Preloader

Inteligência Artificial na prática: inovações tecnológicas na produção de móveis em 2024

Inteligência Artificial na prática: inovações tecnológicas na produção de móveis em 2024

O ano de 2023 testemunhou avanços tecnológicos notáveis, com a ascensão marcante da inteligência artificial (IA). Embora as previsões apocalípticas e utópicas sobre o impacto das máquinas no futuro tenham sido amplamente discutidas, na verdade observamos a habilidade humana em explorar diversas aplicações da IA. Inovações tecnológicas, desde a geração de imagens de produtos e até mesmo no desenvolvimento de avatares virtuais.

O consultor estratégico do setor moveleiro, Paulo Pacheco, destaca o uso da  Inteligência Artificial em diversos setores. Sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões é essencial para encontrar soluções personalizadas de forma rápida. Na indústria moveleira, a IA é empregada em softwares de gestão, pesquisa de matérias-primas, acabamentos, acessórios, além de contribuir para o design e os processos industriais.

Inovações tecnológicas: o segredo é dominar a Inteligência Artificial

De acordo com o consultor, a IA pode ajudar a traduzir as necessidades dos clientes em produtos personalizados, encurtando caminhos e transformando anseios em móveis e serviços para todos os ambientes. “Com ela, pelo que parece, acertamos ou acertamos. É o fim do achômetro que causa tanto prejuízo. O segredo é saber utilizar essa tecnologia”, afirma Paulo Pacheco, citando Marcus Braga, designer e amigo, que acredita que “a IA é um campo aberto para os móveis autorais, com a mão inovadora do design”. 

Paulo Pacheco, consultor Setor Moveleiro
Paulo Pacheco, consultor Setor Moveleiro.

Pacheco destaca o desafio atual de implementar a IA nas empresas o mais rápido possível. Especialmente, porque ela tem o potencial de revolucionar a maneira como estamos habituados a pensar, agir, trabalhar e viver. Ele compara a IA a “uma ponta de iceberg” e prevê que há muito mais inovação por vir.

Sofá produzido com Inteligência Artificial 

A Soft, uma startup de Londrina nascida na era digital, destaca-se ao investir em tecnologia, apresentando uma coleção inovadora produzida com Inteligência Artificial. Além disso, a empresa também adota uma abordagem única na venda de sofás, aderindo ao lema: Seu sofá, suas regras! “Nossa missão é reinventar a experiência de comprar sofás online, eliminando intermediários e oferecendo um atendimento personalizado ao cliente”, Daniel Nissola Filho, Co Fundador da Soft.

Inteligência Artificial na prática: inovações tecnológicas na produção de móveis em 2024

A empresa disponibiliza uma plataforma digital personalizada que permite aos clientes customizar seus sofás, desde as medidas até a escolha de tecidos, cores e itens de personalização. “Nosso modelo de negócios inovador não se limita apenas à oferta de conforto excepcional. Utilizamos as melhores matérias-primas do mercado, combinadas com tecnologia e mão de obra especializadas, para democratizar o acesso ao conforto”, destaca.

Atualmente todos os produtos Soft são personalizáveis, proporcionando uma experiência única de criação conforme as necessidades individuais. Portanto, alguns modelos já possuem automação com Alexa e abertura automática. Entretanto, a coleção 2024, chamada Linha Soft IA reflete a colaboração com a Inteligência Artificial, utilizando análises preditivas para compreender as necessidades dos consumidores e capacitando a equipe de designers na criação de produtos alinhados com as tendências identificadas.

“Todo o processo de criação é colaborativo com a Inteligência Artificial. Nossos designers utilizam ferramentas gerativas de IA diariamente, resultando em inovações e designs verdadeiramente encantadoras e funcionais”, destaca Daniel Nissola Filho.

Inteligência Artificial na prática: inovações tecnológicas na produção de móveis em 2024
Poltrona Space, da Soft, feita com Inteligência Artificial (IA) para um conforto superior

Interação da criação com a Inteligência Artificial

Segundo o Co Fundador da Soft, Daniel Nissola Filho, no processo de desenvolvimento da nova coleção, cada proposta foi minuciosamente avaliada por consumidores reais e especialistas. Dessa forma, garantindo que o produto final não apenas incorporasse avanços tecnológicos, mas também atendesse aos desejos por conforto, durabilidade e design. Após a validação dos consumidores, a Linha Soft IA apresentou quatro produtos excepcionais, caracterizados por alta qualidade, conforto avançado e tecnologia de ponta. Eles se destacam por um modelo exclusivo com abertura retrátil automática e encosto reclinável automatizado, controlável por comando de voz via assistente virtual Alexa.

Além da personalização do produto, ao criar o seu Sofá Soft IA, o consumidor ganha a sua marca, a sua assinatura. Assim, para os entusiastas do design e aqueles que valorizam sua originalidade, esta é a oportunidade de deixar sua marca em uma obra-prima co-criada com Inteligência Artificial. “O sofá personalizado com a assinatura será para todos, desde o consumidor final até o arquiteto, a ideia é que todos se sintam parte da criação do sofá”, destaca.

Sofá Soft IA personalizado com a assinatura do arquiteto Felipe Guerra

Confira a nova coleção Linha Soft IA, em breve, disponível no site. A revolução moveleira está em curso. Dessa forma, aqueles que abraçam a mudança estão destinados a liderar uma era de móveis inteligentes, inovadores e feitos sob medida.

Leia também:

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também