Principal evento da Semana de Design de Milão, considerada a maior do tipo no mundo, o SalonedelMobile.Milano 2023 cumpriu o propósito de unir criatividade e tecnologia com o aporte da sustentabilidade. Com mais de 1900 expositores, sendo que 550 formavam o grupo de novos talentos, o encontro mostrou que o setor do mobiliário é terreno fértil para pesquisa e inovação.
Assim, como nos três últimos anos aprendemos que o digital veio para ficar, a indústria mundial não perdeu a chance de investir em novos desenvolvimentos neste campo. Grandes designers e fabricantes trabalham para que a tecnologia seja “domesticada” e lentamente flua entre as pessoas na vida cotidiana.
Portanto, as novidades da área podem estar nos gadgets acoplados às peças do mobiliário. Podem compor o ambiente para além das formas e cores, como é o caso das essências aromáticas. E podem até trazer para o mundo real um projeto 100% virtual, como é o caso da conhecida poltrona Hortência, do designer catalão Andrés Reisinger. Tudo isso sem perder a função original de oferecer conforto, descanso e comodidade no trabalho.
Forma & função convivem com cores e padronagens
Desta maneira, a tecnologia pode até mudar os estilos de vida, mas o mobiliário vai sempre se adaptar às mudanças. Os expositores mostraram que os espaços não estão mais circunscritos. Reforçam a ideia de que o ambiente doméstico pode ser escritório temporário e sem qualquer impedimento para que a área de trabalho se torne um lugar tão acolhedor quanto um local de hospitalidade.
Contudo, para que isso aconteça, as superfícies são vistas com especial atenção para trazer funcionalidade, forma e estilo aos espaços. Afinal, se falamos de tendência em móveis, um dos primeiros pontos a serem explorados serão sempre os revestimentos, com suas peculiaridades e pluralidades de mercado para mercado.
Antes de tudo, se o mercado italiano, e mesmo o europeu em geral, dão preferência às cores escuras, o Brasil usualmente segue pelo mesmo caminho em termos de design, mas prefere cores intermediárias, com um pouco mais de “vida” para as tonalidades, como observa a arquiteta e gerente de vendas da Interprint Brasil, Helena Capaz.
O mesmo vale para a busca pela elegância à hora de fazer a composição entre as cores, formas e texturas. “A indústria e o consumidor brasileiro em geral admira e adota esta característica vivida pelos europeus”, reforça Helena.
Neste sentido, o brilho já é uma categoria à parte. “Superfícies brilhantes estão na berlinda, mas vêm compondo com o design, havendo equilíbrio”, explica. Ou seja, aparece mais como detalhe no conjunto da decoração.
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As cores do salão sob a ótica tropical
“O Brasil é quem dá a orientação de tendências para o mobiliário na América Latina”, observa Helena Capaz, que enfatiza que isso se dá devido à própria abertura ao novo e ao que prevalece lá fora.
Nesta linha, a paleta de cores se renova por meio da intensidade. Se na edição passada do iSaloni, o verde escuro e o cinza imperavam, no minimalismo atual o bege e o off white predominam, até como proposta mais reconfortante.
A novidade, porém, está nas gamas mais iluminadas. Tais como: mostarda, laranja, amarelo, azul, verde e o vinho. Isso, recordando o marsala que fez tanto sucesso na indústria do design.
Resgate do aspecto natural, por meio do toque mineral das pedras e da suavidade da madeira
Os materiais são os mais diversos para compor a base do mobiliário. É bem verdade que os designers e fabricantes revisitam mostruários de tecidos nobres e ali encontram inspiração para os estofados. Que estão, aliás, aconchegantes ao máximo.
Sofás, poltronas e vários tipos de cadeiras assumem formas orgânicas, arredondadas e são muito, muito confortáveis. Os tecidos têm o toque suave do boucle e de fibras naturais de origem animal.
Em contrapartida, há agora uma continuidade na proposta, iniciada há alguns anos, que requisita a presença das pedras. Como temos visto, não estão apenas nos tampos de mesa e de outros móveis. Elas continuam presentes nos revestimentos de paredes e divisórias, bem como ganham forma de portas de armários.
Quanto às cores, vão do branco ao preto, passando pelos tons rosados, amarronzados e pelas variantes de cinza, porém nesta edição as cores estão mais aquecidas.
A madeira não poderia faltar. É um elemento tão importante que os fabricantes se mostram ávidos por novidades. Sobre isso, a gerente de vendas da Interprint, Helena Capaz, tem alguns cases. Vale ressaltar o que ela própria vivenciou: “Um dos clientes da nossa fábrica na China pediu ao representante que apresentasse as madeiras brasileiras aos moveleiros de lá”.
Porém, neste campo, as madeiras tendem para o natural. Não são rústicas, nem excessivamente imponentes. Prevalecem os tons médios, que permitem combinações com mais facilidade.
Portanto, se há uma novidade em termos de superfície são as nervuras ou efeito ripado. Este aspecto vale tanto para a madeira quanto para as pedras.
Lançamentos no radar da Interprint
A empresa de origem nipo-alemã Interprint participou indiretamente dos lançamentos em Milão. “Foram vários lançamentos, que serão complementados, em breve, na edição da Interzum 2023 em Colônia, na Alemanha, de 9 a 12 de maio”, revela.
Seguindo as linhas propostas no evento de Milão, o portfólio da empresa dá destaque às madeiras, pedras e tecidos. Referência mundial na impressão de papéis para a indústria moveleira, a Interprint aposta nos aspectos naturais, que evidenciam características próprias das matérias-primas.
“O nosso negócio é a valorização do design”, ressalta a arquiteta. “É possível desenvolver qualquer amostra, com ajuste de cores, por exemplo, de acordo com a demanda do cliente.”
Com unidade de produção instalada em São José dos Pinhais (PR), próxima a Curitiba, a Interprint do Brasil abastece o mercado brasileiro e atende à demanda latino-americana.
Segundo Helena Capaz, este é o momento de abertura de novos mercados no próprio continente. “Há fabricantes com volume de produção menor na América Latina que buscam os nossos produtos, mas em padrões mais conservadores, como mogno e wengue. Mas já se nota uma grande evolução no design mesmo nesses mercados mais tradicionalistas”.
O Grupo Interprint possui fábricas na Alemanha (sede), Brasil, China, Estados Unidos, Malásia, Polônia, Rússia e Espanha, além de escritórios comerciais na África do Sul,Espanha, Itália e Turquia.
Calendário moveleiro
Vale lembrar, também, que duas outras grandes feiras voltadas ao setor do design e do mobiliário (fornecimento e móveis prontos) estão chegando:
Interzum
09 a 12 de maio de 2023
Colônia, Alemanha
ICFF
21 a 23 de maio
Nova York, Estados Unidos