fbpx

Produção de móveis tem nova alta em fevereiro de 2023, de acordo com o IBGE

Produção de móveis tem nova alta em fevereiro de 2023, de acordo com o IBGE - Plataforam Setor Moveleiro

Os dados da última Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trazem os indicadores relacionados à produção industrial brasileira em fevereiro de 2023, que experimentou um recuo de 0,2% em relação ao mês anterior. 

Este é o terceiro resultado negativo consecutivo, acumulando queda de 0,6% no período. Isso, após o resultado de -0,1% na passagem de novembro para dezembro e de -0,3% entre dezembro e janeiro. 

Entre as 25 atividades pesquisadas, nove apresentaram recuo e 16 fecharam o mês com alta na produção. A queda na produção de alimentos (-1,1%), de produtos químicos (-1,8%) e, especialmente, de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,5%), influenciaram o resultado negativo da indústria nacional em fevereiro. 

Pesquisa_Industrial_Mensal_Produção_Fev_2023

A comparação anual — ou seja, fevereiro de 2022 vs fevereiro de 2023 —  também é de queda: -2,4%.

PIM_Fev23_Plataforma Setor Moveleiro

Produção de móveis em fevereiro de 2023

Em meio às atividades com alta na produção, em contrapartida, o destaque fica por conta do ganho de 4,6% das indústrias extrativistas. Setor em que está inserida a indústria da madeira, entre outras matérias-primas usadas na indústria moveleira, que intensificaram a expansão em janeiro (3,4%).

Estariam os móveis, então, inseridos no lado positivo dessa equação? Bem, não com um impacto necessariamente significativo. Na variação mês/mês, os indicadores da fabricação de móveis cresceram  0,2% entre janeiro e fevereiro de 2023. Um resultado estável, mas que intensifica o processo de recuperação das perdas acumuladas em meses anteriores.

Dessa forma, após fechar o acumulado de 2022 com queda de 16,2%, a indústria moveleira apresentou fôlego em janeiro de 2023. Com o volume de perdas acumuladas caindo, então, para 12,8% em 12 meses.  O novo aumento de produção no setor em fevereiro, fez com que número caísse ainda mais, com a variação ficando em -10,4%.

pesquisa industrial mensal fevereiro 2023 - fabricação de móveis

Outro indicador animador para a indústria de móveis é que em comparação ao produzido em fevereiro do ano passado, a fabricação de móveis no segundo mês de 2023 cresceu 4,1%

Atualizações da Pesquisa Industrial Mensal 

Desde a década de 1970, o IBGE utiliza a Pesquisa Industrial Mensal para levantar indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativistas e de transformação no Brasil. 

A partir de março de 2023, teve início a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial. Essa reformulação passa a atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes, bem como a elaborar uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes. É divulgada também a atualização do ano base de referência da pesquisa. Além disso, foram incorporadas novas Unidades da Federação na divulgação dos resultados regionais da pesquisa. “São alterações metodológicas necessárias e que buscam incorporar as mudanças econômicas da sociedade”, dizem os responsáveis. 

 

Veja também