Gestão pública ou gestão privada? Cada uma oferece suas particularidades, riscos e oportunidades, exigindo, portanto, estratégias distintas para o seu bom desempenho. Mas como ter sucesso em ambos os modelos? Este foi o tema de mais uma edição do Webinar Setor Moveleiro: “A evolução do empreendedorismo e do espírito público”. Para falar sobre o assunto, Paulo Nascimento, fundador da Panan Móveis e vice-prefeito de Linhares, cidade de rica tradição moveleira no Espírito Santo, compartilhou como vem conciliando e obtendo sucesso nesses dois desafios. Destacando, assim, a importância das lideranças se envolverem em assuntos estratégicos para o desenvolvimento da indústria e, consequentemente, da comunidade local.
Parte da gestão municipal que se encerra neste ano, Nascimento esteve sempre ligado às secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente. O objetivo, segundo ele, é contribuir com a expansão da cidade, incluindo, então, questões de emprego e renda. Na administração da Panan, o empresário evidenciou o quanto o empreendedorismo é um aprendizado contínuo e que exige persistência, especialmente em momentos como o que vivemos.
Durante o evento on-line, Paulo Nascimento ainda fala sobre a altíssima demanda por móveis e a dificuldade de atendê-la devido a falta de matéria-prima. Tornando, dessa forma, projeções futuras bastante inconsistentes neste momento. “A Panan foi surpreendida por um alto volume de vendas não previsto, que ultrapassou nossa capacidade de entrega. Agora trabalhamos em administrar o momento atual. Afinal, não conseguimos ainda avaliar como será o comportamento de consumo em 2021, nem qual será o real impacto de uma possível crise econômica acentuada pela consequente perda de poder aquisitivo da população”, destacou.