fbpx

‘Viva Magenta’ é a cor do ano 2023, segundo a Pantone. Mas, afinal, o tom tem espaço na indústria de móveis?

cor do ano 2023 pantone viva magenta sofá moodboard big furniture group

A cor do ano 2023 da Pantone, tão aguardada no universo do design, foi finalmente anunciada e se trata de um tom vibrante, forte, feminino, mas ousado, com presença, que ganhou o nome de “Viva Magenta”

E é só olhar as vitrines por aí para entender que, ao menos no setor da moda, o tom realmente chegou com tudo. Já ganhando os closets e os feeds de “fashionistas” mundo a fora. Mas, por falar em closets, quando se trata do design de móveis, será que esse matiz vermelho, que flerta com o pink, tem espaço também dentro de casa, em especial nos lares brasileiros?

cor do ano 2023 pantone viva magenta moodboard big furniture group
Crédito: Big Furniture Group

Cor do ano 2023 no design de interiores

Depois de escolher uma cor que nos convidava a abraçar as incertezas em 2022, a Very Peri — relembre aqui —, a Pantone chega agora com um tom ousado, alegre e brilhante, que é ao mesmo tempo energizante e edificante. Dessa forma, a Viva Magenta no design de interiores pode ser uma ótima escolha para quem procura adicionar um “toque a mais” aos espaços. 

Após dois anos pouquíssimo convencionais, não é de surpreender que queiramos adicionar uma pegada mais divertida e até experimental aos nossos lares. Dessa forma, apesar de ser uma cor poderosa, ela ainda pode ser usada num quarto de dormir ou numa sala de estar.

Uma das maneiras de explorar a Viva Magenta dentro de casa é usá-la como uma cor de destaque. Isso pode ser feito adicionando algumas almofadas ou mantas da cor a um sofá de tom neutro. Ou, ainda, usando molduras e tapeçaria com a cor em paredes brancas ou pisos madeirados. 

Até aí, ótimo! Mas como, de fato, utilizar a Viva Magenta no mobiliário, incorporando a cor do ano  2023 nas novas coleções das indústrias de móveis?

Bem, primeiro devemos entender o que motivou a criação e a escolha dessa cor como uma tendência para o próximo ano. 

A cor do ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza. Descendendo da família dos tons vermelhos, que expressa, então, um novo vigor. Segundo o instituto, ela passa uma mensagem corajosa e destemida. Sendo, então, “uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, a alegria e o otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa a partir de afora”.

“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. A Viva Magenta descende da família dos tintos e foi inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem. Enraizado no que é primordial, a cor nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, fala a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman.

Viva Magenta na indústria de móveis

viva magenta na indústria de móveis plataforma setor moveleiro deign de móveis

Sendo descrito como um “vermelho animado”, então, a vibração do tom pode ser equilibrada com cores mais claras e suaves. O próprio Instituto Pantone, por exemplo, recomenda combinar a Viva Magenta com tons de cinza e cáqui, como Agate Grey 15-6307 e Pale Khaki 15-1216, que darão um toque mais suave aos interiores e superfícies.

Ainda é possível constratá-la com uma cor mais divertida, porém, menos animada, tal qual um lilás suave ou o Plein Air 13-4111, que é um azul acinzentado claro.

pantone cores 2023 plataforma setor moveleiro

Para um contraste mais ousado, combine o rosa radiante com o azul parisiense, o grafite ou escolha tons monocromáticos, sobrepondo o Viva Magenta com outros matizes cor-de-rosa complementares, o que pode funcionar sobretudo com estofados.

E balanceando entre quente e frio, Viva Magenta também pode ser facilmente combinada com superfícies madeiradas, bem como pedras, nos móveis para todos os ambientes. Mas, claro, com moderação.

Viva Magenta no mobiliário: para além do residencial

Vale ressaltar, ainda, que a cor pode ser uma ótima aliada em espaços públicos, sociais, corporativos, hotéis, recepções, restaurantes, clubes etc., passando uma mensagem de renovação e energia. Com as indústrias de móveis voltadas a estes segmento devendo aproveitar ainda mais da tendência do que aquelas exclusivamente direcionadas ao mobiliário residencial.



No geral, Viva Magenta é um tom ousado e animado que certamente adicionará um pouco de diversão e emoção a qualquer espaço. Quer seja usado em casa ou no guardarroupa, esse tom vibrante deverá alegrar um pouco mais a vida em 2023. Portanto, vale investir — pelo menos de maneira discreta — na cor, incluindo a comunicação da sua empresa em redes sociais e outras campanhas de marketing. 

Veja também