A indústria moveleira incluiu o brilho metalizado em seu radar. E claro, a Plataforma Setor Moveleiro acompanha essa sutil metamorfose. Para falar disso, é preciso voltar ao reduto de tendências do design, ao iSalone 2023, que garantiu espaço para paletas de cores no mínimo ousadas. Porém, o que chamou bastante a atenção foi mesmo a notável presença do dourado e do prateado em muitas das criações.
As cores metálicas, como dourado, prateado e cobre utilizadas em móveis, agregaram um toque de sofisticação e elegância aos ambientes. Esse brilho metalizado nas cores tem ganhado espaço em vários estilos de decoração de interiores, desde os mais clássicos até os mais contemporâneos. Assim, de forma ousada e imponente, elas se destacam na coleção de Fanfani Andrea.
Passo a passo na consolidação da tendência do metalizado
Sempre que aparece, o ouro chega para simbolizar riqueza. No entanto, nos últimos anos, o ouro tem sido capaz de seduzir e entrar lentamente no design de interiores, nos móveis e complementos.
Numa primeira etapa, a decoração foi adornada com bronze e latão. Contudo, paulatinamente, o ouro foi entrando na luminária contemporânea, num tampo de mesa, até chegar – com brilho esmaecido – no revestimento de parede. Hoje, designers de móveis agem com mais determinação na hora de recorrer ao ouro. E, muitas vezes, lançam mão da superfície fosca para garantir o êxito na harmonia.
O especialista em visual merchandising Endrigo Pontes, com olhar atento, palmilhou os sinuosos caminhos do iSaloni, além dos espaços consagrados do Fuorisalone. De acordo com Pontes, esta edição foi especialmente dedicada à reflexão sobre o planeta e o seu futuro, sobre a vida e as relações humanas. Bem como sobre as muitas formas de morar, usando estímulos sensoriais. Portanto, nessa perspectiva, os metalizados se colocam como materiais ideais para aguçar os sentidos ou expressar estilos.
- Você também poderá gostar de ler a matéria Forma e função: os caminhos para o design de mobiliário a partir do iSalone 2023
Inovações impulsionam pesquisa e desenvolvimento de produtos
Atenta às novidades que partem de grandes centros lançadores de tendências, a REHAU Brasil aposta na linha de fitas de borda na versão metalizada. A grande produtora mundial deste segmento faz o lançamento em maio de 2023, como anuncia o executivo de marketing da empresa, Renato Rossato.
“A demanda vem crescendo no mercado local, motivada pela procura por parte de arquitetos e designers de interiores que buscam o produto para diferenciar projetos”, disse.
Com amplo portfólio, a empresa traz para o mercado brasileiro a série de fitas de borda metalizadas, nas versões dourada, prateada e em tom de cobre (destacadas na capa que ilustra este artigo).
Paralelamente, as fabricantes de painéis de madeira já sinalizaram também o desejo de ter as fitas de borda metalizadas em suas novas linhas. As fitas de borda metalizadas são apresentadas nas versões de alto brilho, enfatizando bem esta característica do metal.
Terreno preparado para a expansão
A complementação do mix de produtos é simultânea à importante etapa da ampliação da fábrica, instalada na região de Cotia, em São Paulo. Com inauguração marcada para o dia 26 de maio, as obras absorveram investimento da ordem de R$ 50 milhões.
Com maquinário de última geração, a empresa terá um incremento de 40% na sua capacidade produtiva. Possibilitando, assim, um atendimento ainda melhor aos clientes e parceiros nacionais, bem como àqueles alocados em outras regiões, como na América Latina. Todos atendidos pela unidade de Cotia.
“A marca é Top of Mind junto ao público do setor, pela oferta de produtos e pelas soluções de atendimento”, pontua o executivo de marketing da REHAU, Renato Rossato.