansar, educar, aprender e se divertir, elencando novos desejos, ansiedades e prioridades que moldarão o que os consumidores precisam e desejam — seja a tinta que escolhem para as paredes, os ingredientes que adicionam à comida, as roupas que vestem, a tecnologia que usam, a loção que aplicam no rosto ou os móveis que utilizam.
O conceito de trabalhar de forma mais inteligente, por exemplo, já havia chegado ao mainstream mesmo antes da pandemia. “A Covid só serviu para intensificar esse processo”, ressaltam os especialistas da WGSN. De repente, contudo, passamos a produzir mais de casa e, para aqueles que trabalham em escritórios, o deslocamento diário e ter horários rígidos de chegada e saída começaram a parecer coisas anacrônicas. Percebemos, então, que era possível ser produtivo de um jeito diferente e, é claro, isso influenciou, influencia e ainda influenciará muito mais na forma como moramos, consequentemente no design e na usabilidade dos móveis.
Nada ocorre de uma maneira ideal, todavia, é óbvio.
Muito se tem falado sobre casos de burnout e o fenômeno da grande onda de demissões [é só olhar para as grandes companhias globais de tecnologia]. Mas esse novo cenário permitiu que pessoas e empresas explorassem meios novos e mais dinâmicos de trabalhar. Seja testando semanas de quatro dias, adotando o conceito FIRE [algo como ‘independência financeira para se aposentar logo’) ou simplesmente reorganizando o dia para realizar tarefas pessoais.
Nos próximos três anos, acredita-se que o impacto dessa transição histórica terá um caráter permanente: empresas provavelmente irão formalizar modelos de trabalho híbridos, pessoas deverão investir, então, para tornar os seus home offices mais confortáveis. E, espera-se, em meio à volatilidade econômica, muitos irão se planejar para fazer algo diferente ou se lançar em projetos paralelos.
“Seja qual for o seu segmento, haverá vantagens para as empresas que conseguirem ajudar as pessoas a terem uma vida mais dinâmica, produtiva, equilibrada e bem-sucedida em casa”, enfatizam os responsáveis pelo estudo. Ponto que reflete diretamente na indústria de móveis.
Novas formas de trabalho e dinamismo
Pontos de ação
Dê multifuncionalidade aos seus produtos
A pandemia nos forçou a equilibrar trabalho, bem-estar, o cuidado das crianças e muito mais em casa. Dessa forma, passamos a exigir produtos igualmente flexíveis. Isso significa mais roupas e móveis adaptáveis, mas também produtos multifuncionais, como alimentos que aumentem nosso foco ou cosméticos que protejam da luz azul. Tudo o que sirva para diversas funções terá apelo em um mercado em recessão.
Crie produtos que se integrem ao ambiente
O trabalho híbrido faz com que mais objetos ganhem espaço na casa – mesas, cadeiras, impressoras, monitores e luminárias –, e será essencial fazer com que esses objetos sejam mais discretos. Use cores suaves, formas arredondadas e superfícies táteis ou estofadas, que não deixem a casa parecendo um escritório.
Ajude as pessoas a aproveitarem os seus estilos de vida híbridos ao máximo
Haverá diversas oportunidades de produtos para ajudar as pessoas a lidarem com seus estilos de vida híbridos em 2025, como kits para preparar comida, apps de produtividade, acessórios de exercise snacking (períodos curtos de atividade física ao longo do dia), aromatizadores e mobiliário que facilitem a transição do trabalho do dia para o descanso da noite.
Não presuma que todo mundo tem espaço para um escritório dentro de casa
Muitas pessoas continuarão improvisando home offices em 2025, principalmente por conta da recessão. Será fundamental desenvolver produtos acessíveis que permitam trabalhar de casa em espaços compartilhados, sejam divisórias portáteis ou fones com cancelamento de ruído.
E como desenvolver produtos que atendam a estes principais pontos? É isso o que falaremos em nosso próximo conteúdo da série “Home Lifestyles 2025”.
Enquanto isso, não deixe de conhecer a primeira tendência para a casa de 2025 elencada pela WGSN, referência na área — “Descubra as 4 principais tendências para o morar até 2025: oportunidades de produtos no setor moveleiro”.