Prezando pela segurança de expositores e visitantes ao mesmo tempo em que encontrando soluções para manter a visibilidade, engajamento e networking típicos das grandes feiras de negócios, a ForMóbile 2021 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira ocorre de maneira 100% digital na próxima semana (02 a 05 de agosto).
Realizada em uma plataforma virtual desenvolvida com exclusividade para a feira, a ForMóbile Xperience, o evento reúne dezenas de fornecedores de matérias-primas e insumos da cadeia produtiva de madeira e móvel. Além de dispor de uma grade paralela de apresentações, debates e mesas redondas organizadas com profissionais e influenciadores do mercado de arquitetura, interiores e mobiliário.
“Embora haja uma grande vontade de regressar à interação pessoal, o formato digital passou a ser prioritário na promoção de sinergias e realização de negócios neste momento”, explica Tatiano Segalin, gerente da ForMóbile. É com ele que conversamos hoje. Veja a seguir um bate-papo exclusivo sobre a ForMóbile e os novos rumos das feiras de negócios no setor moveleiro.
Tatiano Segalin fala sobre a ForMóbile Xperience e o futuro do digital no setor de eventos
Setor Moveleiro – Para começar, o tema não poderia ser outro: conte-nos um pouco mais sobre o que é a plataforma ForMóbile Xperience e o que os visitantes poderão encontrar por lá entre os dias 02 e 05 de agosto.
Tatiano Segalin – A ForMóbile Xperience 2021, evento 100% digital da maior feira do segmento de madeira e móveis da América Latina, é uma plataforma recheada de conteúdo. Onde além de ficar bem informado com os principais temas do setor, é possível fazer conexões, participar de debates e bate-papos, além de buscar mais informações sobre os produtos de interesse. Nossa programação contará com temas exclusivos e participações de grandes nomes do setor.
Setor Moveleiro – Essa é a segunda ação digital promovida pela ForMóbile desde o início da pandemia. O que podemos esperar de especial do evento na próxima semana?
Segalin – Teremos uma grade com muito conteúdo de qualidade, durante quatro dias, de 02 a 05 de agosto. Serão 25 conteúdos exclusivos, abordados por profissionais de destaque na marcenaria, arquitetura, design de interiores, gestão de negócios e no setor moveleiro em geral. Nossa programação completa já pode ser conferida no site da ForMóbile: https://www.formobile.com.br/landing-page/formobile-xperience.html
Setor Moveleiro – Aliás, sendo realizada bienalmente, a ForMóbile ocorreria presencialmente em 2020, mas teve de ser adiada por conta da pandemia. No início deste ano, no entanto, vocês chegaram a divulgar uma nova data para o evento físico ainda em 2021, o que acabou não acontecendo. Como foi tomada esta decisão de adiar a edição física mais uma vez?
Segalin – A ForMóbile sempre foi um marco importante para o setor e nosso desejo era realizar a feira em 2021, pois muitos visitantes nos procuravam querendo informações sobre a feira física, enfatizando a importância do evento. Networking, atualização profissional e descobrir as novidades do setor sempre foram os pontos de destaque. Infelizmente não foi possível realizar a feira de maneira presencial. Dessa forma, preparamos um grande evento digital para esse ano e em 2022 teremos a volta da feira presencial somada com os benefícios do evento digital.
Setor Moveleiro – Em meio a isso, em quanto tempo e como se deu o planejamento desta edição da ForMóbile em formato digital?
Segalin – Mesmo com a indefinição sobre o evento físico nós sabíamos que o digital seria muito importante esse ano, pois ele passou a fazer parte das nossas entregas e interesse do público que pôde acompanhar nossas iniciativas digitais de qualquer lugar do Brasil. Por isso, desde o final de 2020 já vínhamos trabalhando para criar um evento digital que poderia ocorrer de maneira independente ou mesmo complementando as entregas do evento físico. Nesse período investimos numa nova plataforma e planejamos uma série de ações que iniciam agora. Mas que permanecerão ao longo de 2021 e complementarão o evento físico em 2022.
Tem sido uma evolução natural do nosso segmento, misturando experiências presenciais com uma programação on-line, entre outras atrações. Seguramente teremos condições de aumentar as oportunidades de exposição das marcas, combinando públicos e construindo uma comunidade capaz de gerar negócios 365 dias no ano. Tudo isso de maneira segura e da forma mais conveniente para todos.
Setor Moveleiro – Como você avalia a adesão da cadeia moveleira de uma forma geral a iniciativas no universo digital? Ainda há tabus a serem quebrados ou pontos para serem melhorados?
Segalin – Acredito que seja um processo gradativo. Cada vez mais percebemos as empresas buscando formas de ingressar no universo digital. A nova plataforma que a ForMóbile adquiriu consegue encurtar caminhos e entregar de maneira muito simples e eficiente o ingresso no digital. Existem inúmeras possibilidades e cada empresa precisa encontrar o formato que mais se adapta para suas necessidades. Gostaria de ressaltar aqui, que um dos resultados adicionais quando a empresa participa de um evento híbrido é a imagem positiva que ela passa para a audiência. Levando, assim, a mensagem de uma empresa moderna e de mente aberta, com disponibilidade para entregar inovação, experiências criativas e se aproximando de novos públicos, independentemente de onde está localizada a sua audiência.
Setor Moveleiro – Sabemos que o digital não substitui as feiras de negócios presenciais em nosso setor. No entanto, já se provou um braço bastante importante na conexão de contatos e realização de negócios, sobretudo num momento em que devemos priorizar a saúde e a segurança de nossos empresários. Dessa forma, como você avalia o futuro do digital no setor de eventos a partir de agora?.
Segalin – Estamos convictos de que depois da pandemia os eventos irão mudar e o digital fará parte desse mundo. Todos os eventos presenciais terão uma participação considerável do digital e por isso a ForMóbile já está se antecipando e preparando para atender as necessidades tanto no físico quanto no digital. Com a volta do evento presencial, teremos o que chamamos de evento híbrido, que pode ser definido como uma ponte entre o on-line e o presencial. É um evento que reúne aspectos tanto do encontro cara a cara como do digital.
Setor Moveleiro Aliás, a ForMóbile 2022 já está com data marcada, 5 a 8 de julho no São Paulo Expo, em formato híbrido, como você colocou. Conta mais sobre como isso deverá acontecer e quais as vantagens dessa fusão para nosso mercado.
Segalin – Queremos entregar a todos os públicos da ForMóbile a melhor experiência e por isso acreditamos na importância do evento físico sem deixar de olhar para o digital. Confiamos na fusão entre o físico e o digital, que é o híbrido, pois, a partir deste novo modelo de interação, conseguiremos levar as novidades, tendências, experiências e negócios para um universo muito maior de pessoas no momento adequado para cada uma delas. Outra vantagem, aliás, é que um evento híbrido é acessível para uma audiência global, ampliando assim o nosso alcance.
Setor Moveleiro – A ideia é manter o calendário bienal da feira a partir da próxima edição ou há alguma novidade nesse sentido?
Segalin – A ForMóbile vai manter o calendário bienal como evento físico, implementando ações digitais que a tornará uma feira híbrida. Mas além disso iremos cada vez mais ter ações focadas nos públicos participantes. A Informa Markets, que é a empresa organizadora da ForMóbile, tem como objetivo principal conectar pessoas e se integrar ainda mais a cada ano ao mercado moveleiro.
Setor Moveleiro – Por fim, quais as grandes lições deste período tão sensível e peculiar para o setor moveleiro e de eventos?
Segalin – Todos nós, de alguma forma, aprendemos algo durante esse período. A lição que fica é que precisamos ter a capacidade de nos reinventarmos rapidamente. Devemos estar atentos às oportunidades e acreditar sempre que com o conhecimento, esforço e dedicação é possível passar pelos momentos mais difíceis.
Setor Moveleiro – Uma dica tanto para os expositores que querem se destacar na ForMóbile Xperience quanto para os visitantes que queiram ter a melhor experiência possível na plataforma?
Segalin – Todas as abordagens visam atender arquitetos, designers de produtos, fabricantes de móveis em série, marceneiros, revendas e empresas madeireiras. Além do senso de comunidade que a organização da ForMóbile tem construído, na plataforma há novos recursos de engajamento, incluindo a possibilidade de acompanhar transmissões ao vivo e navegar simultaneamente em outros conteúdos. Atualmente, o mailing conjunto dos eventos físicos e ações digitais soma mais de 70 mil profissionais do segmento de madeira e móveis que poderão se conectar em uma só comunidade. Outros destaques da plataforma ForMóbile Xperience são: interface amigável; sistema de notificação para palestras; sistema de agenda e área de networking, incluindo vídeo-chamadas instantâneas; enquetes; área de marketplace; e grupos de discussão. Vamos implementar uma nova experiência de aprendizado e negócios para profissionais e marcas parceiras.
ForMóbile Xperience 2021
100% gratuito e digital
Quando? 02 a 05 de agosto
Onde? www.formobile.com.br
Inscrições: Clique aqui