A exemplo do que ocorreu em grande parte do mundo, a economia brasileira foi fortemente golpeada nos primeiros meses da pandemia no País. Isso porque, as restrições sociais impostas para o controle do vírus não só exigiram o fechamento do varejo físico, como aumentaram o nível de instabilidade financeira do consumidor. Como reação, os brasileiros colocaram o pé no freio do consumo. Levando, assim, à indústria a sofrer uma queda produtiva histórica entre os meses de março e maio.
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- Experiência do consumidor: O que mudou na jornada de compra de móveis?
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Com a adoção do comércio eletrônico por muitos que jamais haviam utilizado de tal recurso, bem como o retorno das lojas de rua, porém, não demorou muito para que começássemos a experimentar uma reviravolta intensa no setor moveleiro. Mas bem, de tudo isso você já sabe… No entanto, o que mudou na jornada de compra do consumidor, afinal?
Uma das primeiras profissionais a participar do Webinar Setor Moveleiro, apresentando dados e perspectivas sobre o impacto da Covid-19 na indústria e no varejo de móveis no Brasil, Miriam Stolses, coordenadora do departamento de marketing da PUC-PR, compartilha mais uma vez sua expertise conosco. Agora, a profissional traz um estudo inédito e exclusivo para a Plataforma Setor Moveleiro. “Experiência do consumidor: Sete meses depois, o que mudou na jornada de compra de móveis?” é o tema desta edição, tratando da evolução do comportamento do consumidor desde o início da pandemia. Veja a seguir!
Consumidor brasileiro: Insights 2020
Ao passar mais tempo em casa, as pessoas voltaram suas atenções para o ambiente doméstico. Numa busca, então, por otimizar esses espaços para um novo estilo de vida e jeito de morar que já se anunciava como não tão passageiro quanto o esperado. Surgia, assim, o “novo normal”, com nossos lares passando a ser cada vez mais o centro de nossas vidas. Lugar não só de afeto e de descanso, mas também de trabalhar, estudar, ensinar, se exercitar, cozinhar, compartilhar, se divertir e por aí vai!
“Desde móveis planejados até o monte você mesmo, passando pelos consertos e reparos da casa, pinturas e troca de móveis… Tudo passou a ter a atenção máxima do consumidor. O foco era melhorar o ambiente de vivência em tempo integral da família, proporcionando beleza e conforto aos espaços”, destaca a palestrante.
Mas segundo a especialista em marketing, o que parecia um ótimo indicativo, revelou também uma indústria – tanto fabricantes quanto fornecedores – despreparada para atender ao volume crescente de pedidos. Tornando óbvia, dessa forma, uma série de gargalos e dificuldades produtivas que geraram atraso e ineficiência no atendimento e na entrega de móveis ao varejo e, consequentemente, ao consumidor final. Todo esse cenário, colaborou na construção de um consumidor cada dia mais insatisfeito, crítico e impaciente, que deve ser acompanhado de perto e atendido com perspicácia. E é sobre tudo isso que Miriam Stolses fala em sua última participação no Webinar Setor Moveleiro.