Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?

Na atualidade, onde a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, os empresários do setor moveleiro enfrentam desafios ao buscar se destacar no universo online. O marketing digital, então, se tornou uma ferramenta importante para atrair e engajar clientes, construir uma marca sólida e impulsionar as vendas. Nesse cenário, compreender os conceitos de marketing é crucial para se destacar no contexto digital. Na matéria abaixo, você vai conhecer os principais termos, assim como as práticas mais indicadas para ter resultados expressivos. Boa leitura!

À medida que a indústria moveleira evolui, impulsionada pela tecnologia e pelas mudanças nos hábitos de consumo, os empresários enfrentam uma nova realidade: a necessidade de se destacar no universo digital. 

O uso cada vez mais crescente da internet transformou a forma como as pessoas compram móveis, assim como a maneira que as empresas alcançam e interagem com seus clientes. 

Nesse cenário digital em constante transformação, dominar os conceitos de marketing se torna, então, uma habilidade fundamental para os empresários do setor moveleiro. 

Com a concorrência on-line cada vez mais acirrada, compreender e aplicar estratégias eficazes de marketing digital pode ser a diferença entre o sucesso e o anonimato no mercado.

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
O uso cada vez mais crescente da internet transformou a forma como as pessoas compram móveis, assim como a maneira que as empresas alcançam e interagem com seus clientes

Nesta matéria, que irá lhe apresentar os principais conceitos de marketing digital para a aplicação no setor moveleiro, você vai conferir:

  • O que é marketing digital?
  • O que é branding?
  • O que são estratégias de marketing?
  • O que são campanhas publicitárias?
  • O que é e-commerce?
  • O que é inbound marketing?

O que é marketing digital?

O conceito de marketing digital está ligado a todas as estratégias e ações de promoção e de comercialização de produtos e serviços que são realizadas através de canais on-line. 

Em contraste com o marketing tradicional, que muitas vezes se baseia em mídias off-line, como anúncios em revistas e outdoors, o marketing digital aproveita o poder da internet e das tecnologias digitais para alcançar e engajar o público-alvo de maneira mais direta e até mesmo personalizada. 

Essa abordagem permite que as empresas do setor moveleiro alcancem consumidores em potencial onde quer que estejam, seja em redes sociais, mecanismos de busca ou em outros sites relevantes para seu nicho de mercado. 

Por isso, ao compreender e implementar efetivamente estratégias de marketing digital, os empresários podem aumentar a visibilidade de suas marcas, gerar leads qualificados e impulsionar as vendas de móveis de forma significativa.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Gabriela Gibikoski, jornalista e especialista em marketing digital e mídia sociais da Móveis Henn, afirma que produção de conteúdo em formatos diversos é uma excelente estrategia

Conceitos de marketing: produção de conteúdo

Gabriela Gibikoski, jornalista e especialista em marketing digital e mídia sociais da Móveis Henn, explica que a produção de conteúdo em formatos diversos é uma das formas mais eficazes de criar um relacionamento com o consumidor no mercado moveleiro.

“Para que essa estratégia da produção de conteúdo tenha sucesso, seja em formato de textos, vídeos ou peças para as redes sociais, por exemplo, é preciso trabalhar a otimização desses materiais, a fim de que sejam encontrados e gerem engajamento e interesse por parte do público.”

Nesse contexto, a especialista ressalta que o principal desafio consiste em encontrar os canais mais assertivos para se comunicar com o público-alvo e tornar essa relação próxima e duradoura. 

“As opções são muitas e vão desde e-mail até redes sociais mais corporativas, como o LinkedIn, por exemplo”, destaca.

Mídias sociais

Conforme explica Gibikoski, as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de interação de consumidores finais há muito tempo. Isso porque muitas plataformas são consideradas fontes de pesquisa, seja de conteúdos ou até mesmo de produtos.

“As redes sociais ajudam no compartilhamento de conteúdos e informações sobre os produtos para que os lojistas, nosso público-alvo quando o assunto é B2B, possam conhecer melhor as características e funcionalidades dos itens que possuem na loja, além de também terem a possibilidade de repostar esses materiais e gerar desejo em seus clientes.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Nas redes sociais, os vídeos têm se destacado quando o assunto é performance e engajamento

Conteúdos em vídeo

Quanto aos formatos dos conteúdos, a jornalista e especialista em marketing digital e mídias sociais pontua que, a cada dia, os vídeos têm se destacado quando o assunto é performance e engajamento.

“A criação de conteúdos em vídeos rápidos, tanto sobre produtos, como dicas úteis, tem ganhado cada vez mais destaque e aceitação por parte do nosso público. São materiais que exigem uma elaboração de roteiros, precisam ser cuidadosamente pensados e produzidos, mas que podem ser consumidos de forma leve e fácil pelo nosso público”, explica.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Paulo Pacheco, especialista do mercado em indústria e varejo de móveis e proprietário da Evecom Marketing Estratégico, explica o que mais se oferece no setor moveleiro são produtos e não marcas

Um dos conceitos de marketing: o que é branding?

O branding, ao contrário do que alguns pensam, é muito mais do que apenas um logotipo ou um slogan cativante. Isso porque o conceito está relacionado à percepção que os consumidores têm de uma marca. 

No contexto do setor moveleiro, o branding é essencial para diferenciar uma empresa da concorrência e criar uma conexão emocional com os clientes, uma vez que, conforme aponta Paulo Pacheco, especialista do mercado em indústria e varejo de móveis e proprietário da Evecom Marketing Estratégico, o que mais se oferece na área são produtos e não marcas.

Isso acontece porque o conceito envolve a definição e a comunicação dos valores, da missão e da identidade única da marca, transmitindo uma mensagem consistente e coerente em todos os pontos de contato com o público. 

“No setor moveleiro, o branding se torna o melhor caminho para quem quer sair dessa guerra, se diferenciar, construir valor, melhores margens, qualidade de faturamento e perenidade para a empresa”, argumenta Pacheco.

Ao desenvolver uma marca forte e reconhecível, os empresários do setor moveleiro podem cultivar a confiança dos consumidores, fidelizar clientes e até mesmo influenciar as decisões de compra.

Desafios

Apesar de benéfico para as empresas moveleiras, a aplicação do branding não está isenta de desafios. Para Pacheco, o principal obstáculo é interno, uma vez que, no Brasil, existe a cultura de não investimento na construção e no fortalecimento das marcas.

“Muitos ainda confundem marca com o logotipo da empresa, formado por uma tipografia e um símbolo. A marca, porém, é muito mais. Essa é a proposta de valor que carrega em si, feita em cima de atributos e diferenciais tangíveis, como produtos e serviços, e intangíveis, que são valores, princípios, sustentabilidade, responsabilidade social e outros. Esses são os fatores que constroem a reputação e o posicionamento de mercado onde uma empresa atua.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
O branding tem como foco garantir ao cliente uma excelente experiência no que diz respeito à marca e a todos os aspectos encontrados em seu universo

Influência nas decisões de compra

O branding está amplamente relacionado às decisões de compra do consumidor no setor moveleiro. Isso porque o conceito tem como foco garantir ao cliente uma excelente experiência no que diz respeito à marca e a todos os aspectos encontrados em seu universo.

“Hoje em dia, a régua de exigência dos clientes subiu e, assim, o branding passou a ganhar uma importância e uma relevância maiores. Digo isso porque, quando se tem uma marca bem construída, o cliente corporativo faz a sua escolha por sua reputação, para não errar na sua escolha. Mesmo em momentos econômicos adversos, a primeira opção é por quem tem marca, salvo se estiver mal posicionada ou longe do orçamento previsto”, pontua o especialista do mercado em indústria e varejo de móveis.

O que são estratégias de marketing?

As estratégias de marketing, por sua vez, se referem ao conjunto de planos e ações delineados para alcançar os objetivos de marketing de uma empresa. 

No contexto do setor moveleiro, essas estratégias podem abranger uma variedade de iniciativas, desde campanhas de publicidade online até programas de fidelidade do cliente. 

Assim, é essencial que os empresários do setor compreendam as necessidades e preferências do seu público-alvo para desenvolver estratégias eficazes que maximizem o retorno sobre o investimento. 

Isso pode incluir a segmentação precisa do mercado, a criação de conteúdo relevante e a utilização de análises de dados para otimizar o desempenho das campanhas.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
As estratégias de marketing se referem ao conjunto de planos e ações delineados para alcançar os objetivos de marketing de uma empresa

Sazonalidade e conceitos de marketing

De acordo com Pacheco, a sazonalidade é um fenômeno comum no setor moveleiro e as empresas estão cientes de que ela ocorre todos os anos. Esse fator, por sua vez, influencia – e muito – a definição das estratégias de marketing.

“As empresas, sabendo do que sempre acontece nessa época do ano, geralmente começam a desenvolver seus lançamentos em setembro ou outubro, no máximo em novembro, para atender a demanda do varejo por novidades e oxigenar suas vendas, por exemplo”, explica.

Para impulsionar as vendas em qualquer época do ano, contudo, o especialista destaca que as empresas devem buscar sempre a singularidade na construção de sua marca, se destacando pelos diferenciais de seus produtos e serviços. 

“A identidade é a chave dessa porta. Quem tem, com certeza, já larga na frente para impulsionar as suas vendas.”

Conceitos de marketing: estratégia de crescimento

Paulo Pacheco destaca que, entre as diferentes estratégias de marketing disponíveis atualmente, uma das principais consiste na atração de potenciais clientes. 

“As estratégias que atuam no topo do funil atingem um maior número de pessoas, por serem mais simples e objetivas. Essas ações, então, alcançam quem procura por um móvel com conhecimento de causa, quem sabe o que quer, por exemplo, ou quem não está nessa busca, mas tem todo potencial para comprá-lo.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
A designer de interiores Soni Cassiano, nesse contexto, destaca que, primeiramente, a marca deve assumir um protagonismo em sua fala

Conceitos de marketing: o que são campanhas publicitárias?

As campanhas publicitárias podem ser definidas como iniciativas estratégicas projetadas para promover produtos ou serviços de uma empresa, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas. 

No setor moveleiro, essas campanhas podem assumir várias formas, desde anúncios pagos em mecanismos de busca e redes sociais até parcerias com influenciadores digitais e criação de conteúdo patrocinado. 

O sucesso de uma campanha publicitária depende da capacidade da empresa em transmitir sua mensagem de forma convincente e relevante para o público-alvo, aproveitando os canais de comunicação mais adequados ao seu mercado. 

A designer de interiores Soni Cassiano, nesse contexto, destaca que, primeiramente, a marca deve assumir um protagonismo em sua fala, mostrando seus diferenciais por meio de uma comunicação clara, com propriedade de conhecimento e, sobretudo, verdade.

“Mostrar provas sociais em campanhas publicitárias através de depoimentos também é uma parte fundamental, pois não há ninguém melhor que um cliente para falar sobre a qualidade e a durabilidade de produtos moveleiros”, explica.

Ao desenvolver e executar campanhas publicitárias eficazes, os empresários do setor moveleiro podem aumentar a visibilidade da sua marca, gerar interesse nos seus produtos e conquistar novos clientes no ambiente digital em constante evolução.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Gabriela Gibikoski aponta que, para identificar o público-alvo, é fundamental entender o objetivo da campanha

Identificação do público-alvo

Gabriela Gibikoski aponta que, para identificar o público-alvo, é fundamental entender o objetivo da campanha, qual mensagem a empresa deseja comunicar e quais serão os meios utilizados para isso. 

“A partir desses aspectos, é possível definir o público-alvo com base nas informações e dados que a empresa já possui.”

Conceitos de marketing: plataformas digitais

As plataformas digitais são excelentes aliadas na divulgação de produtos, conforme pontua a jornalista e especialista da Móveis Henn. 

Isso acontece porque essas ferramentas facilitam o acesso à informação por parte do público, que pode conferir detalhes dos móveis de forma simplificada, e também podem ser ótimos canais de relacionamento.

“Entendemos que, além de utilizá-las na divulgação de produtos através de fotos e vídeos, por exemplo, as plataformas digitais podem ser aproveitadas para gerar conteúdos de valor, esclarecendo dúvidas e oferecendo dicas úteis e práticas relacionadas aos móveis, tornando a marca referência para seu público-alvo.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
O e-commerce oferece uma plataforma poderosa para as empresas alcançarem clientes em todo o mundo

O que é e-commerce no contexto dos conceitos de marketing?

E-commerce, abreviação de comércio eletrônico, se refere à compra e venda de produtos ou serviços realizada através da internet. 

No contexto do setor moveleiro, o e-commerce oferece uma plataforma poderosa para as empresas alcançarem clientes em todo o mundo, independentemente da sua localização geográfica. 

Desde lojas on-line dedicadas exclusivamente a móveis até marketplaces que agregam produtos de diversas marcas, o e-commerce proporciona uma experiência conveniente e acessível aos consumidores que buscam mobiliar suas casas. 

Além disso, o e-commerce permite que os empresários do setor expandam seu alcance além das fronteiras físicas, competindo em um mercado global e aproveitando o potencial de crescimento ilimitado oferecido pela venda online.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Janaina Cailot, gerente de e-commerce do Grupo MM, pontua que os consumidores devem ter uma boa experiência nas lojas virtuais de móveis

Otimização da experiência dos consumidores

Janaina Cailot, gerente de e-commerce do Grupo MM, pontua que, para que os consumidores tenham uma boa experiência nas lojas virtuais de móveis, as empresas devem oferecer galerias de imagens, vídeos, medidas e descrições detalhadas. Esses fatores, por sua vez, facilitam a tomada de decisão.

“Além desses aspectos, é importante estar atento ao processo de check-out, que deve ser facilitado ao máximo. Por isso, a principal indicação é reduzir o número de etapas e oferecer ao consumidor opções seguras de pagamento”, explica.

E-commerce e presença nas redes sociais

Conforme pontua Cailot, criar conteúdos relevantes para o público-alvo é uma excelente estratégia para e-commerces de móveis. Nesse sentido, a gerente indica o desenvolvimento de postagens nas redes sociais que atraiam os potenciais consumidores.

“Para isso, é possível usar hashtags de atração, além de trabalhar com influenciadores que tenham um público-alvo semelhante. Manter o engajamento com os clientes, respondendo os comentários e as menções e repostando os stories, por exemplo, incentiva o cliente a compartilhar suas experiências, pois mostra o produto em situações reais.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Ao oferecer conteúdo de valor aos consumidores, as empresas conseguem estabelecer autoridade em seu nicho de mercado

Conceitos de marketing: o que é inbound marketing?

Por fim, o inbound marketing é uma metodologia focada em atrair, engajar e converter clientes utilizando conteúdo relevante e útil. 

No setor moveleiro, o inbound marketing pode envolver a criação de blogs informativos sobre decoração de interiores, vídeos tutoriais sobre montagem de móveis e guias de compra personalizados. 

Ao oferecer conteúdo de valor aos consumidores, as empresas conseguem estabelecer autoridade em seu nicho de mercado e construir relacionamentos sólidos com seu público-alvo. 

Além disso, o conceito se concentra em abordagens menos intrusivas, permitindo que os clientes em potencial procurem ativamente por informações e soluções, o que resulta em leads mais qualificados e em uma jornada de compra mais natural e orgânica.

O que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
Débora Fernandes, diretora executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), explica que, atualmente, o setor moveleiro vive em uma era do diálogo

Atração de consumidores

Débora Fernandes, diretora executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), explica que, atualmente, o setor moveleiro vive em uma era do diálogo, e não mais em uma era do discurso, o que influencia nas estratégias de inbound marketing.

“Esse fato não vale somente para o contexto digital, mas tem sua aplicação principal nesse universo. Isso significa que devemos aparecer e nos tornarmos disponíveis para o mercado. Devemos estar abertos ao diálogo e a nos relacionarmos. Precisamos lembrar que, por trás de toda marca, existem pessoas”, pontua.

Diante disso, a diretora executiva argumenta que a forma mais eficaz de atrair clientes é criar conteúdos que sugiram o diálogo aberto, autêntico e que, certamente, irá aproximar os consumidores e as empresas.

“Empresas que acreditam na própria missão, que são comprometidas com seu propósito e que têm a visão sobre como querem fazer parte da vida de seus clientes terão sucesso com o marketing de conteúdo e, consequentemente, com o inbound marketing.”

Conceitos de marketing: o que os empresários do setor moveleiro precisam saber para se destacar no universo digital?
A diretora executiva argumenta que a forma mais eficaz de atrair clientes é criar conteúdos que sugiram o diálogo aberto

Desafios do inbound marketing

Fernandes explica que, atualmente, a principal dificuldade que as empresas encontram ao desenvolver estratégias de inbound marketing consiste na busca pela autenticidade das mensagens que devem ser transmitidas aos consumidores.

“Fazer o básico bem-feito é fundamental, apesar dos desafios. Por isso, indico que a primeira etapa para uma estratégia de inbound marketing ser bem-sucedida é fazer uma imersão no propósito da marca e na forma como a empresa deseja impactar a vida de seus consumidores. Acredite na verdade da sua mensagem!”, finaliza a diretora executiva do Iner.

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