Preloader

Produção enxuta: É possível aplicar o lean manufacturing na indústria moveleira?

lean-manufacturing-na-industria-moveleira

Para falar sobre uma das filosofias produtivas que mais crescem e trazem resultados positivos para o setor industrial ao redor do mundo, a Terzoni – empresa de consultoria e treinamentos especializada na metodologia lean – estreia hoje sua coluna na Plataforma Setor Moveleiro

Fazer mais com menos é o pensamento de todo gestor que passa por uma crise ou deseja expandir os seus negócios. E na indústria moveleira não poderia ser diferente! É preciso encontrar novas maneiras de melhorar a produção sem perder tempo, recursos e dinheiro. Uma ótima alternativa, então, pode ser a adoção da metodologia lean manufacturing. Ou, no bom português, “produção enxuta”. Método que visa ajudar a entregar valor ao cliente, com mais eficiência nos processos e sem perder a qualidade do produto final.

Para o setor moveleiro, quando bem aplicada, essa metodologia vem se mostrando uma excelente maneira de driblar momentos de dificuldade. Promovendo ganhos consideráveis em produtividade, eliminação de desperdícios e, claro, a redução de custos. Por isso, não é errado afirmar que se trata de um dos métodos mais adequados para melhorar a eficiência de fábricas de móveis.

Pensando nisso, neste artigo iremos explanar sobre os diversos benefícios do lean manufacturing e como aplicar a filosofia da gestão enxuta na indústria moveleira.

Continue a leitura!

A importância do lean para o setor moveleiro 

A evolução da tecnologia, a concorrência acirrada e clientes cada vez mais exigentes impulsionam gestores da indústria moveleira a buscar novas maneiras de produzir sem perder a qualidade. Atendendo, assim, aos critérios dos clientes, mas sem somar custos.

Atualmente, na indústria, há diversos fatores que apontam os prejuízos da produção como: baixa produtividade, retrabalho, estoque e superprodução, entre outros. E é diante desse cenário que o lean se faz tão importante para o setor moveleiro. A metodologia visa uma maneira de fazer mais com menos, eliminando todas as perdas do processo produtivo, ou seja, os desperdícios da fábrica de móveis.

Benefícios da aplicação do Lean na fábrica de móveis

Nesse sentido, os benefícios da adoção de uma produção enxuta são incontáveis para o setor moveleiro. Mas tentamos listar algumas dessas vantagens:

  • Necessidade de menos investimento na linha de produção;
  • Eliminação de defeitos nos produtos;
  • Utilização de menos material;
  • Menos retrabalho;
  • Trabalho mais eficiente;
  • Mais segurança no trabalho;
  • Eliminação de falhas e perdas;
  • Fazer mais com menos.

É importante lembrar que os benefícios do lean nas empresas dependem de como a aplicação da metodologia é feita, bem como do comprometimento das pessoas envolvidas nos processos operacionais e administrativos. Do contrário, a solução pode, sim, se tornar um problema, implicando na limitação da capacidade. E é sobre como realizar a melhor implantação, aplicação e otimização desses processos que falaremos em nossa próxima colaboração aqui na Plataforma Setor Moveleiro.

Veja também