“Lutadores destemidos!”. Nome forte, que representa para a Euromonitor International — referência no estudo de hábitos de consumo — aqueles consumidores dispostos a abrirem as carteiras para manterem seus status, seja no mundo real ou virtual. Representando 17% da população mundial, esse perfil prioriza imagem e busca por exclusividade. Querem ter e ser os melhores. Ou seja, mais do que marcas, produtos e serviços, investem na construção de um estilo de vida, como uma label pessoal. Gostam de ostentar e não escondem isso!
Dessa forma, os “lutadores destemidos” aproveitam suas vidas e não se preocupam muito em planejar o futuro. Em vez disso, é muito provável que prefiram gastar dinheiro em vez de economizá-lo e tendem a fazer compras impulsivas regularmente. Optando, assim, quase sempre por produtos de marcas famosas e artigos de luxo. Eles investem, portanto, no status quo, dando grande importância ao que os outros pensam. Além de se manterem atualizados com as últimas tendências e estilos. Portanto, design, materiais, valor agregado e valor de marca importam e muito!
Hábitos de consumo dos ‘lutadores destemidos’
Em comparação com os outros tipos de consumidores e seus hábitos de consumo, estes “lutadores destemidos” são mais despreocupados em seus hábitos de consumo. Eles gostam de experimentar novos produtos e experiências com marcas diferentes. Bem como buscam ativamente itens premium e reconhecidos, mesmo que precisem pagar mais por isso.
O foco na imagem e o interesse contínuo em mudanças de tendências podem facilitar às empresas a mais facilmente influenciarem esse tipo de consumidor. Pois, além de terem grande probabilidade de serem influenciados por todos os canais de marketing tradicionais, eles têm também um interesse crescente em endosso digital, como de mídia social e de celebridades. Essas plataformas e ações geralmente apresentam um estilo de vida que os “lutadores destemidos” procuram reproduzir. Dessa forma, tendem a levar em consideração gostos e preferências pessoais de influenciadores digitais em seus hábitos de consumo, tornando mais provável que as campanhas promovidas nas redes ressoem e alcancem bons resultados.
Por fim, esse tipo de consumidor também tem grande probabilidade de priorizar atividades e coisas materiais, muitas vezes buscando experiências culturais e centradas no consumidor sob medida. Exclusividade é a palavra! Inovação também ajuda!
Caminho para as compras: melhores maneiras de conquistar os lutadores destemidos
- Experiências de compra sob medida e personalizadas, juntamente com alto envolvimento da marca e divulgação clara das últimas tendências, especialmente por meio de plataformas de mídia social ou com endosso de celebridades / influencers
- Disponibilidade de plataformas de compras online e offline, criando uma experiência de compra omnicanal contínua
- Rotulagem fácil de entender e clara com ênfase em recursos verdes, de sustentabilidade e de consciência ecológica